Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sistema de Previsão de Raios

Plataforma pode prever a incidência de raios no país com até 24 horas de antecedência



A cada 50 mortes por raio no mundo, uma ocorre no Brasil. Os dados são de um estudo desenvolvido pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Todos os anos morrem, em média, 110 pessoas vítimas de raios no país e cerca de 500 pessoas ficam feridas. O ELAT estima que caiam 50 milhões de raios por ano no Brasil.

“Mais de 80% dos acidentes com raios poderiam ser evitados. Para isso é preciso ter um sistema eficiente de previsão e orientar a população para medidas de proteção”, afirma o coordenador do ELAT, Osmar Pinto Júnior. Com isso em mente, a equipe do INPE desenvolveu um novo sistema de previsão de raios, que vai  prever a incidência de raios com até 24 horas de antecedência, com probabilidade de 85% de acerto.

O projeto, que foi lançado em setembro de 2015 em São José dos Campos (SP), é resultado de cinco anos de pesquisas com dados da Rede Brasileira De Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDAT). Para o tecnologista do ELAT, Miguel Adrian Carretero, a ideia do sistema surgiu a partir de uma necessidade do Brasil, que possui a maior incidência de descargas elétricas no mundo. O diferencial do estudo, que é inédito, foi o desenvolvimento de uma tecnologia útil para a sociedade.

Partindo dos dados atmosféricos de quatorze anos (entre 2000 e 2014), analisados pelo ELAT, os pesquisadores apontam que parte das 1792 mortes por raio que ocorreram no período poderiam ter sido evitadas, se uma plataforma de alerta já estivesse disponível. “A região tropical é a mais quente do planeta e favorece a formação de tempestades e raios. O Brasil, por ser o maior país tropical do mundo, lidera o ranking”, destaca Osmar.

O sistema de previsão de raios é resultado de um trabalho de pesquisa operacional e colaborativa. Qualquer pessoa com acesso à internet poderá ter acesso ao sistema através do site do ELAT. O Grupo pretende disponibilizar essas informações também para veículos de comunicação, no mesmo padrão da previsão do tempo.

Saiba mais: O que é um raio?

O raio é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre na atmosfera. As pessoas, na maioria das vezes, são atingidas por correntes indiretas que vêm, por exemplo, pelo chão. São raros os casos em que a pessoa é atingida diretamente por um raio e quase sempre ela morre imediatamente ou quando sobrevive, fica com graves sequelas. Na natureza, as descargas elétricas riscam quilômetros de céu até atingir o solo, com uma voltagem de 100 milhões de volts.

Reportagem e Infográfico: Camila Hartmann e Marina Fortes

Fotografia: ELAT – INPE Fábio Ito

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-601-193

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes