Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Confira a programação do 1º Encontro Educom Mão na Mídia: práxis de resistência e transformação



PROGRAMAÇÃO

1° Encontro Educom Mão na Mídia: Práxis de resistências e transformação

01/12

Roda de Conversa A juventude como agente transformador do mundo

A roda de conversa está direcionada a estudantes de ensino médio, universitários, ativistas sociais, atuantes em movimento estudantil, ambientalistas e demais agentes sociais interessados na mudança social.

Data e horário

01/12/2021 – 10:00 – 12:00 (GTM-03)

Canal do Youtube Mão na Mídia

Nayara Almeida 

Comunicadora, mobilizadora e ativista. Descobriu sua paixão em comunicar, amplificar e defender causas ao longo da sua formação em Ciências Biológicas pela UFRJ, na qual se formou em dezembro de 2019. Na graduação teve experiência na área de evolução, educação ambiental e com ecossistemas urbanos, estudando sobretudo poluição do ar, ilhas de calor e arborização. Ao longo de 2019 mobilizou jovens do norte a sul do Brasil pelo movimento Fridays For Future e pelo Engajamundo. Tem como principais causas: a ação climática, sustentabilidade, juventude e gênero. Acredita que com brilho nos olhos, cuidado e engajamento coletivo somos capazes de mudar o Brasil e o mundo. O mundo é nosso, e por isso luta pra deixá-lo melhor do que encontrou. Participou da COP26 realizada em novembro em Glasgow, na Escócia.

Erik Martins 

Formação acadêmica em Psicologia e Atuação na area, pós graduando em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global.

Experiência profissional como articulador, escritor e colunista com foco em Direitos Humanos e Engajamento da Juventude. Objetivo: Atuar na área de Comunicação e Mídia acessando o espaço da conscientização dos direitos socioambientais em contato com o interlocutor, através de uma expressão realista, mas artística, e voltada para a ação.

Kawê da Silva Veronezi (Mediador)

Formando de Relações Públicas pela UFSM-FW, faz parte do movimento estudantil organizado desde 2014, quando participou da primeira gestão do Grêmio Estudantil. Nos três anos de Grêmio, participou ativamente na discussão estadual sobre “Qual Educação Queremos?”, da Secretaria da Educação de São Paulo, e de espaços formativos de professores e estudantes líderes. Em 2017, no nível superior, foi eleito com a chapa Representa para gestão do Diretório Central de Estudantes da UFSM, e reeleito em 2018 pela chapa Primavera -atual gestão do DCE UFSM. Membro do Programa de Extensão Mão na Mídia desde 2019, trabalha a Educomunicação na qualificação do ensino e no fomento de jovens protagonistas e cidadãos. Voluntário no Programa de extensão Mão na Mídia.


Abertura solene 

Data e horário

01/12/2021 – 19:00 – 19:30 (GTM-03)

Cerimonial com o Patrick

Profª Dra. Eliane dos Santos (coordenadora acadêmica e vice-diretora da UFSM campus Frederico Westphalen)

Profª Lana Campanella (Chefe do Departamento de Ciências da Comunicação, UFSM-FW)

Profª Cláudia Herte de Moraes (Coordenadora do Mão na Mídia,  UFSM-FW)

Cláudia Herte de Moraes

Jornalista e doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no campus de Frederico Westphalen/RS. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, principalmente nas temáticas ambientais, das mudanças climáticas e da educomunicação socioambiental. Coordenadora do Programa de Extensão Mão na Mídia: educomunicação e cidadania. 


Educomunicação e emancipação

Data e horário

01/12/2021 – 19:30 – 20:30 (GTM-03)

Rosane Rosa

Profa. Rosane Rosa (Doutora em Comunicação e Informação, docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFSM e coordenadora do Núcleo ABPEducom Sul (Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação)

Cláudia Herte de Moraes

Jornalista e doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no campus de Frederico Westphalen/RS. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, principalmente nas temáticas ambientais, das mudanças climáticas e da educomunicação socioambiental. Coordenadora do Programa de Extensão Mão na Mídia: educomunicação e cidadania. 

Mediação: profa. Cláudia H. de Moraes (Doutora em Comunicação, Associada da ABPEducom e coordenadora do Mão na Mídia, UFSM)


02/12

Roda de Conversa Informação, comunicação e tecnologia no contexto escolar

Mesa redonda com apresentação de experiências de extensão e pesquisa que tratam da temática tecnologias digitais de comunicação e informação na educação.

Data e horário

02/12/2021 – 09:30 – 11:30 (GTM-03)

Regina Ehlers Bathelt

Graduada em Matemática, Doutora em Educação Matemática (UNESP), coordenadora do projeto de extensão Rede Básica: UFSM em Rede com a Educação Básica. Professora no Departamento de Metodologia de Ensino na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Sidnei Renato Silveira  

Graduado em Informática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor  da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Coordenador do Curso de Licenciatura em Computação a distância (UAB – Universidade Aberta do Brasil).

Ricardo Cocco (Mediador)

Graduado em Filosofia, doutor em Educação (UPF), técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Santa Maria – campus Frederico Westphalen. Participante do Programa Mão na Mídia.


Roda de Conversa Educomunicação e caminhos para ação na comunicação institucional

A proposta desta mesa é discutir o tema trazendo a contribuição de professores de Relações Públicas que atuam e pesquisam temas relacionados à Comunicação Integrada, processos comunicativos institucionais e de mobilização e engajamento.

Data e horário

02/12/2021 – 15:00 – 17:00 (GTM-03)

Jaqueline Quincozes Da Silva Kegler 

Relações Públicas, Dra. em Extensão Rural. Tutora do Programa de Educação Tutorial em Comunicação Social – PETCOM/UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e Desenvolvimento (UFSM). Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Marcus Vinicius de Jesus Bomfim 

Relações Públicas, doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do GT Jovens e Juventude Negra da Cátedra Jean Monnet de Estudos Europeus da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Professor da Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

Mediadora Vera Martins

Relações Públicas, Doutora em Comunicação Midiática. Professora da UFSM/FW.  Integra os grupos de pesquisa Comunicação, Políticas Públicas e Cidadania e RESTO – Laboratório de Práticas Jornalísticas, da UFSM.


03/12

Roda de conversa Direitos Humanos: desafios para Educação-Comunicação

Mesa redonda voltada ao debate sobre os desafios para a Educomunicação no âmbito dos Direitos Humanos. Voltada especialmente a gestores e professores, estudantes e pesquisadores interessados nos caminhos para a construção cidadã.

Data e horário

03/12/2021 – 09:30 – 11:30 (GTM-03)

Sátira Pereira Machado

Jornalista e Mestre em Letras (PUCRS), Doutora (Unisinos) e pós-doutora em Comunicação (UFSM), professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e líder do Grupo de Pesquisa CriaNegra/CNPq. Associada da ABPEducom

Victor de Carli Lopes

Graduado em Relações Internacionais e Mestre em História (UFSM). Servidor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Coordenador do Observatório de Direitos Humanos e do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas

Mediador Patrick Costa Meneghetti

Graduado em Letras e Bacharel em Direito, Doutorando em Direitos Humanos (Unijuí). Membro do Grupo de Trabalho em Direitos Humanos da Justiça Federal do RS. Participante do Programa Mão na Mídia.


Encerramento: Guia Interseccional da Agenda 2030 no Brasil – extensão universitária e a educomunicação

Mesa redonda voltada a professores, estudantes e público em geral para a discussão dos pontos da Agenda 2030 e o papel das universidades e da educação para a implantação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Data e horário

03/12/2021 – 19:30 – 21:30 (GTM-03)

Rudiney Soares Pereira

Engenheiro Florestal, Doutor pela Universidade Federal do Paraná na área de Manejo Florestal, Processamento de Imagens. Professor da Universidade Federal de Santa Maria, Pró-reitor Adjunto de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria e membro da Comissão Agenda 2030.

