Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

Alunos de Redação Jornalística II produzem cadernos especiais para a Agência Da Hora

As turmas de Redação Jornalística II, do curso de Jornalismo da UFSM-FW, produziram, neste semestre, dois cadernos especiais para publicação no site e demais mídias digitais da Agência Da Hora. A disciplina foi ministrada pela professora Luciana Carvalho, que também é jornalista e coordenadora da Agência.

Banner e identidade visual do caderno foram produzidos pelo estudante Leonardo Toniazzo.

Um dos cadernos é o Inclusifique{se}, com foco na inclusão social, produzido pela turma 31. Traz reportagens sobre Mulheres/Feminismo, Acessibilidade, Educação, LGBTQIA+, Idosos e Raça. “O caderno Inclusifique{se} surgiu a partir da ideia de inclusão como uma responsabilidade de todos. O objetivo foi desenvolver uma publicação de temática específica, qual seja, inclusão[…]. Cada editoria abordou algumas pautas em específico, como, por exemplo, a acessibilidade comunicativa e linguagem inclusiva, porém todas trataram sobre as questões legais, indicando caminhos para solucionar os problemas por meio da educação relacionados à falta de inclusão e preconceito”, explica o estudante Patrick Meneghetti, da turma 31.

O outro caderno, produzido pela turma 32, é o Culturália, com ênfase em pautas ligadas à cultura. Traz matérias sobre Música, Cinema, TV, Economia, Eventos, Esporte, Cinema e Literatura. “Nossa escolha por Culturália veio justamente pelo nosso Jornal abordar a cultura em todos as suas formas e trazer o entretenimento como carro-chefe em seus conteúdos. Unimos ‘cultura’ a ‘Tropicália’, em referência ao movimento cultural dos anos 60, baseando também nossa identidade visual nesse movimento. As cores vivas e quentes utilizadas trazem à tona os sentimentos leves e alegres que esperamos despertar com nosso conteúdo”, explica Lucas Postal, aluno da turma 32.

O caderno cultural se propõe a trazer um conteúdo leve e que entretenha, ao mesmo passo que informe. “Ao longo das últimas semanas desenvolvemos esse projeto de modo que cada um pudesse contribuir de alguma maneira, dando algo de si mesmo na construção do conjunto total. Culturália é um grande recorte de tudo que nós da Turma 32 somos, em suas particularidades”, relata Lucas.

Segundo a professora Luciana Carvalho, que ministrou as disciplinas e atuou como editora geral dos cadernos, esses dois produtos deverão continuar como cadernos fixos da Agência. “Apesar de todas as dificuldades enfrentadas no contexto do REDE na pandemia, foi muito recompensador chegarmos a esse fechamento. Os estudantes mostraram muito envolvimento e vontade de atuar na prática jornalística”, finaliza Luciana.