Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra

A UFSM campus Frederico Westphalen é representada em evento internacional de Educação e Comunicação.

A jornalista e professora Cláudia Hertes de Moraes e o estudante de Relações Públicas Kawê da Silva Veronezi apresentam artigo no 10º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação (SIMEDUC)

A aproximação dos processos educativos com os processos comunicativos nunca esteve tão presente como nos dias de hoje. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) são fundamentais nas transformações do modo como nos relacionamos com as informações e com a sociedade, e com isso as aulas virtuais por conta da pandemia da COVID-19 potencializou a ampliação das atividades escolares para além dos muros das escolas.

O 10º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação (SIMEDUC) visa reunir pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação do Brasil e outros países, interessados nos estudos e discussões sobre a relação Educação e Comunicação e as consequências nos processos de aprendizagens dentro e fora do espaço escolar. Com o tema Comunicação, Educação e Sociedade, inicia-se hoje, quarta-feira dia 24 de março de 2021, com três dias de evento.

O Simpósio que é referência em discussões acerca da interdisciplinaridade¹ e transversalidade² entre duas áreas de intervenção: educação e comunicação, conta com a  representação da UFSM campus Frederico Westphalen.

¹ O que é um comum a duas ou a mais disciplinas. Diz respeito ao processo de ligação entre as disciplinas.

²Uma forma de organizar o trabalho didático na qual alguns temas são integrados nas áreas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas.

Presentes na primeira mesa de Comunicações do evento, a jornalista e professora do Departamento de Ciências da Comunicação Cláudia Hertes de Moraes e o estudante de Relações Públicas Kawê da Silva Veronezi, apresentam o artigo que escreveram para publicação nos Anais do evento.

“Educomunicação e Relações Públicas: perspectivas integrativas para a práxis” é uma discussão teórica com  o objetivo de pensar sobre de que forma profissionais comunicólogos podem contribuir com os processos educativos da sociedade em espaços de educação não-formal.

Ao compreender alguns pontos de encontro entre a Comunicação e a Educação, o trabalho científico propõe uma aproximação entre as teorias de Educomunicação e de Relações Públicas. Duas áreas da Comunicação, campo das Ciências Sociais Aplicadas, com intuito de identificar possíveis caminhos na práxis dessa interdisciplinaridade.

A partir da pesquisa, foi possível identificar que com devida atenção ao planejamento estratégico em comunicação nas ações escolares, principalmente dentro das intervenções de atuação e educomunicadores, o processo de ensino-aprendizagem é potencializado e renovado, criando uma rede estratégica de agentes colaboradores.

O artigo será apresentado às 19 horas e posterior publicado nos Anais do evento. Para ter acesso a pesquisa, basta aguardar a publicação dos Anais no site do SIMEDUC

O evento é uma realização do Grupo de Estudo e Pesquisa Comunicação Educação e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Uma parceria com a UNESCO Mil Alliance, ZEITGEIST Educação Cultura e Mídia, Tiradentes Innovation Center, Capes, CNPQ, Editora Universitária tiradentes, Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), Instituto Luciano Barreto Júnior, webQDA – Software de Análise Qualitativa de Dados, Observatório da Educação (OBEDUC), Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC) e Red de Docentes de América Latina y del Caribe (RedDOLAC).