Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra

Atividades práticas são suspensas em projeto de “capacitação para o tratamento descentralizado de esgoto na zona rural” devido à pandemia do Covid-19. Projeto que conta com a colaboração de instituições têm atraso em atividades práticas devido ao isolamento social

Por Karine Rodrigue.
Pela disciplina de Redação Jornalística I.
Orientado pela professora Andréa Weber.

A coordenadora da pesquisa, Samara Terezinha Decezaro, docente do Departamento de Engenharia e Tecnologia Ambiental, detalhou que devido à pandemia, o projeto teve seus planos adiados. O projeto previa o início de suas atividades no primeiro semestre de 2020.
Com a pandemia do Covid-19 e o isolamento social as reuniões, palestras e oficinas que seriam realizadas no primeiro e segundo semestre de 2020 tiveram que ser adiadas.

O projeto iniciara no primeiro semestre de 2020 e previa o termino no segundo semestre de 2024. O grupo espera que, ao fim do projeto, a comunidade rural possua mais conscientização da necessidade do tratamento de esgoto e que sejam implantados novos sistemas de tratamento de esgoto descentralizados nas comunidades rurais.

O projeto de extensão visa levar os conhecimentos obtidos pelo curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFSM campus Frederico Westphalen à comunidade rural, e atua com o Departamento de Engenharia e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria, Secretarias de Meio Ambiente de municípios da região e Emater/RS-Ascar. O propósito é conscientizar grupos rurais da importância do tratamento de esgoto e o interesse pela implantação na sua propriedade.

Projeto de extensão sobre tratamento de esgoto sofre alterações com o isolamento social.

Projeto de extensão de “Capacitação para o tratamento descentralizado de esgoto na zona rural” teve atraso no início das atividades práticas. O projeto de extensão é composto por palestras, reuniões e oficinas e tem como público-alvo indivíduos da comunidade rural. O projeto visa conscientizar sobre a importância do tratamento de esgoto nas zonas rurais. Após o fim do isolamento social, o grupo pretende voltar com as atividades práticas do projeto e realizar os propósitos definidos.

Íntegra – Agência Experimental de Comunicação – Laboratório didático de Ensino do Departamento da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen.