Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra

Projeto que visa melhorar o conjunto de hardware dos aparelhos eletrônicos sofre leves impactos em relação à pandemia Covi-19.

O professor Rodrigo De Vit da UFSM-FW conta com a participação dos parceiros em Santa Maria e Poá para a revisão dos resultados.

Por Maria Mariana do Nascimento Silva.
Pela disciplina de Redação Jornalística I.
Orientado pela professora Andréa Weber.

O professor Rodrigo De Vit doutor em Ciência da Computação pela PUCRS e professor no curso de Sistema da Computação na UFSM no campus Frederico Westphalen desenvolveu um projeto de pesquisa chamado ‘’Inferência sobre encontros de nodos móveis para aperfeiçoamento de serviços em manets e dtns‘’ . Apesar do momento atípico que estamos enfrentando o projeto não sofreu grandes impactos. ‘’Como o projeto estava em fase inicial e eu ainda não tinha alunos trabalhando, pouca coisa foi afetada. Sigo o ritmo normal de trabalho.’’ Diz Rodrigo , que também acrescenta‘’. Dado o caráter técnico do projeto, preciso contar com alunos de final de Curso (Graduação) ou de Mestrado; dado que agora estamos em situação de exceção gerada pela pandemia, me encontro trabalhando sozinho no projeto’’.

O projeto consiste em gerar mapas de encontro entre nodos e apresentar uma resolução mais prática , melhorando algumas falhas que aparecem nos hardwares que se não existissem poderiam potencializar o seu uso . O intuito é ‘’consertar’’ esses problemas fazendo com que os aparelhos parem de ‘’travar’’ quando estão sendo usados e consumam menos energia.

‘’Cada dia mais os smartphones e computadores móveis se tornam onipresentes em nosso cotidiano. Para que tudo funcione corretamente neste mundo virtual de Redes Sociais, Jogos Online e Streaming de áudio e vídeo, estes aparelhos devem ter um bom conjunto de hardware integrado por um complexo projeto de software (Programação de Computadores) que integre as Redes de Computadores (Infraestrutura) e os Sistemas Distribuídos (Internet) em algo útil e que, principalmente, não “trave” (tenha Tolerância a Falhas). Tais tópicos cobrem tudo aquilo que as aplicações móveis distribuídas precisam conter para bem desempenhar suas ações futuras’’ Explica o professor, relatando a importância de seu trabalho.

O projeto do professor Rodrigo De Vit sobre o melhoramento de Hardwares continua em andamento apesar da Covid-19

O projeto ‘’Inferência sobre encontros de nodos móveis para aperfeiçoamento de serviços em manets e dtns‘’ criado pelo professor Rodrigo De Vit na UFSM-FW , visa concertar as falhas que os hardwares ainda possuem promovendo um melhor funcionamento para os usuários . O projeto sofreu leves impactos com o momento de isolamento devido ao fato de que ainda está no início . O professor segue trabalhando sozinho e contando com a participação dos parceiros em Santa Maria e Poá para a revisão do projeto.

Íntegra – Agência Experimental de Comunicação – Laboratório didático do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen.