Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

21ª edição



E agora, onde vou morar?
REPORTAGEM: PAOLA BRUM E TAÍSA MEDEIROS  “No dia que vim para a UFSM, me disseram que eu seria encaminhada para as casas do Centro de Eventos. Eu nem sabia o que era. Peguei a chave e me disseram -vai lá…
A insegurança também mora aqui
REPORTAGEM: CALINE GAMBIN, MAYARA SOUTO E MIRELLA JOELS Chovia, não tinha ninguém passando pelos blocos, estava caindo uma tempestade na hora. Fui tomar banho no banheiro do meu bloco. Quando já estava terminando, olhei pra cima para pegar minhas coisas,…
Cultura
Entre o Arco e os acordes
REPORTAGEM: JÚLIA MAIA, LUCIANA TURCATO E VICTÓRIA LOPES COLABORAÇÃO: HELENILTON ALVES E KAMILA RUAS  A vida universitária é corrida: entre ônibus lotados, trabalhos para serem escritos e prazos a serem cumpridos, conciliar os estudos e uma banda pode ser complicado.…
AfricArte
REPORTAGEM: KAMILA RUAS E VICTÓRIA LOPES O Brasil é país com a maior população negra fora do continente africano e apesar disso, ainda é muito precário quando se trata de contar a história,  os costumes, a luta e a cultura…
Saúde
Um espaço para qualidade
REPORTAGEM: AMANDA IUNG E GABRIELLE CORADINI Cuidar da saúde, hoje, tornou-se mais fácil. isso porque existe, cada vez mais, uma gama de opções que atende às necessidades das pessoas preocupadas…
À espera da alegria
REPORTAGEM: BRUNO STEIANS E GIOVANA ALONSO   O Projeto de Estimulação Essencial Motora Aquática para Bebês e Crianças com Deficiência integra o programa Piscina Alegre, que surgiu em 2000 como…
Curso de Odontologia amplia atendimento em novo espaço
 REPORTAGEM: EDUARDO TESCH E LAURA BOESSIO O curso de Odontologia está prestes a desocupar a antiga reitoria e mudar-se definitivamente para o Campus. O novo prédio, localizado atrás do HUSM,…
Estatuinte: discussão, paridade e formulação de um novo estatuto
REPORTAGEM: CRISTINA HAAS E JÚLIA DOTTO Desde a implantação da primeira universidade no Brasil nunca houve uma reforma universitária no país. O que acontece até hoje são adequações feitas conforme…
Empresas juniores conectam a universidade ao mercado empreendedor
REPORTAGEM: MAIRA TRINDADE E MARIANA MACHADO Locais de aprendizagem contato direto com o mercado dos micro e pequenos negócios, as empresas juniores são um laboratório para os alunos que buscam se…
Fique por dentro do JEWC 2016 e da Lei Empresa Júnior
JEWC – Conferência Mundial das Empresas Juniores Entre os dias 20 e 24 de julho de 2016, o Brasil sediará a Conferência Mundial das Empresas Juniores (JEWC). Os cinco dias…
Pós-juniores que hoje são donos do próprio negócio
Case – Alice Foletto  Proprietária do Appiano Ristorante, formada em Administração pela UFSM com especialização em Gestão e Gastronomia em Serviços de Alimentação pela UNISINOS – Porto Alegre, Alice Foletto…
Paralelo
A UFSM durante os anos de chumbo
REPORTAGEM: LUCAS MORO E SUÉLEN LAVARDA Se hoje encontramos uma universidade com espaço para debate e liberdade de expressão, durante o regime militar esses direitos não eram assegurados. A Comissão da Verdade na UFSM foi criada em junho de 2015…
Entrevista
Uma face da democracia brasileira
REPORTAGEM: LUIS FERNANDO FILHO E HELENILTON ALVES A conjuntura política atual necessita de um debate franco e sincero. A narrativa de um suposto “golpe” dividiu o país, polarizou-o. Difundiu opiniões nas mais profundas instâncias da nossa sociedade, entre esquerda e…
Perfil
Coragem é uma palavra feminina
REPORTAGEM: JÚLIA MAIA E LUCIANA TURCATO Maria Helenita Nascimento Bernál saiu de casa para estudar em Santa Maria “com a cara e a coragem”. Em meio à música, educação e política (não partidária, ressalta) marcou a história da UFSM durante…
Comunidade
A arte de fazer sorrir
REPORTAGEM: ANDRESSA MOTTER, BÁRBARA MARMOR E JULIANO CASTRO Inspirar e despertar sorrisos, sem obter remuneração em troca: esta é a missão daqueles que se dedicam ao voluntariado. Em Santa Maria, vários são os projetos e instituições que funcionam com a…
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-714-2967

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes