Ir para o conteúdo Agência Da Hora Ir para o menu Agência Da Hora Ir para a busca no site Agência Da Hora Ir para o rodapé Agência Da Hora

Decisão sobre o calendário 2022 da UFSM pode sair na terça-feira

Retorno das aulas está previsto para ocorrer entre o fim de março e o início de abril de modo presencial

Gabinete Reitoria UFSM   –   Foto: Rafael Happke

A decisão sobre o calendário da UFSM para 2022 poderá ocorrer na próxima terça-feira, dia 15/02, quando haverá reunião extraordinária do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (CEPE). Serão analisadas três propostas, que foram construídas pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) a partir de sugestões enviadas por unidades, coordenações de cursos, departamentos e outros setores da universidade, além das entidades representativas dos segmentos docente, técnico e estudantil.

A primeira proposta prevê que o 1º semestre de 2022 tenha início no dia 21/03, a segunda que a data seja 11/04, e a terceira propõe 04/04 para início do semestre. No Campus da UFSM em Frederico Westphalen, a maioria considera o dia 11/04 como a data mais adequada, segundo a professora Luciana Carvalho, coordenadora do curso de Relações Públicas e membro suplente no CEPE. “Como estarei na reunião que irá votar o calendário, consultei os colegas do Campus para que pudesse representá-los ao votar, e a maioria das coordenações e departamentos manifestou-se pela data do dia 11/04”, afirmou a professora. Ela explicou que a justificativa é para que haja mais tempo de se organizar a oferta das disciplinas, adequar essa oferta às condições impostas pela pandemia e às orientações das comissões de biossegurança da Universidade, além da necessidade de férias aos servidores.

De acordo com a Prograd, com o final do segundo semestre de 2021, que acaba no fim de fevereiro de 2022, encerra-se o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE), que permitiu que as aulas fossem ministradas de moto remoto. Assim, o primeiro semestre de 2022 deverá ser presencial, com a possibilidade de até 40% da carga horária dos cursos por meio da Educação à Distância (EaD), regime diferente do REDE, e que precisa de adequações nos projetos pedagógicos dos cursos para ser aplicado.

O Diretor do Campus de Frederico Westphalen, professor Braulio Otomar Caron, informou que encontros semanais vêm sendo realizados desde 2021 entre os conselhos superiores para debater a necessidade do retorno presencial, por conta de recomendação do Ministério da Educação (MEC) e do Governo Federal de não renovar ensinos emergenciais remotos para o ano de 2022. Por isso, o retorno presencial deverá exigir a adoção de medidas de proteção contra a Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento físico e vacinação.

O Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação – Covid-19 da UFSM (COE-E UFSM) é o responsável por instruções normativas e manual de biossegurança, e vem se reunindo constantemente para atualizar as orientações diante da evolução da pandemia. Após sua recomendação, desde 03/02 a UFSM iniciou o levantamento de vacinados e a busca ativa por não vacinados na Instituição. O link de acesso ao formulário é apresentado assim que qualquer pessoa com vínculo ativo junto à Universidade fizer login no Portal do Alunodo Professorde Documentos e do Ponto Eletrônico. São apresentadas três perguntas: se a pessoa já se vacinou contra a Covid-19, quantas doses recebeu, e em caso negativo, o que o levou a não se vacinar ou completar o esquema vacinal. Ainda não houve aprovação de exigência de passaporte vacinal na instituição. Segundo o diretor do Campus FW, inicialmente haverá essa busca ativa junto aos não vacinados ou vacinados parcialmente, para que sejam orientados a completar a imunização.

Reportagem: Karine Flores