Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra

Estudantes de Jornalismo da UFSM-FW produzem podcast sobre Políticas Públicas em Comunicação e Pandemia

Produto da disciplina de Políticas Públicas em Comunicação do Departamento de Ciências da Comunicação, o podcast "Cenário das Políticas Públicas - Especial Covid-19" é lançado pela Agência Íntegra.

Produto da disciplina de Políticas Públicas em Comunicação do Departamento de Ciências da Comunicação, o podcast “Cenário das Políticas Públicas – Especial Covid-19” é lançado pela Agência Íntegra.

Tanto profissionais jornalistas quanto relações-públicas formados pelo Departamento de Ciências de Comunicação da UFSM-FW são capacitados para refletir e agir frente as Políticas Públicas, principalmente as que garantem o direito ao acesso e democratização da informação e comunicação. Neste semestre, os estudantes de Jornalismo matriculados na disciplina de Políticas Públicas em Comunicação (PCC), ministrada pela professora Dra. Cláudia Herte de Moraes, vem produzindo o podcast “Cenário das Políticas Públicas”. Os estudantes abordam as principais temáticas relacionando-as à pandemia de coronavírus, em uma série chamada “Especial COVID-19”.

O cenário de incertezas e crises na conjuntura mundial evidencia a urgência de se pensar a circulação das Políticas Públicas e a necessidade dos agentes garantirem a eficiência, eficácia e efetividade das implementações das garantias constitucionais. Com isso, na disciplina, os estudantes de Jornalismo pensam em formas textuais e sonoras para articular as informações do contexto da pandemia, colocar em pauta a importância das Políticas Públicas e garantir o acesso e entendido à comunidade. A divulgação e circulação desses conteúdos é realizada pela Agência Experimental de Comunicação Íntegra.

A temporada Especial COVID-19 tem por objetivo impulsionar a reflexão e a circulação das Políticas Públicas e a atuação de agentes que as constroem no período de pandemia de coronavírus. Os episódios abordam a atuação do(s)/da(s) Política partidária, Poder Legislativo, Organizações Não-Governamentais (ONGs), Imprensa, Poder Executivo, Empresas e Entidades Representativas. A divulgação do podcast e de conteúdos em texto será feita diariamente no feed de notícias do site da Íntegra.

Especial COVID-19: Direito à comunicação e a Comunicação Pública enfatizando a crise da pandemia do coronavírus, publicado na segunda-feira do dia 11/05, debate a complexidade da política partidária no contexto de pandemia.
Especial COVID-19: O Poder Legislativo, publicado na terça-feira do dia 12/05, debate sobre a atuação do poder legislativo nesta crise da pandemia.
Especial COVID-19: Organizações Não-Governamentais, publicado na quarta-feira do dia 13/05, debate sobre a atuação das Organizações Não-Governamentais nesta crise da pandemia.
Especial COVID-19: Informação e prevenção são os melhores remédios, publicado na quinta-feira do dia 14/05, debate sobre a atuação da Imprensa nesta crise da pandemia.
Especial COVID-19: O Poder Executivo, publicado na sexta-feira do dia 15/05, debate sobre a atuação do Poder Executivo nesta crise da pandemia.
Especial COVID-19: Empresas, publicado no sábado do dia 16/05, debate a atuação das Empresas nesta crise da pandemia.

Os podcasts já vem sendo utilizados como metodologia de ensino na disciplina em PPC Jornalismo desde 2019. Neste semestre, com a necessidade de isolamento e aulas remotas, a produção foi adaptada. Organizados em grupos, as e os estudantes elaboram os roteiros e gravam os episódios por meio das tecnologias disponíveis em casa. A edição final é realizada com a colaboração de bolsistas da Agência Íntegra e do técnico de som da Universidade, Mateus Scherer.

O papel da Íntegra é articular e divulgar a produção dos estudantes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, contribuindo para democratizar o acesso à informação e à educação, incentivar a Ciência e promover a cidadania comunicativa! Para saber mais, acompanhe a Íntegra em todas as plataformas!

Identidade Visual do Cenário das Políticas Públicas: Especial COVID-19

Você sabe o que são políticas públicas?

As Políticas Públicas segundo Danilo Andrade, “são um conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos (nacionais, estaduais ou municipais) com a participação, direta ou indireta, de entes públicos ou privados que visam assegurar determinado direito de cidadania para vários grupos da sociedade ou para determinado segmento social, cultural, étnico ou econômico. Ou seja, correspondem a direitos assegurados na Constituição.”

Nessa contextualização genérica, podemos evidenciar três aspectos principais: A) as políticas públicas ocorre somente com a participação coletiva de diferentes públicos, B) com o objetivo de assegurar e desenvolver direitos que envolve a cidadania e C) que demanda da Comunicação como ferramenta primordial para sua construção e circulação.

Para acompanhar mais sobre Políticas Públicas, entre na nossa aba que arquiva todos conteúdos produzidos sobre o campo!

Por Kawê Veronezi
Orientado pela professora Mirian Quadros