Ir para o conteúdo O QI Ir para o menu O QI Ir para a busca no site O QI Ir para o rodapé O QI

A missão da Revista O QI ao longo de suas edições

Desde seu nascimento, a revista OQI tem como objetivo ser um produto informativo, atual e de construção conjunta, onde os leitores também são autores. Ao longo dos dez anos de publicação, diversos artigos, entrevistas, poemas, resenhas e obras do gênero foram publicadas de acordo com a temática vigente no momento.

A OQI preza por uma linguagem formal, mas não rebuscada, onde todos podem se beneficiar tendo o prazer de se informar acerca de assuntos do cotidiano ou mesmo dos que rompem a sua bolha.

Como é uma publicação feita por estudantes e dentro de um contexto global no qual as demandas informativas mudam constantemente por diversos motivos, a OQI já tratou de diversos assuntos, justamente por isso a importância de nossos leitores também serem os autores. A informação é dada pelos estudantes, de acordo com suas pesquisas, pensamentos, produções e necessidades.

Podemos perceber a evolução e ao mesmo tempo a diversidade de assuntos dentro da revista analisando suas edições, onde as primeiras publicações focaram no mercado editorial, uma temática relativamente nova, quando o curso de Produção Editorial ainda era novo na Universidade e muitos estudantes estavam envoltos em questionamentos a respeito do mercado editorial, suas plataformas e suportes, eventos e diversidade de leitores.

Com o tempo, assuntos como Cultura Geek foram sendo abordados, fazendo um gancho com as observações feitas anteriormente de como o público recebeu as edições passadas. As publicações foram se tornando mais lúdicas e atrativas, mas sem perder o seu foco: informar. Podemos observar isso em várias edições que retrataram assuntos que conversam com o mercado editorial, mas que abordam isso em diferentes âmbitos, tratando de diversidade sexual, étnica, de gênero e cultural. A OQI deixou de se prender tanto na caixa de publicações impressas e passou a tratar do mercado editorial como um grande conglomerado de manifestações artísticas, em diversas plataformas e produzidas por diferentes pessoas.

Neste ano de comemoração será retratado justamente isso, a arte pela perspectiva da Produção Editorial, com a temática futurista e galáctica que tem por objetivo mostrar como encaramos as formas artísticas: um universo infinito e sempre com coisas a serem exploradas.

Publicado originalmente no blog do WordPress em 14 de Julho de 2021