Rafael Gué Martini 

Graduado em Jornalismo, Doutor em Educação pela Universidade do Minho (PT). Professor da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Coordenador do Laboratório de Educação Linguagem e Arte.

Mediadora Filomena Maria Avelina Bomfim

Professora da Universidade Federal de São João del -Rei (UFSJ), atuando no Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades & Sustentabilidade. Graduada em Jornalismo, Pós-doutora pelo Programa McLuhan em Cultura e Tecnologia (MPCT), da Universidade de Toronto, Canadá,  líder do Grupo de Estudos & Pesquisas em Educomunicação (GEPEducomufsj). Associada da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPeducom).


07/12

Oficina de PodCast

Atividade presencial no campus da UFSM em Frederico Westphalen, no Laboratório de Rádio. Oficina de mídia sonora voltada para estudantes de Ensino Médio da EEEB Sepé Tiaraju. Inscrição na Escola. Vagas limitadas. Obrigatório uso de máscara e demais instruções quanto à situação sanitária (Covid-19).

Data e horário

07/12/2021 – 09:00 – 12:00 (GTM-03)

Local

Laboratório de Rádio – UFSM/FW

Mirian Redin de Quadros

Jornalista, Doutora em Comunicação MIdiática e professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus Frederico Westphalen (RS). Pesquisadora e professora de mídia sonora.

Instrutor Mateus Scherer

Servidor federal atuando na UFSM campus Frederico Westphalen, no Laboratório de Rádio do Departamento de Ciências da Comunicação. Participante do programa Mão na Mídia.

Mediadora Joana Kraemer


08/12

Oficina Será que é fake?: o meu papel no combate à desinformação

Atividade presencial na EEEB Sepé Tiaraju em Frederico Westphalen.  Voltada para Ensino Médio e Anos Finais, a oficina vai trabalhar elementos da educação midiática contra a desinformação. Vagas limitadas. Obrigatório uso de máscara e demais instruções quanto à situação sanitária (Covid-19).

Data e horário

08/12/2021 – 09:00 – 12:00 (GTM-03)

Local

Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju – Frederico Westphalen

Luciana Menezes Carvalho 

Jornalista, Doutora em Comunicação, professora da Universidade Federal de Santra Maria. Participante do Programa Mão na Mídia, coordenadora do projeto de extensão Checagem Da hora, Coordenadora do Curso de Relações Públicas na UFSM-FW. Participante do programa Mão na Mídia.


10/12

Oficina Leitura e Escrita

Destinada a estudantes de Ensino Médio, especialmente da Escola de Educação Básica Sepé Tiaraju, em Frederico Westphalen, a Oficina Leitura e escrita trabalha as habilidades da comunicação escrita em Língua Portuguesa.

Data e horário

10/12/2021 – 09:00 – 12:00

Local

Google Meet (inscritos receberão link)

Márcia Elisa Vanzin Boabaid

Professora da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen (UFSM/FW). Doutora em  Estudos da Linguagem, com ênfase em Análises Textuais, Discursivas e Enunciativas (UFRGS). Mestre em Letras, na área de Estudos Linguísticos (UPF). Pós – graduada em Produção de Textos (UNOESC). Integrante do Grupo de Pesquisa “Língua, Escrita e Sociedade em Perspectiva Enunciativa (CNPq).Coordena o projeto de extensão “UFSM e escola de ensino médio: parceiros de leitura e escrita”. Participa do programa “Mão na Mídia: educomunicação e cidadania”.


Contatos para informações ou dúvidas:

Facebook: facebook.com/maonamidiaufsmfw/

Instagram: https://www.instagram.com/mao.namidia/

Secretaria do evento: maonamidia@ufsm.br

Site para inscrição: https://www.even3.com.br/encontromaonamidia2021/

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-813-3911

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes