Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

12ª Edição

Passado, presente, futuro

60 anos da UFSM: incentivo à pesquisa, desenvolvimento local e sustentabilidade fazem parte da história da instituição

EXPEDIENTE

CARTA DOS EDITORES

LEIA NO ISSU

Ilustração horizontal e colorida de um mapa da Universidade Federal de Santa Maria vista de cima. O mapa está na diagonal esquerda. No canto inferior esquerdo, a Avenida Roraima e o arco, em azul. A Avenida corta a ilustração em uma reta até a metade, quando contorna um bosque. Vários prédios estão espalhados pelo mapa, principalmente nas cores branco, azul, verde, cinza e laranja. Depois do arco, do lado direito, prédios do CTISM. Do lado esquerdo, prédio laranja, outro branco. Mais adiante, posto de combustível e prédios dos bancos. Do lado direito, prédios do Centro de Tecnologia em laranja e azul claro. Na extremidade direita, prédio do curso de Arquitetura, Restaurante Universitário 2 e caixa de água. Há outros prédios brancos, cinzas e azuis. Do lado esquerdo, Hospital Universitário em verde, e atrás, prédios dos cursos de saúde em verde, cinza e azul. Mais adiante, do lado direito, fileira de cinco prédios brancos, com detalhes em cores diferentes (amarelo, azul, vermelho, laranja e verde). Do lado esquerdo, biblioteca central em bege. Mais adiante, a ponte seca, e logo após, do lado esquerdo, o Restaurante Universitário 1, em azul. Logo após, uma fileira de cinco prédios brancos grandes, dois prédios brancos pequenos e dois prédios cinzas pequenos, que são as Casas do Estudante. Do lado direito, três prédios brancos com anexos. O primeiro é o Centro de Artes e Letras e os demais pertencem ao Centro de Ciências Rurais, que tem a biblioteca de vidro entre eles. A Avenida se divide em duas ruas, uma para a direita e outra para a esquerda. Na frente, um bosque de árvores altas e com copa densa. Indo para a esquerda, o obelisco de espelhos do Reitor Fundador. Seguindo a rua, no canto superior esquerdo, o estádio em laranja, branco e azul. Na frente, fileira de prédios: um branco grande, dois brancos pequenos, dois brancos com detalhes em azul também pequenos, e a Reitoria, prédio grande e horizontal em cinza. Atrás dos prédios, bosque de araucárias. Na frente da Reitoria, prédio pequeno de um andar e com tijolos a vista. Do lado, o Centro de Convenções, prédio grande, em branco e cinza, e ao lado, a Casa de Comunicação, prédio azul e branco. Voltando à avenida, indo para o lado direito, o planetário em branco e amarelo, prédio redondo com cúpula arredondada. Logo, dobrando à esqueça, a Biblioteca do Centro de Ciências Sociais e Humanas, e ao lado, os três prédios do CCSH. Ao lado, as estufas do Colégio Politécnico, e os prédios do mesmo, em cinza, marrom e branco. O chão é verde.
12ª Edição, Dossiê UFSM
Compromisso com o futuro em favor da Terra
UFSM avança na Agenda 2030 da ONU e caminha para a excelência em ensino e sustentabilidade até o ano 2050
Ilustração em tons de sépia, composta por um prédio, um homem e uma casa de um lado, e do outro, de uma mulher idosa. No parte central na esquerda da ilustração, desenho de um homem de pele clara, sério, na faixa etária dos quarenta anos; ele está em primeiro plano e está com o rosto levemente virado para o lado direito; tem rosto angular, sobrancelhas grossas, arqueadas e em tom escuro, olhos escuros, bigode grosso e escuro; tem cabelos escuros e fartos penteados para trás; veste um terno escuro sobre camisa branca e gravata escura. Atrás do homem, prédio de dois andares, com uma porta e janelas em cada andar; o primeiro andar tem paredes escuras, tem quatro pilares, uma porta com detalhe triangular em cima, e uma janela no lado direito, em formato triangular na parte superior; o segundo andar tem paredes claras, cinco conjuntos de janelas em uma faixa no centro da parede; na parte direita e principal do andar, detalhe do prédio em formato de cúpula, com o teto arredondado e uma janela sobre a cúpula; abaixo, telhado triangular sustentado por quatro pilares; embaixo do telhado, porta com detalhe triangular na parte superior e, em cada um dos lados da porta, uma janela com a parte superior em formato triangular. Abaixo do homem e à frente dele, uma casa em ângulo lateral esquerdo; ela tem paredes claras, telhado simples em formato triangular e dois pilares no lado esquerdo; a casa tem uma porta na parte da frente, com dois degraus na frente, e duas janelas, uma na parte da frente e outra na parede esquerda; nos lados da casa, vegetação em arbustos; na frente da casa, chão na cor sépia. No lado direito inferior, ilustração de uma mulher idosa em tons de sépia. Ela tem pele clara, faixa etária em torno dos 60 anos, está de perfil esquerdo e em primeiro plano. Sorri levemente. Ela tem rosto redondo, sobrancelhas escuras e arqueadas, olhos pequenos, nariz arredondado, boca pequena e orelhas pequenas; ela tem cabelos castanhos, curtos e lisos, com alguns fios rebeldes na franja. Usa blusa com gola arredondada em tom sépia. Ao fundo, vegetação em arbusto em tom de sépia escuro. O fundo é cinza.
12ª Edição, Curiosidades
Curiosidades
A cada edição, a seção Curiosidades responde àquelas questões que você sempre quis saber se eram mitos ou verdades e…
