Ir para o conteúdo O QI Ir para o menu O QI Ir para a busca no site O QI Ir para o rodapé O QI

Você conhece a história da Revista Experimental O QI?

A O QI está em festa! São dez anos divulgando o conhecimento científico. São dez edições, inúmeros autores e produtores editoriais que contribuíram para dar vida à revista. Mas, afinal, como surgiu a O QI? Quais são suas origens?

Vamos voltar para o ano de 2011, quando o curso de Produção Editorial estava nascendo na FACOS e os então graduandos careciam de laboratórios para praticar o que aprendiam em sala de aula. E assim surge o Laboratório de Pesquisa e Produção de Publicações Científicas (PUBLICA), um espaço para a experimentação de projetos editoriais, atrelado à disciplina de Projeto Experimental em Revistas Científicas.

O PUBLICA tinha como coordenadora a Professora Cláudia Bomfá e foi no prédio 67 da UFSM que alunos camaleônicos da primeira turma de Produção Editorial começaram a dar vida ao experimento com o desenvolvimento conceitual do projeto.

Primeiro aconteceu a capacitação dos alunos para a prática editorial direcionada aos periódicos científicos, com aulas teóricas e práticas experimentais, a fim de apropriarem-se de conceitos e orientações a respeito das publicações científicas. Depois foi a vez de dar título à publicação… Mas sem spoilers! Estamos trabalhando em um post especial para o conceito do nome da nossa querida revista. A partir disso foram definidas as políticas editoriais, o público e as normas para seleção dos trabalhos.

A segunda parte foi o desenvolvimento do projeto editorial, que contou com uma pesquisa de opinião realizada entre os acadêmicos do curso de Produção Editorial, com o propósito de averiguar o perfil, as leituras de interesse e sugestões de conteúdos a serem divulgados. Os alunos receberam orientações sobre gestão editorial, a qual contempla o detalhamento do fluxo do processo editorial, desde o recebimento dos artigos até o processo de avaliação e publicação. Esta fase compreendeu também a definição das sessões temáticas da revista (resenhas, perfil, artigos) a partir dos trabalhos selecionados.

Por fim, foi a vez de elaborar o projeto gráfico. Nesta etapa, foi definido o tipo de papel utilizado para impressão, as cores predominantes nas sessões, fontes dos títulos e conteúdo, as ilustrações (cartoon coletivo e mascote da revista), o layout, o formato da revista, a capa, a disposição do conteúdo, o sumário e as sessões. Ou seja, a carinha que a revista teria na hora de chegar ao leitor.

Mas, pensar uma revista envolve muito mais que estas etapas acima, então fiquem ligados! Nos próximos posts aqui no blog, vamos contar um pouquinho mais sobre o nome, a missão e objetivos da revista. Nossa jornada de volta às origens da O QI está apenas começando!

Publicado originalmente no blog do WordPress em 12 de Julho de 2021