Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programa Mão na Mídia realiza o I Encontro Educom



O programa de extensão Mão na Mídia inicia, nesta quarta-feira, dia 01/12, o I Encontro Educom Mão na Mídia: Práxis de resistências e transformação. Ele consiste em juntar ideias, práticas e discussões sobre as interfaces da Comunicação e da Educação em temas emergentes da atualidade, com o objetivo de gerar uma reflexão sobre o papel das pessoas como agentes transformadores e enfoque nos ideais da Agenda 2030, especialmente em seus objetivos Educação de Qualidade e Mudanças climáticas e sustentabilidade.

Banner de divulgação do 1° Encontro Educom Mão na Mídia: práxis de resistência e transformação.
Banner de divulgação do 1° Encontro Educom Mão na Mídia: práxis de resistência e transformação.

O evento, com inscrições abertas, conta com a participação de jovens protagonistas; estudantes; comunicólogos; professores; pesquisadores; educomunicadores; e todos que tenham interesse na área da educomunicação. A programação contará com intérpretes de Libras para permitir a acessibilidade. 

O primeiro dia contará com uma roda de conversa, entre 10h e 12h, direcionada principalmente aos estudantes, uma vez que irá debater O Papel do Jovem nas Mudanças Sociais, com a ativista Nayara Almeida e o escritor e colunista Erik Martins, mediada pelo estudante de Relações Públicas Kawê Veronezi. A abertura oficial do evento será às 19h, com a vice-diretora do Campus UFSM-FW, Professora Eliane dos Santos, a chefe do Departamento de Ciências da Comunicação, Professora Lana Campanella, e a coordenadora do Mão na Mídia , Professora Cláudia Moraes. Em seguida, será realizada uma palestra com o tema Educomunicação e Emancipação, entre 19h30 e 20h30, com participação da docente Rosane Rosa, da UFSM, Doutora em Comunicação e Informação e coordenadora do Núcleo Regional da ABPEducom no Rio Grande do Sul.

O segundo dia terá duas mesas-redondas, a primeira entre 9h30 e 11h30, sobre a temática Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação na Educação, com participação dos professores Regina Bathelt (UFSM) e Sidnei Silveira (UFSM-FW), e mediação do técnico em assuntos educacionais Ricardo Rocco (UFSM-FW); e a segunda entre 15h e 17h, debatendo Comunicação Integrada, Processos Comunicativos, Mobilização e Engajamento, com a participação dos professores Marcus Bomfim (UAM) e Jaqueline Kegler (UFSM), e mediação da professora Vera Martins (UFSM-FW).

Já o último conta com uma roda de conversa que aborda os Direitos Humanos, debatendo desafios da educação e da comunicação em auxiliar a cidadania, com participação da jornalista Sátira Machado, o mestre em história Victor Lopes e mediada por Patrick Meneghetti, graduado em Letras. O encerramento terá uma mesa-redonda de temática Guia Interseccional da Agenda 2030 no Brasil – extensão universitária e a educomunicação, às 19h30, com os professores Rudiney Pereira (UFSM) e Rafael Martini (UDESC), mediada pela professora Filomena Bomfim (UFSJ).

Na semana seguinte ao Educom, o projeto Mão na Mídia ainda realizará, junto à Escola Sepé Tiaraju, três oficinas de formação para os alunos, de forma presencial. A primeira será uma oficina de PodCast, administrada pela professora Mirian Quadros (UFSM-FW); a segunda sobre desinformação, com a professora Luciana Carvalho (UFSM-FW) e bolsistas do projeto de extensão Agência Da Hora no Combate à Desinformação; e por último uma oficina de escrita com a professora Márcia Boabaid (UFSM-FW).

O evento conta com a realização do Departamento de Ciências e Comunicação do Campus da UFSM em Frederico Westphalen e apoio da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom).

 

Reportagem: Isadora de Oliveira Silva

Revisão: Luciana Carvalho

Publicação: Karine Flores Baracho

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-825-552

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes