Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra

Comunicação é Arte? Com Joel Felipe Guindani

A live é a quinta realizada pela Agência Íntegra através do projeto MovimentAção, que busca divulgar, promover e elaborar atividades voltadas a disseminação de conhecimento ao público

Por Jéssica Vieira

Na última quinta-feira, dia 18 de junho, no Instagram da Agência Íntegra foi realizada a live “Comunicação é Arte?”, com a professor Joel Felipe Guindani, docente na Universidade Federal de Santa Maria – campus Frederico Westphalen.

O professor de Relações Públicas e Jornalismo buscou debater a importância de compreendermos a comunicação e sua interligação com a arte, a história da arte na sociedade e a sua perspectiva comunicacional e social na contemporaneidade. Ademais, debateu que a comunicação é arte através da trajetória coletiva que a envolve, que advém desde a necessidade do indivíduo de comunicar-se com os demais utilizando-se da arte rupestre, presente nas antigas civilizações.

“O questionamento comunicação também é arte pode ser refletido à luz das reflexões da filosofia da arte e também das tecnologias e dos conteúdos, como o cinema e o audiovisual contemporâneo, linguagens predominantes nos espaços digitais. Podemos partir de provocações que nos ajudem no entendimento de que a comunicação humana e social pertence, primeiro, às possibilidades do universo simbólico, da necessidade de beleza, de pertencimento, de representação da criatividade”, exemplificou.

A live “Comunicação é Arte?” é a quinta da série de lives realizadas pelo projeto. A Agência Íntegra tem como objetivo com a realização das lives divulgar, mediar e integrar os cursos, professores, departamentos e os estudantes da UFSM-FW através dos debates ofertados pelos professores do Departamento de Ciências da Comunicação – DECOM.

As lives integram o projeto MovimentAção: comunicação para a formação profissional e cidadã por meio da Agência Íntegra, que buscando sensibilizar o público sobre a importância dos debates sociais, políticos e econômicos, além de contribuir com pensamentos críticos voltados a área da sustentabilidade.

A primeira foi realizada pela professora e Chefe do Departamento de Ciências da Comunicação Cláudia Moraes, e abordou sobre a Educomunicação Socioambiental; a segunda com o professor Reges Schwaab, que debateu o tema “Jornalismo em Tempos de Incerteza”, a terceira com o professor Jones Machado, debatendo o tema “Crise, Relações Públicas e Comunicação”, e a quarta com a professora Vera Martins intitulada “Comunicação para Transformar”. Todas as lives estão disponíveis no IGTV da Íntegra.