Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Colabore com a Agência Íntegra no Dia do Orgulho LGBTPIQA+



Você pode enviar seus trabalhos, projetos e fotografias para serem compartilhados nas redes da Agência Íntegra no Dia do Orgulho LGBTPIQA+

Neste mês, dia 28 de junho, comemora-se o Dia do Orgulho LGBTPIQA+. E, pensando na data a Agência Íntegra deseja compartilhar conhecimento e divulgar a importância que o movimento e a sigla representa para milhares de pessoas no mundo todo. Pensando em enfatizar a importância da representatividade, convidamos os alunos, professores e toda a comunidade acadêmica para colaborar com a programação elaborada pela Agência para este dia.

Os interessados em compartilhar seus trabalhos devem entrar em contato com a Agência Íntegra pelo e-mail ou pelo Instagram, que estão disponíveis logo abaixo, e devem encaminhar os seus conteúdos até sexta-feira, dia 26 de junho, até às 17hr.

O que significa a sigla LGBTPIQA+?

A sigla representa uma comunidade de pessoas com orientação sexual e identidade de gênero que divergem da heterossexualidade, ou seja, de pessoas heteronormativas e cisgeneras. Desde de sua criação, em 1994, as letras que englobam a sigla se alteraram com o passar dos anos e foram sendo atualizadas, mudando de GLS (gays, lésbicas e simpatizantes), para GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros) e depois para LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros).

O principal objetivo da criação da sigla foi unir as pessoas que não se identificam com o padrão heteronormativo, e utilizar-se da sigla para obterem sua representatividade social e lutarem por seus direitos. Assim, utilizado as letras LGB, que representam a orientação sexual do indivíduo, sendo as pessoas que se classificam como lésbicas, gays ou bissexuais. E a segunda parte da sigla TQI, representando a classificação de gênero: T (transexuais), Q (queer), I (intersexuais), além do sinal de + que engloba as demais letras da sigla, como o A (assexuais) e o P (pansexuais).

Por que se comemora o Dia do Orgulho LGBTPIQA+?

A data é comemorada mundialmente, desde 1969, quando ocorreu um episódio marcante em Nova Iorque, quando policiais perseguiram cidadãos LGBTPIQA+ que se encontravam no bar Stonewall Inn. Realizando operações constantes naquela área e no recinto. Com o intuito de lembrar das operações incessantes foi organizada pela primeira vez a 1° Parada do Orgulho LGBT, em 1º de Julho de 1970. Atualmente, o dia é comemorado mundialmente e milhares de pessoas comemoram nas ruas de diversos países.

Encaminhe seus conteúdos para o e-mail: agenciaintegra@ufsm.br ou entre em contato via Instagram: @integraufsm

Referências:

Anistia Internacional: https://anistia.org.br/28-de-junho-dia-orgulho-lgbti/#:~:text=28%20de%20junho%20%C3%A9%20o,em%20Nova%20Iorque%2C%20em%201969.

Revista Galileu: https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2020/03/o-que-significam-letras-da-sigla-lgbtqi.html

Por Jéssica Vieira

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-813-3623

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes