Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

Segundo semestre da UFSM-FW gera dúvidas em relação ao REDE

Mesmo depois de seis meses em andamento ensino remoto da UFSM-FW tem gerado dúvidas nos estudantes.

Desde o dia em que as aulas presenciais da Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen, foram canceladas, no dia 17 de março, foi adotado o ensino remoto, pelo qual os alunos continuaram acompanhando as aulas e conteúdos propostos via tecnologias digitais, a partir de suas casas. Na UFSM, foi adotado o REDE – Regime de Exercícios Domiciliares Especiais, que já permitia que estudantes realizassem atividades de casa, em situações específicas, como problemas de saúde que impedissem sua ida até o campus.  Com a pandemia da        Covid-19, a instituição adotou o REDE, inicialmente de modo voluntário para professores e estudantes.

De forma a fazer com que todos os alunos da universidade tenham acesso ao REDE, foram ofertados editais de auxílio internet e para aquisição de equipamento digital, para que os alunos com vulnerabilidade econômica possam ser incluídos no ensino remoto, obrigatório no segundo semestre de 2020.

Para esclarecer as dúvidas e colocar os alunos a par da situação que está por vir, todos os cursos da UFSM-FW estão se preparando e entrando em contato com seus alunos. O coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, professor Raphael Corrêa Medeiros, informou que “em relação ao próximo semestre, nós da Engenharia Ambiental, temos um grupo de whatsapp que nele encontra-se cerca de 90% dos alunos deste curso e lá é onde coloco informações e tudo que acho necessário em relação ao curso e ao próximo semestre”.

Além deste grande grupo de whatsapp, Raphael afirma ainda que o contato dos professores com os alunos também se dá via Moodle e alguns ainda optam por fazer um grupo de whatsapp de sua matéria para melhorar a comunicação com seus alunos. O coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária ainda faz uma ressalva: “Espero desse semestre que seja menos turbulento do que o primeiro, pois agora já temos uma certa organização e ainda, boa parte dos alunos já estão, de certa forma, acostumados com Ensino a Distância”.

Assim como outros departamentos, o Departamento de Ciências da Comunicação tem realizado atividades com os estudantes. A representante discente do curso de Relações Públicas no DECOM  e integrante do Diretório Acadêmico, Lorena Lopes de Almeida, contou que o DA, ouvindo a dificuldade dos alunos em relação ao ensino remoto e o que os professores têm a dizer, realizou a primeira ‘Deconversa’, uma vídeo chamada via Google Meet com alunos e professores dos dois cursos de comunicação do campus. A atividade foi realizada na sexta-feira (18/09), o momento dos professores ouvirem e os alunos exporem suas dificuldades e mandarem sugestões para o próximo semestre.

A coordenadora do curso de Agronomia, professora Denise Schmidt, disse que “inicialmente, no inicio da pandemia, a coordenação solicitou individualmente cada turma para esclarecer duvidas e explicar tudo o que estava acontecendo”. Denise ainda conta que esclareceu diversas dúvidas dos alunos via e-mail e whatsapp e a preocupação maior eram as dos calouros e dos formandos, os calouros pela falta de um maior contato com os alunos e os formandos devido ao final do curso, pois muitos alunos ficam nervosos e não sabem o que fazer.

O coordenador do curso de jornalismo, professor Rafael Foletto, , endossa a questão de que a maior preocupação é com os calouros e os formandos. “Enquanto coordenação sempre procuramos repassar as informações oficiais da UFSM na lista de e-mail dos cursos, além de responder individualmente os e-mails que recebemos dos estudantes. Ainda, mantivemos contato e realizamos reuniões com o DA, bem como com turmas específicas, como os formandos e os calouros, para tratar de questões como estágio, oferta de disciplinas.” Quanto às expectativas para o segundo semestre de 2020, o coordenador acredita que será mais tranquilo, “visto que agora há um direcionamento mais claro da universidade, há um calendário, um começo e um fim do semestre e há uma orientação mais geral para todos, que é o documento que orienta o REDE”.

O segundo semestre da Universidade Federal de Santa Maria ocorrerá inteiramente de forma remota, via aulas online e reuniões por vídeo chamada, de acordo com a metodologia de cada docente. Os planos de ensino, desta vez, serão aprovados nos colegiados dos cursos. Por isso, segundo entendimento da professora e coordenadora do curso de relações públicas, Luciana Carvalho  na primeira semana de aulas, cada professor deverá apresentar sua proposta à turma e, após as sugestões dos alunos, enviar o plano para o respectivo colegiado, que ainda poderá propor modificações. O objetivo é que os planejamentos estejam alinhados às resoluções aprovadas pela universidade e possam contemplar as dificuldades dos estudantes.

Atenção nas datas:

• Ingresso/Reingresso: 19/09/2020.
  • Término do primeiro semestre: 04/10/2020.
  • Encerramento dos diários de classe online: 06/10/2020.
  • Solicitação de matrícula: 07/10/2020 a 13/10/2020.
  • Ajuste de matrícula: 19/10/2020 a 30/10/2020.
  • Início do segundo semestre online: 19/10/2020.
  • 35ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI): 19/10/2020 a 23/10/2020.

(Fonte: Calendário Acadêmico REDE 2020/2 da Universidade Federal de Santa Maria).

Texto: Igor Mussolin

Edição: Luciana Carvalho