Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Carta da Editora

Carta da Editora da 10ª Edição da Revista Arco



Chegamos à 10ª edição da Arco! E temos bastante a comemorar: em 2018, festejamos o aniversário de cinco anos da revista, com um evento em que pudemos apresentar diversas novidades e do qual participaram pessoas marcantes na trajetória da publicação. Lançamos, nessa comemoração, nosso vídeo institucional, que destaca a importância da revista tanto para a divulgação científica e cultural da UFSM quanto para o processo pedagógico dos acadêmicos de Comunicação e Desenho Industrial.

Para nossa surpresa, ao publicarmos o vídeo nas nossas redes sociais, recebemos um elogio que nos deixou muito felizes: o professor Wilson da Costa Bueno, uma das principais referências no que diz respeito à divulgação científica do país, reconheceu o nosso trabalho em uma mensagem que pode ser conferida na página 6, na seção Chegou Inbox! (antes chamada Carta dos leitores). Ainda nesse evento de aniversário, estreamos o Tá Na Arco, nossa produção radiofônica. Com a duração de um minuto e meio, programetes com o conteúdo das revistas impressa e digital estão sendo diariamente veiculados nos intervalos de programação da rádio UNIFM.

Outro sucesso alcançado nos últimos meses foi o dossiê da 9a edição impressa, também distribuída em primeira mão no evento dos cinco anos. Nossa proposta foi discutir sobre saúde mental, principalmente no âmbito universitário, e a repercussão gerada – percebida pelos feedbacks nas redes sociais – demonstra que acertamos na escolha da pauta e que esse é um tema urgente a ser discutido na sociedade.

Em um segundo evento, também relativo ao nosso aniversário, realizamos um bate-papo com três profissionais: Beatriz Magno, que foi editora-chefe da Darcy, revista da Universidade de Brasília que serviu de modelo para a criação da Arco impressa; Guilherme Falcão, editor de arte do Nexo jornal, publicação online que nos inspira diariamente a experimentar na nossa produção digital; e Augusto Paim, egresso da UFSM especializado em jornalismo em quadrinhos. Dessas visitas, um resultado concreto já pode ser visto na página 30 desta edição: produzimos nossa primeira matéria jornalística em formato HQ, e pretendemos que a editoria Quadrinhos se torne fixa nos próximos números impressos da publicação.

Outra novidade é que, pela primeira vez, foram impressos cinco mil exemplares desta Arco número 10, mais do que o dobro do que vinha sendo a tiragem nas últimas edições. Com isso, poderemos dar continuidade, de forma ampliada, à estratégia de divulgação e distribuição que se iniciou na edição passada, de levar a banquinha da Arco a todos as unidades de ensino e campi da UFSM – fortalecendo, ainda mais, a revista com o público interno, e também tornando possível alcançar as escolas de Santa Maria e outros públicos estratégicos.

Ainda, a política de comunicação da UFSM foi recentemente aprovada. Já sentimos reflexos disso, durante a produção desta 10ª edição, na forma mais integrada em que estão sendo trabalhados os fluxos e processos comunicativos na instituição, com facilitação de acesso às pautas e às fontes das diversas unidades de ensino. Um dos projetos que está em andamento, e que surgiu em consequência dessa integração, é a internacionalização da Arco, com o lançamento, em breve, da primeira edição impressa em inglês. Em uma parceria com a SAI, os exemplares serão distribuídos em visitas ao exterior de pesquisadores e gestores da UFSM e também a visitantes estrangeiros que venham conhecer a Universidade.

A produção intensa da Arco para diversas mídias ocorre neste importante momento do país, de mudanças no contexto político nacional, em que se faz cada vez mais necessária a divulgação da ciência produzida nas universidades públicas como forma de defender essas instituições. O dossiê desta 10ª edição tem como tema a inovação no ensino. Nas matérias, destacamos novas técnicas e ferramentas que visam tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo, participativo e eficiente na UFSM e que beneficiam, também, os alunos com deficiência que frequentam o Ensino Superior. Boa leitura!

Luciane Treulieb
Editora-chefe da revista Arco

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes