Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

A falta de saneamento básico e suas consequências para população



Cerca de 60% a 70% do corpo humano é composto por água. Ela ajuda a hidratar e levar os nutrientes, como oxigênio e sais minerais até as células, além de expulsar as substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e da urina. Já o saneamento básico é importante para a qualidade de vida e o desenvolvimento da sociedade, uma vez que o contato com esgoto e o consumo de água sem tratamento estão ligadas à altas taxas de mortalidade infantil, tendo como principais causas doenças como parasitoses, diarreias, febre tifoide e leptospirose.

Principais países com índices baixos, falta de água potável e saneamento

Apenas 3% de toda a água existente no mundo é potável e boa parte dessa quantidade encontra-se em áreas de difícil ou impossível captação, com destaque para as geleiras. Sendo assim, esse recurso natural é bastante requisitado, pois é imprescindível para a manutenção da vida.

A seguir podemos observar uma lista dos lugares onde essa situação é mais crítica, segundo a Unesco, com a quantidade per capita de água por país, isto é, a disponibilidade de água para cada habitante.

Países Água per capita
Kuwait 10 m³
Emirados Árabes 58 m³
Bahamas 66 m³
Qatar 94 m³
Maldivas103 m³
Líbia 113 m³
Arábia Saudita118 m³
Malta129 m³
Cingapura149 m³
Jordânia 179 m³

Os 3 países com menor taxa de Saneamento Básico do mundo são:

  • 1º) Sudão do Sul. Porcentagem da população que tem acesso a instalações sanitárias: 6,7%
  • 2º) Nigéria. Porcentagem da população que tem acesso a instalações sanitárias:10%
  • 3º) Togo. Porcentagem da população que tem acesso a instalações sanitárias: 11,6%

O Brasil ocupa a 112ª posição no ranking mundial de maior taxa de saneamento.  De acordo com matéria publicada no mês de junho de 2020, pelo G1, cerca de metade da população brasileira não tem acesso sistemas de esgotamento sanitário, o que significa que quase 100 milhões de pessoas, ou 47% dos brasileiros.

Além disso, mais de 16% da população, ou quase 35 milhões de pessoas, não têm acesso à água tratada, e apenas 46% dos esgotos gerados nos país são tratados.

Imagem de Baramares, em Vila Velha, região sem tem saneamento básico — Foto: Wagner Martins/ TV Gazeta

Como é feito o tratamento de água e esgoto:

Tratamento de Esgoto (ETE)

Na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) a água com impurezas que retorna de casas, empresas e indústrias passará por várias etapas para ser despoluída e devolvida ao meio ambiente. Um processo que leva até vinte dias, na fase líquida e sólida, para que sejam retirados todos os dejetos.

Tratamento de água

Já no tratamento de água, o processo é feito em até 5 etapas, passando por vários testes, até chegar à torneira da população, muitas vezes, não chegando até populações pobres, ou remotas. Nas imagens abaixo, podemos notar, que nem sempre, isso acontece.

Para saber mais:

https://www.caesb.df.gov.br/como-a-agua-e-tratada.html
https://www.eosconsultores.com.br/a-importancia-do-saneamento-basico-para-a-sociedade/#:~:text=A%20import%C3%A2ncia%20do%20saneamento%20b%C3%A1sico%20come%C3%A7a%20por%20sua%20influ%C3%AAncia%20na,altas%20taxas%20de%20mortalidade%20infantil>
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/paises-que-menos-possuem-agua-potavel.htm>
https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/06/24/raio-x-do-saneamento-no-brasil-16percent-nao-tem-agua-tratada-e-47percent-nao-tem-acesso-a-rede-de-esgoto.ghtml

ESCOLA DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Saneamento Básico, Dignidade da Pessoa Humana e Realização dos Valores Fundamentais. Curso de desenvolvimento sustentável: Rio de Janeiro, p. 038-048, 04, 11 e 18/junho de 2012. Disponível em:<https://www.emerj.tjrj.jus.br/serieaperfeicoamentodemagistrados/paginas/series/17/desenvolvimento_sustentavel.pdf#page=39> Acesso em: 29 nov. 2020.

FERREIRA, Mateus de Paula; GARCIA, Mariana Silva Duarte. Saneamento básico: meio ambiente e dignidade humana. Dignidade Re-Vista, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 12, july 2017. ISSN 2525-698X. Disponível em: <http://periodicos.puc-rio.br/index.php/dignidaderevista/article/view/393> A LUTA PELO BÁSICO. Instituto Trata Brasil. Produção de Kurundu Filmes. Brasil: São Paulo, 2017. Disponível em: <http://www.tratabrasil.org.br/documentario-a-luta-pelo-basico>

Texto: Ana Julia Broc Juvenassi, Vinicius Gabriel Chequim

Supervisão: Professora Cláudia Moraes, disciplina Comunicação, Cidadania e Ambiente

Especial para Agência Íntegra

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-813-3815

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes