Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco

9 doutorandos da UFSM que participarão do “Les Doctoriales”

Conheça o trabalho dos doutorandos selecionados para participar do evento da Aliança Francesa em Porto Alegre

Durante os dias 22 e 23 de novembro, em Porto Alegre, os doutorandos selecionados para participar do Les Doctoriales irão disputar o Desafio 24hInnov, atividade desenvolvida em grupos transdisciplinares para elaboração de projetos inovadores. O evento é promovido pela Aliança Francesa – Porto Alegre e tem como objetivo expandir a conscientização dos alunos de doutorado sobre as competências profissionais que adquiriram ao longo de sua formação acadêmica, para que assim possam estar melhor preparados para se inserir no mundo profissional. A imersão é destinada a comprovar o potencial de inovação e de criatividade dos doutorandos aos atores do setor produtivo local. Os projetos serão apresentados a um grupo de empresários que selecionará três para premiação.

Dentre os 104 selecionados pelo Rio Grande do Sul, a UFSM contará com a participação de nove alunos oriundos dos programas de pós-graduação da instituição. Confira quem são eles e o que pesquisam a partir da lista abaixo:

Eric da Cruz Severo é graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), mestre em Engenharia de Processos pela UFSM e doutorando em Engenharia Química. Atualmente, orientado pelo professor Edson Luiz Foletto, Eric pesquisa sobre catalisadores a base de bismuto para aplicação na fotocatálise heterogênea. Em outras palavras, ele investiga substâncias químicas a base de bismuto que aceleram uma reação química. A intenção é aperfeiçoar essas reações químicas com objetivo de tratar efluentes, resíduos provenientes da indústria, à base de água.

Francielle Liz Monteiro é graduada em Biomedicina pela Universidade Franciscana (UFN), mestre e doutoranda em Medicina Veterinária pela UFSM. Em sua tese, orientada pelo professor Eduardo Furtado Flores, a pesquisadora investiga a detecção molecular e caracterização genética de pestivirus de bovinos, um tipo de doença que atinge os rebanhos brasileiros e preocupa a indústria.

Jaqueline Miranda Pinto é graduada em Ciência Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp), mestre e doutoranda pelo programa de pós-graduação de Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde da UFSM. Desde o mestrado, a pesquisadora se dedica a compreender como diferentes abordagens podem ajudar na educação básica, como por exemplo, quais são as vivências dos alunos ao organizarem eventos no ensino médio. Em sua tese, orientada pela professora Lenira Maria Nunes Sepel, Jaqueline busca investigar as contribuições do ensino integrado de educação artística e biologia para valorização dos espaços escolares.

Jaqueline Ottonelli é graduada em Engenharia Florestal, mestre e doutoranda em Engenharia Agrícola pela UFSM. Sob orientação do professor José Fernando Schlosser,  Jaqueline pesquisa sobre a etiquetagem de tratores agrícolas.

João Carlos Coelho Junior é graduado e mestre em Administração de Empresas pela UFSM e, atualmente, cursa doutorado em Educação.
Sob orientação da professora Adriana Moreira da Rocha Veiga, João investigou a “(auto)formação e saberes docentes no desenvolvimento profissional do professor administrador: entre as ciências administrativas e da educação”.

Leandro Becker Kehler é graduado, mestre e doutorando em Engenharia Elétrica pela UFSM. Em sua pesquisa, orientado pelo professor Tiago Bandeira Marchesan e coorientado por Cassiano Rech, Leandro propõe investigar uma solução para elevar a eficiência dos transformadores de estado sólido em operações de carga reduzida.

Sônia Suzana Farias Weber é graduada em Matemática pela UFN e mestre e doutoranda em Educação pela UFSM.  Sua tese, sob orientação do professor Eduardo Adolfo Terrazzan, discorre sobre as “motivações de professores atuantes em escolas de educação básica da rede pública estadual de Santa Maria/RS: implicações e perspectivas na qualidade e organização do Ensino Médio”.

Thaís Dal Molin é graduada em Farmácia pela UFSM e em Biomedicina pela UFN, mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFSM e cursa doutorado em Ciências Farmacêuticas. Na tese intitulada “Suplementos alimentares comercializados no Brasil: Uma abordagem rotular, analítica e citotóxica”, Thaís investiga a qualidade dos suplementos alimentares com a orientação da professora Carine Viana Silva e coorientada por Leandro Machado de Carvalho.

Yassmín Hêllwaht Ramadan é graduada em Odontologia pela UFN e mestre em Ciências Odontológicas pela UFSM. Durante o doutorado em sua área de formação, Yassmín pesquisa sobre a área de determinantes socioeconômicos em saúde e qualidade de vida relacionada à saúde bucal orientada pelo professor Thiago Machado Ardenghi.

Reportagem: Luan Romero, da Assessoria do Gabinete do Reitor

Edição: Tainara Liesenfeld, acadêmica de Jornalismo