Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra

Agência Íntegra promove ações digitais durante a quarentena

Agência experimental dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da UFSM-FW desenvolve projeto de ensino que visa a integração entre os estudantes, mesmo durante a pandemia

A integração entre estudantes e docentes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da UFSM-FW é um dos principais focos do trabalho desenvolvido pela Agência Experimental de Comunicação Íntegra, laboratório didático vinculado ao Departamento de Ciências da Comunicação (Decom). Durante a pandemia, porém, as atividades presenciais tiveram que ser substituídas por ações digitais, como lives, vídeos, curadoria de conteúdos, divulgação de produções estudantis, entre outras.

Desde o início deste ano, a Agência desenvolve o projeto de ensino “MovimentAção: comunicação para a formação profissional e cidadã por meio da Agência Íntegra”. O projeto tem como objetivo promover a articulação de ações e projetos, de modo multi e interdisciplinar, a partir do alinhamento a temáticas sociais relevantes. Neste ano, a temática escolhida foi a “sustentabilidade”.

Com o isolamento social, a Agência vem atuando de forma remota. Redes sociais como o Instagram (@integraufsm) e o Facebook (@integraufsmfw), além do site institucional e do Youtube, passaram a ser os principais palcos para as ações da Íntegra.

Lives, curadoria e engajamento

Entre as principais atividades da Agência durante a quarentena, estão a realização de lives no Instagram, contando com a participação de professores do próprio departamento, que discutem aspectos relevantes da comunicação relacionados à pandemia e à sustentabilidade. A professora Cláudia Moraes e o professor Reges Schwaab foram os primeiros a participar, abordando, respectivamente, a “Educomunicação Socioambiental” e o “Jornalismo em tempos de incertezas”.

Associadas às discussões iniciadas nas lives, a Agência ainda oferece, também em seu perfil no Instagram, curadoria de conteúdos relacionados e prepara um novo quadro, o “Fala que eu Discuto”, que pretende ampliar o debate por meio de perguntas direcionadas aos professores participantes. Também em seus perfis nas redes sociais, são divulgados projetos institucionais relacionados à COVID-19, dicas culturais, de entretenimento e saúde mental, além de campanha externas, como a Marcha Virtual pela Ciências, ocorrida na última quinta-feira (07).

Produções dos estudantes

Outra ação que vem sendo desenvolvida é a divulgação de atividades didáticas, realizadas no âmbito das disciplinas. Entre elas, destaque para o podcast “Cenário das Políticas Públicas – Especial Covid-19”, produzido por estudantes do curso de Jornalismo, na disciplina de Políticas Públicas em Comunicação, ministrada pela professora Cláudia  Moraes. Divulgados diariamente no site da Agência, os episódios do podcast refletem sobre a atuação dos agentes públicos na pandemia de coronavírus.

Ainda no site da Íntegra estão sendo publicadas notícias e notas sobre a situação dos projetos desenvolvidos por pesquisadores do campus durante a quarentena. Os textos são produzidos por estudantes de Jornalismo na disciplina de Redação Jornalística I, ministrada pela professora Andrea Weber. Fora a participação da Agência na Marcha Virtual pela Ciência com a iniciativa “Divulga TCC”, que da visibilidade as produções científicas do departamento.

Calendário

Nesta semana, a Agência lança seu novo quadro. Na primeira edição do Fala que eu Discuto, os professores Reges e Cláudia respondem perguntas enviadas por estudantes.  O conteúdo em vídeo será disponibilizado no Youtube, no sábado (16).

Na próxima semana, o professor Jones Machado, do curso de Relações Públicas, será o convidado da live da Íntegra no Instagram, abordando o tema “Crise, Relações Públicas e Comunicação”. A live inicia às 19h30 e é aberta a todos os interessados.

Apresentação da Agência e do projeto de ensino.

Texto e coordenação por Mirian Quadros
Pré e Pós produção por Kawê Veronezi
Produção por André Luis, Fernanda Rodrigues, Gabriel R., Pâmela Francelino e Zylda Bêngochea