Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Como vai a sua saúde mental?



Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar, um equilíbrio emocional interno. Ou seja: quando o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades para lidar com as situações cotidianas e administrar suas emoções, vivendo em plenitude consigo mesmo e para com os demais.

 

No entanto, no atual cenário de transformações políticas, econômicas e sociais, caracterizado por exigências, falta de tempo e incertezas, a saúde mental se vê em xeque. Doenças como ansiedade e depressão são apontadas como o mal do século 21. Mundialmente, cresce de maneira alarmante o número de casos de suicídios, principalmente entre jovens e adultos. Essa é, atualmente, a segunda causa de morte, ficando atrás apenas de acidentes no trânsito.

 

O adoecimento mental também está presente no ambiente universitário. Alunos e servidores são desafiados diariamente por dificuldades e cobranças que, muitas vezes, vão além das salas de aula e dos ambientes de trabalho. Nos últimos anos, diversas universidades em todo o país lançaram campanhas de conscientização sobre o assunto a fim de trazer à tona temas considerados tabus e problematizar as lógicas de trabalho e produção.

 

Em caso de adoecimento, a busca por tratamento psicológico ou medicamentoso é apontada como principal saída. Antes de tudo, os profissionais da área indicam um exercício de escuta para consigo mesmo, estimulando o autoconhecimento e evitando a tomada de decisões equivocadas. E então, vamos falar sobre saúde mental? Como está a sua?


Publicações Recentes