Ir para o conteúdo O QI Ir para o menu O QI Ir para a busca no site O QI Ir para o rodapé O QI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curiosidades da Editoração



Por Livia Teixeira de Oliveira

No texto anterior falamos sobre a Produção Editorial na editoração e no design editorial. Nessas áreas, é bem comum que o profissional saiba sobre todos os processos necessários para a publicação de um produto, seja ele físico ou digital. Sendo assim, é preciso saber sobre tipos de papéis, impressão, softwares de diagramação, tipografia e cores. Hoje, viemos esclarecer alguns termos e curiosidades da profissão, como por exemplo:

1. Você sabe o que é ISBN

Bem, é um código numérico criado para identificar um livro através do seu título, autor (a), país, editora e edição. Ou seja, se um livro tiver uma nova edição ou uma reedição com  alguma alteração no texto, é necessário adquirir um novo ISBN. Sua sigla significa “International Standard Book Number, sendo assim, um sistema internacional padronizado para a identificação de livros. 

2. CMYK e RGB – sistema de cores

O sistema CMYK é utilizado para impressão e composto por cor pigmento. Sua sigla é a combinação de 4 cores que, juntas, têm a harmonia perfeita. São elas: ciano (C), magenta (M), amarelo (Y) e preto (K). Já o sistema RGB, representado pelas cores vermelho (R), verde (G) e azul (B), é utilizado em monitores, (celulares, televisão, entre outros) ou seja, em dispositivos que emitem luz. 

3. Tipografia

Basicamente são as letrinhas que escrevemos, porém na nomenclatura correta, quer dizer a impressão dos tipos (fontes). A tipografia nos ajuda a trazer harmonia para o texto, transmitir sensações e a, literalmente, tornar a escrita legível. Ela possui diversas variações e famílias. 

4. Grid

O grid é a ferramenta essencial para manter seu texto ou design alinhado e harmônico. Ele pode ser formado por linhas, curvas, círculos, quadrados e seu principal objetivo é deixar as informações bem organizadas.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-830-110

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes