Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

Curso de Jornalismo abre comemorações de 15 anos em live com egressos

O curso de Jornalismo do Campus da UFSM em Frederico Westphalen iniciou as comemorações do seu aniversário de 15 anos com uma live realizada na última quarta-feira (24). Transmitida no canal do Campus no YouTube, a atividade contou com a participação de egressas da primeira turma do curso, docentes, coordenação
do curso e direção do Campus. De acordo com a vice-coordenadora do curso e organizadora da programação,
Professora Cláudia Herte de Moraes, a intenção era de já realizar as comemorações dos 15 anos presencialmente, mas por conta da pandemia isso não foi possível.

Lembranças como a da primeira prova do curso causaram risos. Crédito: Print da Tela da Live

Assim surgiu a ideia de reunir a primeira turma do curso de Jornalismo, representada pelas egressas Aline Shuster, Heloise Santi e Roscéli Kochhann. “A gente viu que fazer um evento trazendo egressos da primeira turma ia ser muito significativo, porque a gente faz um curso com o objetivo de ter alunos, né?”, disse Cláudia. As egressas exaltaram as dificuldades do início dos estudos, desde a falta de estrutura e materiais pedagógicos até os percalços para chegar ao campus em si, na época ainda denominado Centro de Educação Superior Norte do RS (CESNORS). A jornalista Heloise Santi relembrou emocionada sobre o dia em que eles conquistaram as carteiras para o estudo, e falou do quão gratificante é ver como o Campus está hoje. Todas elas salientaram o afeto que foi instaurado desde o início da vida acadêmica, criando laços que se perpetuam até hoje.

De surpresa, a convite da Professora Cláudia, a live contou com a participação da docente Caroline Casali, atualmente na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que iniciou sua trajetória na UFSM-FW, naquele 16 de outubro de 2006. A professora Carol recordou alguns dos mais importantes momentos vividos com alunos e professores da instituição, como a primeira aplicação de prova no curso de Jornalismo, em 05 de dezembro de 2006. “Assim como professores fazem parte da vida dos alunos, a gente fala pouco como os alunos fazem parte da nossa vida, e compõe a vida dos professores. E vocês compuseram a minha, fizeram parte do meu crescimento”, salientou. Por sua vez, Cláudia ressaltou sua felicidade por estar 15 anos como professora do curso e resumiu a live de abertura das comemorações em duas palavras: emoção e gratidão.

As comemorações dos 15 anos seguem até 2022, com alguns eventos já pré-agendados. Na próxima terça-feira, dia 30, às 19h, será realizado um um bate-papo com a jornalista Thays Lavor, do projeto ‘Lupa: Covid Eu informo’, uma parceria com a disciplina Jornalismo no Combate à Desinformação, ministrada pela profa. Luciana Carvalho, que irá mediar a conversa. A programação completa pode ser conferida aqui.

Reportagem: Lucas Postal e Jaqueline Witter

Revisão: Luciana Carvalho