Ir para o conteúdo Íntegra Ir para o menu Íntegra Ir para a busca no site Íntegra Ir para o rodapé Íntegra
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pandemia e desperdícios pioram as condições da insegurança alimentar no Brasil



A pandemia do Covid-19, que devastou o mundo todo, trouxe diversas consequências e dentre elas está a crise econômica. Com medidas protetivas necessárias para redução da contaminação do vírus, como o lockdown, houve queda na circulação da moeda e, consequentemente, perdas de emprego, diminuição das oportunidades de trabalho e aumento do trabalho informal, e com isso diversos cidadãos foram jogados novamente na Insegurança Alimentar. Segundo o site Rede Brasil Atual, o percentual atual da fome no país é de 20,5%.

Sem dinheiro para comprar suprimentos básicos, que gradativamente ficam mais caros, alguns brasileiros dependem de doações ou sobras de alimentos. Filas se tornaram comuns, em açougues para comprar ossos que iriam para o lixo, em pontos de doação de comida. Legumes e verduras, entre outros, que comumente eram desperdiçados por mercados e hortifrutis passaram a ser doados, diante dos famintos gerados pela crise.

A conscientização sobre desperdício alimentar, principalmente entre grandes indústrias agrícolas, precisa urgentemente ser abordada. Em média, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, a agricultura mundial consome cerca de 70% do montante de toda água do planeta, isso nos dá uma base de quanto desperdício há nesse meio. Além do gasto exagerado de água, em todo o mundo tem se falado do desperdício de alimentos na própria produção agrícola. De acordo com o site do governo, o Brasil ocupa a décima posição no ranking de países que mais desperdiçam comida no mundo. O percentual estimado é de que 35% de toda produção agrícola vão para o lixo. Ainda segundo o governo, 10% ocorre na colheita, 50% no transporte, 30% nas centrais de abastecimento e 10% entre mercados e consumidores.

Para que haja a erradicação da fome no mundo, é necessário que primeiro se crie o hábito de implantar medidas sustentáveis dentro da Indústria Agrícola. A diminuição do desperdício de alimentos, em conjunto com uma melhoria na economia, traria um novo cenário, no qual a fome seria gradativamente reduzida. É importante lembrar que a insegurança alimentar é fruto de diversos problemas sociais que precisam de solução, mas se cada um for trabalhado devidamente, a erradicação da fome pode ser  uma realidade possível. Um bom exemplo disso são as hortas comunitárias. Nesse tipo de horta, moradores e voluntários de bairros próximos a comunidades participam da plantação e colheita de frutas, legumes e verduras que são, posteriormente, doados a moradores que passam por situação de fome. Uma medida que vem se popularizando em todo o país, promovidas por ongs com o intuito de combater a fome no Brasil.

Dados:

– De acordo com a Rede PENSSAN, 55,2% dos moradores de domicílios brasileiros se encontram em insegurança alimentar, e dentre esses, 9% em situação de fome, ou seja, IA grave.

Veja mais: https://www.fao.org/family-farming/detail/fr/c/1392789/

– De acordo com matéria da CNN a economia e a pandemia são as principais responsáveis por trazer os brasileiros de volta à insegurança alimentar.

Veja mais: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/dia-mundial-da-alimentacao-inseguranca-alimentar-e-como-ela-avanca-no-brasil/

– Documentário: “CowSpiracy”: Disponível na plataforma digital Netflix

Texto: Giulia Cofani, Luiza da Conceição Nunes, Maria Eduarda Cardomingo

Supervisão: Professora Cláudia Moraes, disciplina Comunicação, Cidadania e Ambiente

Especial para Íntegra

Referências:

COWSPIRACY: O SEGREDO DA SUSTENTABILIDADE. Direção: Kip Andersen e Keegan Kuhn. Produção de Kip Andersen e Keegan Kuhn. Estados Unidos: A.U.M. Films e First Spark Media, 2014. Netflix.

DOS SANTOS, Sandra Maria Chaves; MALUF, Renato Sérgio Jamil. Insegurança Alimentar e Covid-19 no Brasil. São Paulo: Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e

Segurança Alimentar (Rede PENSSAN), 2021. ISBN 9786587504193. Disponível em: <http://olheparaafome.com.br/VIGISAN_Inseguranca_alimentar.pdf >.

FONSECA, Nathallia. Dia Mundial da Alimentação: insegurança alimentar e como ela avança no Brasil. CNN Brasil, São Paulo, 16 de outubro de 2021. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/dia-mundial-da-alimentacao-inseguranca-alimentar-e-como-ela-avanca-no-brasil/>. Acesso em: 17 de janeiro de 2022.

Horta comunitária: garanta a segurança alimentar das crianças! Child Fund Brasil. Disponível em: <https://www.childfundbrasil.org.br/>. Acesso em: 17 de janeiro de 2022.

Perdas e desperdício de alimentos. Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento, Brasil. Disponível em <https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/perdas-e-desperdicio-de-alimentos>. Acesso em: 17 de janeiro de 2022.

VALERY, Gabriel. Insegurança alimentar voltou a crescer, e fome atinge 19,1 milhões. Rede Brasil Atual, 13 de outubro de 2021. Cidadania.  Disponível em: <https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2021/10/fome-brasil-19-milhoes-inseguranca-alimentar/>. Acesso em: 17 de janeiro de 2022.

Valor da produção agrícola nacional tem recorde em 2020 com R$ 470,5 bilhões. Governo do Brasil, 23 de setembro de 2021. Noticias: agricultura e pecuária. Disponível em: <https://www.gov.br>. Acesso em: 17 de janeiro de 2022.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-813-3957

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes