Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

10 livros mais retirados da Biblioteca Central da UFSM



Quais são os livros mais retirados na Biblioteca Central  da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)? A Revista Arco resolveu conferir os números em 2016 para descobrir quem está no topo desse ranking.

 

Se você pensou em algum clássico da literatura, está enganado! O Top 10 é composto por livros didáticos, todos ligados a disciplinas na área da saúde. Uma das razões disso é o grande número de alunos no Centro de Ciências da Saúde(e alunos também da Educação Física e Veterinária) que usam os livros, algumas vezes em mais de uma disciplina.

 

Confira a lista:

 

10º. Princípios de Bioquímica de Lehninger &
9º. Lehninger: Princípios de Bioquímica

Nas últimas posições do nosso ranking estão as edições do Princípios de Bioquímica de Lehninger. Juntos, os dois livros foram retirados 282 vezes na Biblioteca Central da UFSM durante o ano passado. A chefe do departamento de Bioquímica Maribel Rubin é uma das responsáveis por essa grande procura, já que os utiliza como referência para suas aulas. “[Esses livros são muito utilizados] para as aulas de Bioquímica, porque são livros completos e traduzidos para o português. Explicam com todos os detalhes as reações bioquímicas que ocorrem no organismo e propicia um entendimento minucioso da disciplina de bioquímica”, conta Maribel.

 

                                              

Os dois juntos foram retirados 282 vezes

 

8º. Bioquímica Ilustrada

O oitavo livro mais retirado é Bioquímica Ilustrada, que é uma alternativa ao extenso Bioquímica de Lehninger.  Segundo a professora Maribel, ele se torna o segundo livro de bioquímica mais buscado pelos alunos, uma vez que apresenta o conteúdo de forma mais resumida, tornando o tempo de estudo mais curto.

Os livros de Bioquímica são indicados para as disciplinas ministradas nos seguintes cursos de graduação: Agronomia, Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Florestal, Fisioterapia, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Química, Terapia Ocupacional, Zootecnia.

 

O livro foi retirado 153 vezes

 

7º. Fisiologia Humana

O chefe do departamento de Fisiologia e Farmacologia William Schoenau, que ministra a disciplina de Fisiologia Veterinária, explica que embora o livro Fisiologia Humana seja uma de suas indicações, ele não compõe a literatura básica da Veterinária, sendo retirado essencialmente por alunos das ciências da saúde como Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, etc. “É um livro com ampla aceitação mundial, já com várias edições e atualizações” comenta Schoenau.

 

O livro foi retirado 215 vezes

 

6º. Histologia Básica

A professora Josiane Foganello, do Departamento de Morfologia da UFSM, explica que, embora o livro Histologia Básica não seja indicado por todos os professores de Histologia, ele é amplamente utilizado por alunos que passam pela disciplina nos cursos de graduação da área da Saúde (Medicina, Farmácia, Odontologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, etc), Biologia, Medicina Veterinária e Zootecnia.


Alguns dos motivos para o livro ter sido retirado 229 vezes é o  grande número de cursos e disciplinas (muitos cursos têm dois semestres de Histologia) que utilizam o livro. Além disso, também conta o fato de ele ser considerado um livro básico e também por existir um grande número de exemplares na biblioteca quando comparado a outras obras. 

 

O livro foi retirado 229 vezes

 

5º. Epidemiologia: Teoria e Prática

A professora de epidemiologia Marinel Mór Dall’Agnol, do Departamento de Saúde Coletiva, explica que Epidemiologia: Teoria e Prática foi o primeiro livro de grande porte no Brasil a tratar das duas grandes áreas da epidemiologia: a populacional e a clínica. Há outros livros que são usados de apoio, mas devido ao tamanho e ao conteúdo do livro, ele acaba sendo o principal. Sua disponibilidade na biblioteca (que aumentou ao longo dos anos conforme os pedidos da professora) contribuem para que tenha se tornado o livro referência da disciplina.

 

O livro foi retirado 253 vezes

 

4º. Neuroanatomia Funcional 

Segundo o professor de anatomia Eduardo Seyfert, do departamento de Morfologia, Neuroanatomia Funcional é o mais utilizado para o estudo do sistema nervoso. Todos os cursos de graduação nas áreas da saúde o utilizam devido a sua linguagem acessível e textos completos. Uma curiosidade sobre o autor é que, além de ser professor de anatomia já aposentado da UFMG, ele escreve livros infantis.

 

O livro foi retirado 343 vezes

 

3º. Anatomia Orientada para Clínica

O professor Eduardo Seyfert explica: “Anatomia Orientada para Clínica é muito utilizada pelos acadêmicos, não só pelo seu conteúdo anatômico. As orientações voltadas à clínica apresentadas por Moore e Dalley tornam-se bastante pertinentes principalmente aos acadêmicos que no futuro estarão em estágio nos ambientes de saúde.”

 

O livro foi retirado 380 vezes


2
º. Sobotta: Atlas de Anatomia Humana &
. Atlas de Anatomia Humana

O primeiro e segundo lugar, ambos Atlas de Anatomia Humana, têm por finalidade, segundo professor Eduardo Seyfert, servir como mapas auxiliares aos estudantes para poderem localizar as estruturas anatômicas nos cadáveres e peças anatômicas. “Estes dois são o carro chefe por serem mais acessíveis e apresentarem excelentes imagens, além de serem em um volume único o ‘Netter’, e apenas dois volumes o ‘Sobotta’, o que facilita muito o transporte pelos alunos”, explica Seyfert.

 

                                                    

Os dois livros foram retirados 802 vezes

 

Repórter: Pablo Furlanetto e Maria Helena da Silva
Foto: Júlia Goulart
Infografia: Juliana Krupahtz


Publicações Recentes