Ir para o conteúdo Revista Arco Ir para o menu Revista Arco Ir para a busca no site Revista Arco Ir para o rodapé Revista Arco

Revista Arco celebra 9 anos de criação

Programação de aniversário inclui oficinas e palestra

Nesta sexta-feira (22), a revista Arco comemora nove anos de existência. Inicialmente, a publicação de jornalismo científico e cultural da UFSM contava somente com edições impressas e, em 2016, começou a produzir conteúdo jornalístico também para o meio digital, onde são divulgadas matérias inéditas semanalmente. Até o momento, já foram produzidas 12 edições impressas, além de uma edição internacional (em inglês) e um e-book com curiosidades sobre a UFSM.

Descrição da imagem: Fotografia horizontal e colorida de colagem 3d de um bolo de aniversário. O bolo está no lado direito da imagem. Ele tem base branca, com decoração em tons de azul pastel, rosa pink, rosa escuro e roxo berinjela em formato de tinta escorrida do topo para a base. No topo, há uma vela rosa e fina, um topo preto em formato de arco vazado e várias miniaturas de revistas Arco abertas. No prato da base do bolo e ao redor dele, mais miniaturas de revistas espalhadas. Sobre a vela, que tem a chama acesa, uma mão em tom de pele parda, que forma um nove. O fundo é rosa escuro.

“Desde a criação da Arco, nossa proposta visa democratizar o conhecimento produzido na UFSM. A incorporação de novos formatos, como o e-book, e o investimento em redes sociais, têm sido fundamental para que  o conteúdo circule mais entre o público”, afirma Luciane Treulieb, fundadora e Editora Chefe da revista. Para Maurício Dias, Coordenador de Comunicação da UFSM e Editor Chefe da Revista Arco, a Arco cumpre o papel de levar o conhecimento científico de forma acessível ao público leigo mas sem deixar de trazer informação relevante ao pesquisador. “É uma das principais ações de divulgação científica da UFSM. A Arco desperta a  atenção de milhares de internautas no Brasil, em Portugal e em Moçambique, de editoras de livros didáticos e de institutos de pesquisa, como a Pfizer”, destaca.

O aniversário da Revista Arco será comemorado na próxima sexta-feira (29), com a seguinte programação:

• Palestra sobre divulgação científica, com Alice Pavanello, do Canal Além do Lattes: das 13h30 às 14h50, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas, prédio 74C;

• Workshop sobre ilustração, com Augusto Zambonato e Yasmin Faccin: das 15h às 16h30, na sala 4424, prédio 74C;

• Workshop sobre fotografia, com Pedro Amaral: das 15h às 16h30, na sala 4425, prédio 74C.

Para quem tiver interesse, é possível se inscrever na palestra e nos workshops por meio de formulário. As vagas das oficinas já estão esgotadas, mas ainda é possível se inscrever na palestra por meio de formulário.

Expediente:

Reportagem: Samara Wobeto, acadêmica de Jornalismo e bolsista;

Design gráfico: Cristielle Luise, acadêmica de Desenho Industrial e bolsista;

Mídia social: Eloíze Moraes, acadêmica de Jornalismo e bolsista; Rebeca Kroll, acadêmica de Jornalismo e bolsista; Ana Carolina Cipriani, acadêmica de Produção Editorial e bolsista; Alice dos Santos, acadêmica de Jornalismo e voluntário; e Gustavo Salin Nuh, acadêmico de Jornalismo e voluntário;

Edição de Produção: Samara Wobeto, acadêmica de Jornalismo e bolsista;

Edição geral: Luciane Treulieb e Maurício Dias, jornalistas.