Ilustração horizontal e colorida de uma paisagem que mescla passado, presente e futuro. Na parte esquerda, ao fundo, prédio antigo de dois andares e paredes beges, com arquitetura francesa em cúpulas e janelas e portas arredondadas. Abaixo, bosque de árvores com copa densa. Na frente, um arco azul liga dois gramados, formando uma espécie de ponte-passarela. Ao lado, casa de madeira branca e telhado marrom, com uma porta e uma janela, em frente a uma montanha marrom e com gramado, flores e pedras em frente. Ao lado da montanha, um sol amarelo. Ao lado da casa, globo terrestre grande sobre estrutura branca. Ao lado, prédio de um andar branco com pilares e detalhes em amarelo. Há uma pichação preta. Há um livro abaixo da construção e um flutuando acima dela. Na frente do prédio, caminho cinza e gramado. Atrás, montanha grande e marrom. Ao lado, livros e um relógio flutuam. Acima da montanha, sinal de conexão com três semi círculos sobrepostos, o pequeno do centro e o grande para fora. Ligados ao sinal, retas e pontos. Abaixo, balança de pesos dourada. Aí lado, microscópio branco. Ao lado, posto de combustível elétrico com estrutura branca. Atrás, montanha marrom. Acima, disco voador branco. Ao lado da montanha, um sinal de mais em vermelho. Abaixo do gramado, vê-se o subsolo marrom avermelhado. Abaixo da balança e do microscópio, osso de animal. Acima, o céu azul com nuvens brancas e finas. No canto superior direito, três corações vermelhos enfileirados.
12ª Edição, Carta dos Editores
Carta dos Editores
Esta é uma edição especial da Arco: produzimos uma revista dedicada a celebrar os 60 anos da UFSM, completados em…
Ilustração horizontal e colorida de pessoas no interior de um prédio. A ilustração é vista de fora, com três pilares com teto arredondado, na cor marrom claro e detalhe em moldura de dourado. Nas partes superiores, logomarcas de universidades, e no centro superior de cada pilar, brasão dourado. No meio de cada pilar, é possível ver o interior da universidade. No primeiro, da esquerda para a direita, mesa retangular com banco acoplado na cor marrom. Há seis pessoas atrás da mesa, sendo dois homens e quatro mulheres, duas pessoas negras e quatro brancas. A mulher ao fundo tem pele negra está mexe um frasco. A segunda tem pele branca e está inclinada sobre um papel branco e grande. O terceiro é homem, tem pele branca e está com um jaleco branco e estetoscópio. A quarta é mulher, tem pele branca e está inclinada sobre um telescópio. O quinto é homem, veste capa preta e está em frente a uma máquina de escrever vermelha. A sexta é mulher, tem pele negra e olha em um microscópio. No pilar do centro, homem de pele parda, cabelos curtos e escuros, olhos escuros, veste vestido preto e entrega um papel branco com a escrita "Diploma" para uma mulher negra, de cabelos e olhos escuros, que veste bata e capelo verdes. No pilar da direita, mesa retangular marrom com banco acoplado. Atrás da mesa, seis pessoas, sendo três mulheres e três homens, e três pessoas negras e três brancas. No fundo, o primeiro é homem, branco, está em frente a uma balança de pesos cinza. A segunda é mulher, de pele branca, está em frente a um globo. A terceira é mulher, de pele nega, está com um livro aberto nas mãos, de capa vermelha. O quarto é um homem, de pele negra, usa óculos e está em frente a um ábaco. O quinto é um homem, de pele parda, segura um crânio nas mãos. A sexta é uma mulher, de cabelos ruivos e pele branca, segura uma caneta em frente a uma tela branca. No fundo, o chão de ladrilhos em cinza e branco.
12ª Edição, Como surgiu?
O Despertar do Conhecimento
A universidade surgiu na Europa medieval. No Brasil, a consolidação do ensino superior ocorreu apenas no século 20
Ilustração horizontal e colorida com fundo azul Bic. São quatro mini ilustrações sobre fundo branco. Três são retangulares e pequenas, dispostas na vertical esquerda. E a quarta é quadrada e grande e está na metade direita. A ilustração maior é de um equipamento preto, com formato semelhante a um CPU de computador de mesa. Ele tem os cantos arredondados, é vertical, tem contornos em vermelho, um círculo vazado na parte inferior e um símbolo em branco no centro superior: é uma forma abstrata com curvas circulares no centro de um círculo vazado. Na parte superior, há uma abertura na qual está anexo um quadrado preto. Está sobre fundo branco com sombra bege. Agora, a descrição das três ilustrações pequenas, de cima para baixo. A primeira tem dois tubos de ensaio transparentes e com tampa preta. O primeiro tem líquido azul, e o segundo, líquido azul com pontos coloridos espalhados. Ao lado, círculo com o líquido azul em zoom, e vários elementos coloridos em amarelo, rosa e verde pastel. O fundo é branco com sombra em rosa pink. A segunda ilustração mostra dois equipamentos conforme o descrito anteriormente. Estão lado a lado, na diagonal. O da direita tem uma luz verde acima do círculo inferior. Está em fundo branco com sombra bege. A terceira Ilustração é de um computador de mesa preto. Na tela, janela com fundo rosa, lista colorida com fundo preto e gráfico de barras azul claro. Ao lado do computador, a mesma lista do computador em um dispositivo vertical. O fundo é branco e a sombra é rosa. O fundo da Ilustração é azul Bic.
12ª Edição, Nossas Invenções
Inovação no reconhecimento de bactérias
Dispositivo criado por alunos da UFSM automatiza e reduz o tempo de análise para a identificação de microorganismos