Ir para o conteúdo O QI Ir para o menu O QI Ir para a busca no site O QI Ir para o rodapé O QI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Um pouco sobre o projeto gráfico da 7º Edição

Notaram nossas novas capas do Blog e do Facebook? Já são uma prévia da identidade visual da sétima edição da Revista. Confira um pouquinho do que a Equipe de Projeto Gráfico, composta por Beatriz, Giulia, Jean e João Mateus, contou sobre suas inspirações para a criação.

O projeto gráfico da edição n. 7 da Revista O QI baseia-se no uso de colagens e símbolos. Já que o tema do Dossiê deste ano é “Mix Cultural”, a mistura desses elementos tenta remeter às diferentes culturas existentes. Sua proposta é ser diferente das demais revistas científicas: esteticamente agradável e marcante mas ainda assim simples, de forma que a leitura seja dinâmica.

Agora que a revista entrou oficialmente para o conceito Qualis, ela deve ter um olhar ainda mais atento sobre os caminhos da ciência, da Comunicação e da Produção Editorial. Assim, nada mais apropriado do que apresentar um projeto gráfico voltado aos diferentes “pontos de vista” através da colagem de imagens, que, juntamente com elementos gráficos e textos de diversas temáticas, transmitem a ideia da multiplicidade cultural.

A colagem é a composição feita a partir do uso de materiais de diversas texturas sobrepostos ou colocados lado a lado para a criação de um novo motivo. A expressividade conseguida com a colagem é única e distante de todas as outras texturas, o que levou artistas como Picasso e Georges Braque a utilizarem-se do método. As colagens têm relação com a temática “Mix Cultural” porque a pluralidade artística que permitem enfatiza o choque, a quebra de pré-conceitos e a miscigenação de culturas.

Já os símbolos utilizados na capa e ao longo da diagramação são elementos que permeiam diferentes culturas (celtas, nórdicas, romanas, entre outras) e possuem uma multiplicidade de significados. A escolha desses símbolos afirma mais ainda a temática do Dossiê, além de contrabalancear as tonalidades cinzas adotadas na capa, uma vez que se apresentam na cor roxa.

Ficaram curiosos? Continuem acompanhando o Blog e a página do Facebook para saber das novidades sobre a produção da Revista e visualizar cada vez mais a aplicação do conceito gráfico adotado pela Equipe.

Publicado originalmente no blog do WordPress em 18 de Maio de 2018