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Jogo para Alfabetização

Utilizando Redes Neurais Artificiais, projeto desenvolvido na UFSM colabora no ensino de educação básica



Estudantes do curso de Sistemas da Informação do campus de Frederico Westphalen da UFSM desenvolveram o jogo educacional digital “Aprendendo com o Zag”. O jogo, elaborado para servir como ferramenta de auxílio na alfabetização de crianças do ensino fundamental, utiliza Redes Neurais Artificiais para realizar a verificação da escrita dos alunos.

A faixa etária dos jogadores é de cinco a sete anos de idade. Por isso, os programadores construíram o jogo com imagens de fácil entendimento e métodos que incentivam que as crianças mantenham sua atenção focada no processo de aprendizado da escrita. Durante o jogo, a criança precisa passar por diferentes fases, planejadas para que ela possa aprender a escrever e identificar corretamente as vogais do alfabeto.

 

Com o acesso fácil à tecnologia e a dispositivos como computadores e celulares, os jogos digitais educacionais são reconhecidos como ferramenta de educação. Esses programas de computador conseguem chamar a atenção das crianças e motivar a curiosidade. Além disso, os jogos dão aos professores a possibilidade de realizar uma aula mais dinâmica e criativa, levando o ensino além do tradicional papel e lápis.

 

“Aprendendo com o Zag”

O jogo funciona em plataformas Android, Linux, Firefox, Windows e iOS, e utiliza métodos de Inteligência Artificial (IA) através das Redes Neurais Artificiais (RNA) e tecnologias web como HTML5, CSS3 e Javascript. Ele é constituído de fases, para que as crianças possam aprender e identificar as vogais do alfabeto.

 

O personagem principal do jogo é o robozinho Zag, que se depara com diversas situações contadas por sua professora em forma de história. Ela é a narradora que conduz as crianças pelas fases do jogo. Durante o jogo, a criança ajuda o personagem em algumas atividades, como escrever sobre letras e procurar e encontrar as vogais. Os alunos também ajudam Zag com a sua primeira prova na escola. O jogo é produzido através da técnica de storyboard, uma forma de roteiro em que a narrativa é contada a partir de quadrinhos que, no final, compõem uma animação.

Um dos storyboards utilizados para a criação do jogo

No primeiro nível do jogo, o aluno ajuda Zag a encontrar todas as vogais do alfabeto, que estão escondidas pela cidade de Robonópolis, onde o robô mora. No segundo nível, a professora-narradora pede para que a criança ajude Zag a fazer sua primeira tarefa escolar: escrever todas as vogais em letra de forma em um quadro branco, contornando as letras em vermelho que aparecem como referência. No terceiro e último nível, a criança ajuda Zag a fazer a sua primeira prova escolar: escrever as letras novamente no quadro branco, porém sem as letras e vermelho como referência. Neste nível as RNA validam as respostas através da comparação dos dados de treinamento – que são as respostas desejadas para cada fase – com as respostas da criança.

Layout do primeiro nível do jogo

Para o desenvolvimento do jogo, foram consideradas as opiniões de professores e alunos, que testaram as atividades a fim de comprovar sua eficiência e evitar que o jogo se tornasse repetitivo. “Aprendendo com o Zag” foi testado pela primeira turma de alunos em novembro de 2015, com crianças da Escola Estadual de Educação Básica Padre Abílio de Marcos Sponchiado, localizada em Vista Alegre – RS. Através dessa experiência, os desenvolvedores perceberam que o jogo atingiu suas metas e que estava pronto para distribuição e uso.

 

É possível ter acesso gratuitamente ao jogo “Aprendendo com o Zag” na Google Play

Reportagem: Andressa Foggiato e Jocéli Lima
Infográfico: Nicolle Sartor
Imagens do jogo: Divulgação

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