Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Das representações para além: visibilidade e reconhecimento LGBTQIAP+ na comunicação



A live promovida em em alusão ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+ buscou promover um debate sobre a historicidade do movimento e suas representações na mídia

Nesta terça-feira, dia 30 de junho, às 19h, ocorreu a sexta live promovida pela Agência Íntegra no Instagram. A live buscou promover um debate sobre a temática do Mês do Orgulho LGBTQIAP+ e o convidado foi o Professor e Doutor em Comunicação, Tainan Pauli Tomazetti, docente vinculado ao Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen.

Na conversa, o docente evidenciou a historicidade do movimento LGBTQIAP+, explicou os conceitos envolvidos no embate entre a diversidade de gênero e orientação sexual diante de uma sociedade hegemônica e comentou sobre as políticas públicas e os direitos civis conquistados pela comunidade e pelo movimento no decorrer dos séculos.

 Tainan também relatou sobre o processo comunicacional envolvido no movimento, e propôs reflexões acerca da representatividade do público LGBTQIAP+ nas mídias, fomentando o debate de como os veículos de comunicação abordam diferentes recortes quando as pautas são relacionadas a temática LGBTQIAP+. E, como as mídias retém um poder de construção de perspectivas através destes processos de comunicação para com a sociedade.

“Nós estamos num patamar de vigilância, enquanto movimento LGBTQIAP+, enquanto movimento feminista, enquanto movimento afrodescendente, nós estamos caminhando para, realmente, essa vigilância, para esse teor de que estamos, de alguma forma, tentando encontrar os melhores caminhos para estarmos representados, para sermos representados.”

A live “Das representações para além: visibilidade e reconhecimento LGBTQIAP+ na comunicação” é a sexta promovida pela Agência Íntegra. As lives integram o projeto “MovimentAção: comunicação para a formação profissional e cidadã” por meio da Agência Íntegra, e buscam sensibilizar o público sobre a importância dos debates sociais, políticos e econômicos, além de contribuir com pensamentos críticos e conhecimento científico.

A primeira live foi realizada pela professora e Chefe do Departamento de Ciências da Comunicação Cláudia Moraes, e abordou sobre a Educomunicação Socioambiental; a segunda com o professor Reges Schwaab, que debateu o tema “Jornalismo em Tempos de Incerteza”, a terceira com o professor Jones Machado, debatendo o tema “Crise, Relações Públicas e Comunicação”, a quarta com a professora Vera Martins intitulada “Comunicação para Transformar”. E a quinta live obteve a temática “Comunicação é Arte”? Com o professor Joel Guindani.

Todas as lives estão disponíveis no IGTV da Íntegra no Instagram.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-813-3650

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes