Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra

Projeto da UFSM, campus Frederico Westphalen, cria projeto de monitoramento ao covid-19

Projeto da UFSM, campus Frederico Westphalen cria projeto de monitoramento ao covid-19. De acordo com o professor de Engenharia Florestal da UFSM, campus Frederico Westphalen, o projeto foi criado no mês de março deste ano, para suprir as dúvidas e monitorar a pandemia do Covid-19, com atualizações de nível municipal.

Por Ana Julia Broc Juvenassi.
Pela disciplina Redação Jornalística I.
Orientado pela professora Andréa Weber.

Com o distanciamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus, o projeto
“Geotecnologias aplicadas no mapeamento e monitoramento de doenças infectocontagiosas”, foi criado para passar informações geoespaciais sobre casos do novo coronavírus através de um site de monitoramento. “Observei que haviam várias fontes de informação, vários meios divulgando sobre o Covid-19, e havia informações que achava que eram relevantes”, relata o professor Sandro Luciano Barreto Fensterseifer. De acordo com Fensterseifer, devido ao distanciamento social, o projeto não tem participação dos alunos, mas existem vagas disponíveis para alunos interessados.

Um dos primeiros avanços do projeto foi a criação do site passando por vários avanços do sistema, como elaboração, testes e o resultado final, levando informações com números de casos confirmados, números de leitos, entre outras informações. Contendo atualizações do seu banco de dados, às 20 horas do fuso horário de Brasília, o site disponibiliza informações geoespaciais que complementam os dados repassados ao Rio Grande do Sul sobre a pandemia do Covid-19.

Professor relata que o principal objetivo do projeto sobre monitoramento da covid-19 é levar informações acessíveis à sociedade

O projeto “Geotecnologias aplicadas no mapeamento e monitoramento de doenças infectocontagiosas”, que tem como supervisor o professor Sandro Luciano Barreto Fensterseifer do coordenador foi criado para levar dados sobre a Covid-19, monitorando dados sobre casos do novo coronavírus e atualizando o banco de dados diariamente sobre os casos, óbitos, número de leitos, dentre outras informações. De acordo com Fensterseifer, a pesquisa passou por muitas fases até o resultado final da criação do site, desenvolvimento e testes. O site leva até a sociedade informações geoespaciais tirando dúvidas sobre os novos casos. O responsável por todo projeto é o professor, mas disponibiliza vagas para alunos interessados na iniciativa.

Íntegra – Agência Experimental de Comunicação – Laboratório Didático de Ensino do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen