Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra

“Comunicação para Transformar” com Vera Martins

A live é a quarta realizada pela Agência Íntegra através do projeto MovimentAção, que busca divulgar, promover e elaborar atividades voltadas a disseminação de conhecimento ao público

Por Jéssica Vieira

Na última terça-feira, dia 02 de junho no Instagram da Agência Íntegra foi realizada a live “Comunicação para Transformar”, com a professora Vera Martins, docente na Universidade Federal de Santa Maria – campus Frederico Westphalen. A professora de Relações Públicas e Jornalismo buscou debater a importância de compreendermos a comunicação, de transforma-la, e de identificarmos quem são os atores sociais envolvidos e quais são suas contribuições para com a sociedade.

Ademais, buscou enfatizar a importância de procurarmos referências onde possamos não só absorver conhecimentos e informações, mas que busquemos interrogar essas ações sociais tão naturalizadas na sociedade. A docente ainda debateu sobre a visão hermenêutica critica feminista, teoria da autora feminista Elisabeht Fiorenza.

Com os tópicos “Suspeitar para Aprender”, “Relembrar para Compreender” e “Imaginar para Transformar”, a professora buscou debater sobre a comunicação e como ela é voltada de modo quase automático para as fontes hegemônicas. Ainda citando Fiorenza, a docente debateu sobre a ideia da autora de reivindicar novos valores, aprender com outras matrizes de pensamento, e incluir uma interseccionalidade d classe, gênero e raça.

“Reivindicar, nas nossas narrativas, a comunicação como recurso para fortalecer nossas vivencias de comunidade, sejam on e off line, que nossas narrativas acionem valores para combater o abandono, a solidão e as incertezas do mundo”

A live “Comunicação para Transformar” é a quarta da série de lives realizadas pelo projeto. A Agência Íntegra tem como objetivo com a realização das lives divulgar, mediar e integrar os cursos, professores, departamentos e os estudantes da UFSM-FW através dos debates ofertados pelos professores do Departamento de Ciências da Comunicação – DECOM.

As lives fazem parte do projeto MovimentAção: comunicação para a formação profissional e cidadã por meio da Agência Íntegra, que buscando sensibilizar o público sobre a importância dos debates sociais, políticos e econômicos, além de contribuir com pensamentos críticos voltados a área da sustentabilidade. A primeira foi realizada pela professora e Chefe do Departamento de Ciências da Comunicação Cláudia Moraes, e abordou sobre a Educomunicação Socioambiental; a segunda com o professor Reges Schwaab, que debateu o tema “Jornalismo em Tempos de Incerteza”, e a terceira com o professor Jones Machado, debatendo o tema “Crise, Relações Públicas e Comunicação”. Ambas as lives estão disponíveis no IGTV da Íntegra.