Ir para o conteúdo O QI Ir para o menu O QI Ir para a busca no site O QI Ir para o rodapé O QI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

A EDIÇÃO ESPECIAL DE 1O ANOS JÁ ESTÁ DISPONÍVEL E O “O-Q1” ESTÁ TE ESPERANDO PARA DECOLAR NESSA VIAGEM AO “UNIVERSARTE” COM A GENTE!

Olá, terráqueos! No dia 06 de dezembro de 2021 aconteceu a nossa live de lançamento da Edição Especial de 10 anos da Revista – O QI, e há boatos de que foi um sucesso! Mas espera aí, você não assistiu? Deixa que a gente te conta o que rolou por lá!

No primeiro bloco da live, como a temática da décima edição é relacionada à arte e seu universo, através de uma roda de conversa com tom informal e bem envolvente, Gabriela Irigoyen, editora independente e de alguns membros da Editora PinCéu: Lincoln Carvalho (editor), Semíramis Paterno (ilustradora e coordenadora editorial), Tuca Pina (autora) e Marina Dias (diagramadora), falaram um pouco sobre o processo artesanal chamado ‘’Livro de Artista’’ e responderam ainda algumas das dúvidas que surgiram ao longo da live.

Gabriela Irigoyen, ao ser questionada sobre suas dificuldades para assumir a posição de editora independente, diz que precisou de muita coragem para se lançar no mercado, por produzir algo de cunho artístico. “Ninguém iria querer publicar os meus livros, só um autor que tem muita vontade de fazer o livro é capaz de fazer’’, afirmou a editora. 

Já a ilustradora Semíramis alegou que seus projetos eram sempre rejeitados pelas editoras, e ela acabou percebendo que talvez não precisasse mais da aprovação de terceiros para lançar seus próprios projetos. Sendo assim, a profissional reforça a importância da persistência como peça chave para o amadurecimento, nos trazendo que “’você percorre um caminho, olha e pensa: eu acho que isso aqui é bom”. 

E não há como deixar de fora essa terceira perspectiva do editor Lincoln, que conta que a editora nasceu de um projeto da ilustradora Semíramis em conjunto com ele. “[…] Eu já tinha uma produtora e já tinha a ideia de montar uma editora, já era um sonho anterior ao conhecimento do projeto da Semíramis, mas aí quando eu ouvi, aquilo me tocou’’, relatou,  e ressaltou que “o que a gente tinha era uma vontade de fazer, um ímpeto’’.  Mas, como sabemos, o processo de começar algo do zero e buscar compreender o mercado onde ele será inserido é complexo e cheio de dificuldades. 

Mas se a primeira parte dessa nossa live já dá vontade de “pedir bis”, imagina o que veio na sequência com o nosso segundo bloco. Onde ocorreu oficialmente o lançamento da Edição Especial de 10 anos da Revista – O QI. Sim! Agora é oficial, ela foi lançada e quem já conseguiu dar uma conferida, sabe que ela veio com tudo!

E para esse momento mais do que especial, pudemos contar com a presença de alguns graduandos do curso de Produção Editorial e que fizeram parte da Equipe Editorial dessa edição: Linda Messias (revisora e preparadora de texto), Renata Costa (capista, designer e arte-finalista), Augusto Grigolo (social media – atuando no blog), Beatriz Della Méa (designer e atuando também na diagramação) e Otávio Vieira (gestor editorial). O grupo comentou sobre como foi esse processo de criação, divisão de tarefas e andamento do projeto, trazendo a visão de quem olha de dentro e criou todo um conceito simbólico e visual, se atendo até mesmo aos menores detalhes.

Na revista, você consegue entender ainda mais sobre esse mundo que buscamos mostrar ao longo dos 10 anos na temática da “UNIVERSARTE”, trabalhando e brincando com a arte e a incorporando no mercado editorial de forma concisa e leve. Além disso, a revista traz várias reportagens interessantes a respeito dos diversos tipos de arte e como elas influem nas áreas pessoais e profissionais da nossa vida. Afinal, na própria edição é possível conectar o tema com o universo artístico no mundo da produção editorial, definindo-o como: “infinito, instigante, e incompreensível”.

Então se você ainda não entendeu o que é UNIVERSARTE, quem é a O-Q1 ou ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre o “Livro de Artista” e sobre como se dá sua inserção no mercado atual por meio das perspectivas desses ilustres profissionais do meio editorial e tem interesse em acessar o conteúdo completo, corre para conferir a live que está gravada no canal do Youtube do PET CISA UFSM, é só acessar o link

Não deixe de conferir essa super edição especialíssima de 10 anos! E como já diria Ferreira Gullar: “A arte existe porque a vida não basta.”