Ir para o conteúdo Revista Meio Mundo Ir para o menu Revista Meio Mundo Ir para a busca no site Revista Meio Mundo Ir para o rodapé Revista Meio Mundo
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Na ponta dos pés



CUFA FW promove cursos de ballet gratuitos para a comunidade carente 

 

Desenvolvido há quase três anos, as aulas de ballet são ofertadas uma vez na semana pela professora Carmem Wiroski, e atualmente conta com a participação de 22 crianças na modalidade social.  (Foto: Gabriela Gabbi) 

 

À esquerda, Carmen Wiroski, 24 anos, e Fernanda Mazzonetto, 14 anos, fazendo o movimento “balerrina”. Os ensaios são realizados em horários diferenciados, para atender as diferentes demandas de horários para expandir a quantidade de alunas. A professora explica que o projeto “é muito importante porque dá acesso a cultura, pois as crianças conseguem fazer as aulas de  ballet gratuitamente” (Foto: Gabriela Gabbi) 

 

Os ensaios são realizados na sede da CUFA – Frederico Westphalen, no Bairro Jardim Primavera e mesmo com quatro turmas em andamento em que a professora leciona, existem vagas em aberto. (Foto: Gabriela Gabbi) 

 

A professora conta da importância da dança no desenvolvimento corporal das crianças, “O ballet auxilia a expressão corporal das crianças, além do alongamento, equilíbrio, sociabilização das crianças carentes, trabalho em grupo e do conjunto de movimentos que são executados nas aulas”. A aluna Taís da Silva, 8 anos,  posando para a foto com a pose “borboleta” um dos principais movimentos do Ballet. (Foto: Gabriela Gabbi) 

 

Carmem relata que o crescimento rápido do projeto fez com que a participação de mães e familiares ajudasse a levar as crianças, independente da distância do bairro em que moram. (Foto: Gabriela Gabbi) 

 

 Para Carmem, a principal motivação em dar as aulas, é o “brilho nos olhos” das alunas que tem o sonho de se tornarem bailarinas. “Elas vêm às aulas, se empenham, se dedicam, consigo ver no fundo dos olhos delas a alegria em participarem das aulas, e isso é muito gratificante”, no corredor, a aluna Carolina Barrios, 6 anos, vestida com o seu “Tutu” (roupa que as bailarinas usam) se deslocando para o salão.  (Foto: Gabriela Gabbi)

Um dos objetivos em promover o ballet é a disciplina que a modalidade ensina para transcender o ato de aprender a dançar, para às direcionar num caminho que mais facilmente lhes permitirá oportunidades diferentes ao longo de suas vidas, barrando dificuldades que engole tantos jovens brasileiros. Lembrando que, em função da pandemia da Covid-19, as turmas podem contar com no máximo 7 crianças, com a idade mínima de cinco anos e no máximo 17. (Foto: Gabriela Gabbi)

 

Para fazer a inscrição no curso, basta vir até a sede da CUFA – Frederico Westphalen, que fica na rua Luiz Mazzonetto, 160 – Bairro Jardim Primavera e, trazer documento com foto do responsável e do menor de idade. (Foto: Gabriela Gabbi) 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-760-79

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes