Ir para o conteúdo EDUCOM Ir para o menu EDUCOM Ir para a busca no site EDUCOM Ir para o rodapé EDUCOM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sobre

O programa consiste em uma proposta pedagógica que utiliza as mídias a serviço da educação. Objetiva desenvolver habilidades comunicacionais voltadas para leitura, escrita, pesquisa e produção coletiva de produtos comunicacionais, estimular a produção de produtos midiáticos voltados ‘a qualificação do processo de ensino aprendizagem bem como para o desenvolvimento do protagonismo juvenil.

Para tanto, é desenvolvido um conjunto de ações articuladas em forma de oficinas (alunos) e cursos (professores), fazendo uso dos recursos e das diversas linguagens pertinentes às TICs. Os beneficiados são alunos e professores de Escolas Públicas integrantes da 8ª CRE–SM (oficinas), professores de Escolas Públicas – SEDUC/RS (curso teórico-prático); monitores da política pública Mais Educação atuantes em Escolas públicas integrantes da 8º. CRE/SM e da SMED/SM (curso teórico-prático).

A ideia é o empoderamento comunicacional de professores e alunos do Ensino Básico para transformá-los em produtores de conhecimento e agentes de transformação social, multiplicando e intervindo diretamente na realidade em que vivem.

Os participantes serão convidados a refletir sobre a mídia e a produzir conteúdos sobre temáticas relacionadas ao cotidiano, favorecendo a troca de saberes, o protagonismo juvenil e o exercício da cidadania. A metodologia é dialógica e participativa coerente com a Educomunicação.

O foco se dá no processo participativo de desenvolvimento dos participantes e não apenas no produto final. Portanto, pretende-se contribuir para construção de uma educação pública de elevado padrão de qualidade, bem como ampliar o potencial transformador de práticas educomunicacionais mobilizando os atores do 3º. Setor e da comunidade educativa superior e fundamental.

 

Coordenação Geral

Professores Participantes