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Reestruturação cultural: o aumento de pedidos por delivery em Frederico Westphalen



“Estamos dando foco às campanhas para o delivery, e é um sucesso fenomenal, estamos muito satisfeitos com os resultados”. Em entrevista, o gerente da Vitrola Café, Dilmar Barcarol, destacou sobre o crescimento de pedidos por tele-entrega impulsionados pela pandemia. “As vendas aumentaram significativamente. Atualmente, o delivery representa 15% do faturamento do café. Antes da pandemia representava menos de 2%”, conta Barcarol.

O sistema de compras por delivery, que antes da pandemia já era uma tendência da economia, obteve um crescimento significativo durante o período de distanciamento social. 

Segundo uma publicação da Agência Brasil veiculada em dezembro de 2021, os pedidos por delivery, semanalmente, subiram de 40,5% (antes da pandemia) para 66,1% (durante a pandemia). Para o pós-pandemia, as entregas diminuíram; no entanto, considerando as pessoas que pretendiam continuar com este hábito diariamente, o percentual desceu de 22,1% para 20%.

O portal Terra divulgou, em maio de 2021, uma matéria informando que todo o ramo de entregas cresceu durante o período pandêmico, com um impressionante aumento de 250%. Segundo a reportagem, nas épocas de datas festivas, como a Páscoa e o Natal, os pedidos para entregas eram mais intensos, movimentando tanto o comércio alimentício quanto o de presentes. Torna-se notável que o público utilizou a tecnologia como uma nova forma de presentear – no momento de isolamento, foi uma ferramenta para superar a distância. 

 

A tendência ganhou força

Com a chegada da Covid-19, em março de 2020, a pandemia se instaurou e o mundo dos negócios se viu em estado de choque. Segundo um balanço publicado pelo portal Terra, em março deste ano, mais de 1,4 milhão de empresas fecharam só em 2021. Entre os segmentos mais afetados, estão o comércio varejista, promoção de vendas e empresas do ramo alimentício. 

O gerente Dilmar Barcarol conta que, em meio às incertezas causadas pela propagação do vírus, o delivery se mostrou uma opção, chamou a atenção de empreendedores e cresceu. “Nosso público não era muito do delivery, mas vimos um nicho ali, e hoje já temos uma fatia do nosso faturamento bem significativa através do delivery”, destaca. Muitas empresas observaram, no serviço de entregas, um modo de manterem as vendas, mesmo que a rentabilidade não fosse tão alta, mas tornou-se uma opção e cativou a clientela.

Hoje, a Vitrola Café oferece promoções especiais para pedidos via delivery, o que demonstra que a modalidade chegou para ficar. E não apenas em lanchonetes, restaurantes e cafeterias. Segundo o site do iFood News, até os grandes supermercados norte-americanos, como o Walmart e o Kroger, estão investindo e redesenhando as lojas para facilitar a montagem de pedidos on-line por seus funcionários, buscando acompanhar a tendência e oportunizar a opção a mais pessoas. No Brasil, o sistema de tele-entregas também já é uma realidade crescente em supermercados e lojas do comércio. 

Quem também aderiu ao serviço do delivery foi a sorveteria Skinabon, conhecida na região por sua própria fabricação de sorvetes. Atuando desde 2017, o supervisor da unidade de Frederico Westphalen, Matheus Pereira de Arruda, conta que o movimento antes da pandemia era forte, porém sazonal, devido ao período do inverno não ser tão atrativo para a maioria da clientela. Ele definiu as vendas por delivery nos anos anteriores a 2020 como razoáveis, mas, com o início do isolamento social, o delivery cresceu intensamente. “O delivery foi uma alternativa em meio ao caos da pandemia, e felizmente foi muito rentável. Já tínhamos nossos clientes fiéis e conseguimos continuar entregando sabor através das entregas”, comenta Arruda. 

Com o Cabeção Burguer, os números não foram diferentes. O food truck, que é um dos mais conhecidos na cidade, também possui um grande volume de vendas pelo sistema de tele-entregas. Segundo Renan Krzyzaniak, proprietário da hamburgueria, os pedidos por delivery sempre mantiveram constância, desde a sua inauguração, há 4 anos. No período mais intenso do distanciamento social, a movimentação aumentou, e agora também se mantém nivelada. O que diferencia o estabelecimento dos outros citados nesta reportagem é que ele não está presente nos aplicativos de delivery da cidade.

 

Aplicativo de delivery foi o elo 

Aplicativos como o Delivery Much, por exemplo, foram essenciais para a manutenção das atividades de muitos estabelecimentos em Frederico Westphalen. Segundo o sócio-proprietário e administrador do app, que entrou em funcionamento no ano de 2018 na cidade, Guilherme Bernardi, houve “uma busca expressiva por parte de empresários do ramo alimentício no período pandêmico”, fato que se deve ao notável crescimento do número em pedidos por delivery. Hoje, o aplicativo tem parceria com 78 estabelecimentos, dentre pizzarias, hamburguerias, sorveterias, restaurantes e um supermercado.

Ainda segundo Bernardi, o Delivery Much não cobra taxa de adesão e trabalha com metas mensais, o que facilita o trabalho das empresas, que mantêm os mesmos preços do atendimento presencial no aplicativo. Outro fator responsável pelo sucesso da parceria envolve as condições especiais lançadas em determinados dias da semana, como cupons de desconto ou descontos específicos em determinados produtos. 

No último mês de junho, o Delivery Much de Frederico Westphalen ficou em oitavo lugar no ranking nacional de desenvolvimento do projeto, fato que também pode ser considerado uma consequência dos bons resultados obtidos pelo sucesso do delivery.

 

Prospecções para o futuro 

Apesar da resistência de uma pequena porcentagem do público em fazer o seu pedido pelo aplicativo, os números fornecidos pela administração do Delivery Much comprovam: a tendência deve permanecer pelos próximos anos. De janeiro de 2019 até agosto de 2022, houve um aumento de 32.007 pedidos. Até o início deste mês, foram computadas 477 entregas. 

Para Bernardi, a ideia é seguir desenvolvendo parcerias e produzindo condições para alcançar um público cada vez maior em Frederico Westphalen. Pode-se dizer que esse sistema de entregas é uma reestruturação cultural da sociedade atual. Afinal, em um cotidiano com rotinas aceleradas e falta de tempo, o delivery é uma excelente opção para quem não abre mão de consumir as refeições essenciais, tanto no dia a dia como em programações especiais.

Texto: Amanda Spohr Demamann, Francisco Carvalho, Leonardo da Silva Toniazzo

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