Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dia Internacional das Mulheres Negras Latina-americanas e Caribenha

Dia Internacional das Mulheres Negras Latina-americanas e Caribenha. Pensando nisso, preparamos algumas indicações e conteúdo para sensibilizar o tema e colocar em pauta a complexidade que envolve o dia! Dividimos o material em 4 páginas!



Agência Íntegra prepara conteúdo para lembrar a importância da data.

Os números de 2019 revelam que as mulheres negras têm uma média salarial 56% menor que a de homens brancos – 3.138 reais para eles e 1.394 reais para elas. Além disso, os lares chefiados exclusivamente por mães solo e negras estão entre os mais vulneráveis: 13,9% não possui abastecimento de água e mais de 40% está sem tratamento de esgoto. Com a pandemia, a situação piorou para todos, principalmente para essas mulheres negras.

Além disso, segundo uma reportagem produzida pelo portal de notícias Alma Preta, em Porto Rico um homem branco, com ensino superior, tem 89% mais chances de entrar no mercado de trabalho, enquanto mulheres negras têm 60% de chance. Outro país da diáspora africana, o Uruguai, tem taxa de desemprego de 7%, que dobra e chega aos 14,3% para elas. Essa desigualdade não é natural. É política e história. E o dia de hoje marca a resistência das mulheres negras na luta por uma sociedade mais justa.

Pensando nisso, preparamos algumas indicações e conteúdo para sensibilizar o tema e colocar em pauta a complexidade que envolve o dia! Dividimos o material em 4 páginas!

Texto de Kawê Veronezi e Pâmela Francelino
Revisão e produção de Fernanda Rodrigues, Pâmela Francelino e Zylda

REFERÊNCIA
Fonte: https://nacoesunidas.org
Fonte:https://www.almapreta.com/editorias/realidade

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-813-3707

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes