Ir para o conteúdo O QI Ir para o menu O QI Ir para a busca no site O QI Ir para o rodapé O QI

O que é Produção Editorial, afinal?

Por Juliana Piloni Gomes.

Para comemorar os 10 anos do curso de Produção Editorial e os 9 anos de existência da revista O QI, estamos preparando uma edição super especial explorando e discutindo sobre o universo da Produção Editorial e todas as áreas que ela abarca.

Mas o que é Produção Editorial, afinal? Esta é uma questão recorrente quando nos deparamos com o curso pela primeira vez. Até mesmo para aqueles que se encontram já inseridos neste universo é difícil explicá-lo em poucas palavras. Produção Editorial, pela definição mais simples e óbvia, é uma das várias graduações ofertadas pela Universidade Federal de Santa Maria e uma das quatro vertentes da Comunicação Social.

Mas para responder tal questionamento de forma satisfatória, gostaríamos de propor uma segunda questão: Quem somos nós, profissionais da Produção Editorial

Somos diagramadores, revisores, editores, capistas. Somos apaixonados pela arte do audiovisual. Trabalhamos com cinematografia, ilustração, fotografia. Atuamos em jornais, revistas, editoras, agências de comunicação, marketing e publicidade. Somos comunicadores. Nós somos aqueles que possuem a visão e a sensibilidade para conceber ideias e transformá-las em algo concreto e real. Temos o entendimento de como se dão as diversas etapas do processo de concepção de um produto, desde a elaboração do conceito até o momento em que ele deixa de ser uma mera abstração para tornar-se algo palpável.

Temos em nós um pouco do espírito e das competências de todas as habilitações da comunicação. Enquanto indivíduos, acadêmicos e profissionais, somos plurais assim como o curso exige que sejamos: adaptáveis, flexíveis, versáteis, dinâmicos. Aprendemos um pouco de tudo e fazemos de tudo um pouco. Não nos contentamos em ficar limitados à uma coisa ou outra. Eis aqui a verdadeira essência da Produção Editorial. Um curso de gente que gosta de se envolver, de criar e se desafiar. Pois aqui é onde aqueles que estão perdidos em um mar de possibilidades encontram um ambiente propício para aprender sobre si e desenvolver suas aptidões.

Ao longo de nossa jornada acadêmica, o curso nos brinda com diversas oportunidades de expandir nossos conhecimentos e colocá-los em prática em trabalhos realizados nas disciplinas, bem como em projetos de extensão, bolsas, etc. A exemplo disso, O Jogo do Sol e Lua, trabalho desenvolvido na disciplina de Projeto Experimental em Educação pelos alunos Alexandra Martins, Mariana Amaral, Marina Freitas e Vitor Bitencourt em 2018. O trabalho consiste em um REA (Recurso Educacional Aberto) criado com o objetivo de ensinar a respeito da cultura indígena Kaingang de maneira descontraída e lúdica.