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O grupo cool da sociedade atual

Do esquisito ao descolado, o nerd ganha cada vez mais seu espaço



Dia 25 de maio é o Dia do Orgulho Nerd. A data foi escolhida para comemorar o lançamento do primeiro filme da série Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança,  e também é uma homenagem dos fãs ao escritor Douglas Adams, autor de um dos principais livros de ficção científica do mundo, o Guia do Mochileiro das Galáxias. A data, por conta disso, também é chamada de “O Dia da Toalha”, porque, na história, o protagonista carrega uma toalha, objeto indispensável para as suas aventuras. O dia 25 de maio é o momento em que nerds e geeks podem divulgar e promover a sua cultura, que está cada vez mais em ascensão, e que passou por uma profunda transformação ao longo dos anos.

Essas transformações parecem ter categorizado o grupo em diferentes nichos. Segundo Patrícia dos Santos Matos, pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Teorias da Comunicação e Estudos Culturais, essas categorizações visam uma tentativa de incluir um número maior de formas de consumo, “Antes o nerd era um estereótipo muito fechado relacionado a algo específico: a excelência nos estudos e a expertise com os computadores. Foi só quando a tecnologia da informação entrou na vida diária das pessoas comuns e, mais do que isso, se tornou um produto da cultura pop (com os smartphones e sua estreita relação com a indústria do entretenimento) que seu conhecimento se tornou necessário para todos, e seu apelo se expandiu”.

A indústria das Tecnologias de Informação parece ser um dos grandes fatores para contribuir com a transformação da imagem negativa que se tinha de todo e qualquer nerd. Patrícia Matos acredita que o consumo e a relação diferenciada do nerd com o trabalho são fatores que podem estar vinculados ao processo de transformação da imagem do grupo, “O nerd é, em essência, um colecionador, ou seja, um consumidor ávido por qualquer novidade relacionada a seus games, livros, séries ou filmes preferidos.  O nerd é um curioso e estudioso constante, além de frequentemente transformar seu hobby em negócio ou profissão, o que significa que ele está sempre se atualizando e não vê fronteiras entre seu trabalho e o lazer”.

O meio midiático também é uma forma de divulgar cada vez mais essa cultura. Segundo a pesquisadora, o meio jornalístico contribui muito para a ascensão da cultura nerd, com reportagens e matérias. Mas é a indústria cinematográfica que catalisa ainda mais o processo, “Hollywood teve papel fundamental nesse processo, em especial na última década, ao levar obras importantes para os nerds como a trilogia “O Senhor dos Anéis” e clássicos da ficção científica e dos quadrinhos, para o cinema de massa, expandindo seus público”.

Até 2020, a indústria de cinema deve levar às telonas cerca de 30 filmes relacionados ao universo dos super-heróis. Marvel Studios, Warner/DC, Fox e Sony/Marvel levarão às salas de cinema filmes como Vingadores – Guerra Infinita, Guerra Civil, Batman vs. Superman, Liga da Justiça, X-Men Apocalipse e a nova saga do Homem-Aranha.

UMA NOVA IMAGEM

Isso não quer dizer que o nerd clássico passou a ser mais aceito. O que de fato está sendo aceito são seus objetos de consumo, como aplicativos, gadgets e meios informáticos. A entrada dos meios tecnológicos na vida das pessoas tornou tudo isso em algo “pop”. Ser nerd caiu no gosto popular. Entretanto, para o nerd ter sua aceitação na sociedade, ele deve transformar suas coleções, conhecimentos e discussões em trabalho, em renda, ou divulgar e comentar o que envolve o universo nerd como um blogger ou um vlogger.

Segundo Patrícia, a ‘nerdice’ se tornou um valor em si mesma, uma característica desejável em praticamente todos os campos, pois pressupõe uma relação estreita entre trabalho e consumo, essencial no estágio atual do capitalismo. “Daí vem a recente celebração do nerd, não necessariamente de uma maior aceitação de suas esquisitices e sim da descoberta de características que podem ser úteis para a sociedade” – afirma.

Em função disso, a imagem que se tem do nerd mudou. “Hoje, é comum que se fale em nerd de quadrinhos, filmes ou literatura e até mesmo nerd de esportes, uma categoria impensável há alguns anos, já que se trata, a princípio, de uma contradição em termos” – avalia Patrícia. É um conceito que eleva a categoria de nerd para expert em algo, aquilo a que se dedica apaixonadamente, que se tem conhecimento acima da média sobre determinado assunto

“O jovem nerd de hoje é alguém que não pode deixar de ser jovem. Isso é o mais importante, porque a juventude é um valor na sociedade contemporânea e o nerd passou a ser celebrado justamente por sua capacidade de se manter jovem, consumindo os produtos da sua infância/adolescência, mas com o poder aquisitivo de gente adulta, o que permite que ele dê continuidade a esse ciclo – reflete Patrícia.

Em entrevista à revista Arco, alguns nerds comentaram sobre o que é ser nerd hoje, e como eles veem essas transformações, no âmbito da aceitação ou não, por parte da sociedade.

Ramiro Trindade Júnior, 22 anos, estudante de Química Industrial da UFSM

Neste mundo de hoje existe uma aceitação desse grupo na sociedade. Basicamente as coisas que só os nerds gostavam, como livros específicos, séries, filmes, histórias em quadrinhos, gadgets, caíram no gosto popular, isto é, todo mundo começou a gostar e comprar. Vejo que perdeu o sentido criticar alguém que gosta das mesmas coisas que você.

Eu acredito que o que me leva a ser nerd é a curiosidade, sem dúvida.  Eu sempre fui uma pessoa que vai atrás de novas formas de entretenimento.

Marina Storgatto, 23 anos, estudante de Desenho Industrial da UFSM

Ser nerd  hoje é muito bom, pois é mais fácil encontrar pessoas para conversar, produtos para comprar, dentro desse âmbito da “nerdice”. E o acesso à informação ficou muito facilitado. Eu acredito que o preconceito que existia contra os nerds caiu bastante. Raramente se encontra alguém que nunca tenha ouvido falar do “Homem de Ferro”, ou do “Batman”. Apesar de nem todo mundo ter um grande conhecimento sobre isso, ainda assim se tornam assuntos corriqueiros e normais em rodas de conversa.

A cultura nerd tem mais aceitação devido às industrias, como cinema, produtos, roupas e tudo mais.

Rafael Eckhardt, 22 anos, estudante de Ciências da Computação da UNIFRA

Hoje em dia ser nerd é debater e expressar mais seu ponto de vista. Eu acho que agora há uma tendência de expor o porquê dos gostos particulares e o que o torna um nerd sobre determinado assunto. Eu acredito que hoje os nerds são muito mais aceitos que antigamente, e acho que isso tem ligação com o aumento do mercado consumidor, pois com o incentivo maior da própria propaganda, a aceitação aumentou entre os consumidores em geral, tornando o nerd mais aceito também.

Repórteres: Eduardo Simioni e Renata Grzegorek

Imagem: legiaodosherois.uol.com.b

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