Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT

A UFSM no seu bolso

A tecnologia dos aplicativos chega com força na UFSM

É natural que, em um mundo com cada vez mais tecnologias, o cotidiano dos seres humanos seja facilitado pelas inovações da área. Hoje, existem recursos que auxiliam, por exemplo, na prática esportiva, na regulação da alimentação, para encomendar um lanche e para precisar a localização de um meio de transporte.

Na UFSM, não é diferente. Os acadêmicos da instituição também contam com aplicativos que os auxiliam. O “UFSM Digital” e o “bUFSM” são os mais populares e mais práticos para o dia a dia do estudante. O primeiro é um aplicativo praticamente completo: você consegue acessar desde o cardápio do Restaurante Universitário (RU) até as suas notas e faltas nas disciplinas. O aplicativo foi lançado em 31 de agosto de 2016, pode ser adquirido gratuitamente na Play Store e já tem cerca de 16.500 downloads. Entretanto, ainda não foi disponibilizado para celulares do sistema iOS.

O segundo é mais recente, foi lançado no início do primeiro semestre de 2018, e é 100% voltado ao Ônibus Circular da UFSM. Ele indica a localização em tempo real do veículo bem como onde se encontram as paradas. Diferente do UFSM Digital, o bUSFM não pode ser baixado em lojas de aplicativos: é um site que pode ser fixado na tela inicial do celular como um aplicativo comum. Segundo a Solve IoT Solutions, grupo desenvolvedor do recurso, cerca de 400 usuários o utilizam diariamente.

A relação do estudante com os aplicativos

Em pesquisa feita através do Formulário do Google com 56 estudantes da UFSM sobre a avaliação e o uso das duas ferramentas, 46,6% disseram estar “parcialmente contemplados” com o UFSM Digital. Além disso, foi solicitado que avaliassem o aplicativo com notas entre 1 a 10. A média obtida foi 8. As maiores reclamações consistem em o aplicativo não estar disponível na “App Store”, da Apple. Também foram sugeridas algumas mudanças: interface mais intuitiva, acesso ao Moodle, inserção do bUFSM, entre outras.

Em relação ao bUFSM, 35,7% relataram estar “completamente contemplados” e avaliaram o recurso com média 6.8. Os usuários reclamaram principalmente da quantidade de vezes que o recurso “sai do ar”, mesmo com Internet. As sugestões se concentram, na sua maioria, em transformá-lo em um aplicativo “de verdade”, disponível nas lojas de aplicativos.

Magdiel Reghelin, 20 anos, estudante do 6º semestre de Zootecnia, conta que os aplicativos acrescentam bastante: “com o bUFSM, a gente sabe como e o momento certo para se deslocar. Da mesma forma, o aplicativo da UFSM disponibiliza os horários de aula, agendamento do RU e horários de ônibus. Isso muda completamente o nosso dia a dia. Facilita 100%”.

Já a acadêmica do 1º semestre de Produção Editorial, Ariadne Quirino, de 18 anos, considera o UFSM Digital “bem completo”. “É muito melhor, porque se eu tivesse sempre que abrir o portal do aluno para fazer o agendamento (do RU) seria muito ruim. Acho que o aplicativo facilita bastante, fica tudo mais fácil.”

Você pode sugerir, reclamar e avaliar os aplicativos de diversas maneiras. O UFSM Digital, desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados (CPD), pode ser avaliado pelas notas e comentários na Play Store, pela OTRS (plataforma disponibilizada pelo CPD, no seu site, para avaliação de serviço), pelo email do Centro ou indo pessoalmente à sede física, localizada próxima à Reitoria.

Se tiver sugestões ou reclamações direcionadas aos criadores do bUFSM, pode-se acessar à página do recurso no Facebook. Muito solicitada pelos usuários, a integração dos dois recursos não tem prazo para acontecer. Segundo Gustavo (diretor do Centro de Processamento de Dados), existe o interesse da sua parte, mas nenhum contato ainda foi feito com os desenvolvedores do bUFSM.

Acessibilidade

Como qualquer universidade de grande porte, a UFSM abriga alunos com distintas características. Os aplicativos, portanto, deveriam atender a todas as demandas, mas não é o que acontece. Cristian Sehnem, membro núcleo de acessibilidade e deficiente visual, conta que o aplicativo é inacessível para ele por não possuir comando de voz.

Entretanto, o problema não se restringe ao UFSM digital, visto que são poucos os aplicativos que “desde o início são pensados para quem possui deficiência visual, leia-se com o desenho universal”, lamenta Cristian. Ele já tentou utilizar o bUFSM, mas não conseguiu. Alega que a questão já foi levada aos desenvolvedores do aplicativo, mas pensa que não é resolvido pela falta de “conhecimentos técnicos de como torná-los acessíveis a usuários com cegueira ou baixa visão”.

UFSM Digital para iPhone

O diretor do Centro de Processamento de Dados da UFSM, Gustavo hiapinotto, explicou que o aplicativo para o iOS já está pronto desde o final do ano passado. Só não foi ao ar ainda por questões burocráticas e financeiras.

DSC_0578A ideia inicial era lançar Android e iOS juntos, mas no caso da Play Store (Android), não houve burocracia e o preço é mais barato. Atualmente, embora haja a demanda, não há prazo para colocar a versão para iPhone no ar.

BASTIDORES

Diariamente, milhares de estudantes de estudantes da UFSM utilizam algum aplicativo da universidade para facilitar seu cotidiano. Esse fato foi o que me motivou a produzir essa matéria. Que aplicativos são esses? Quem os fez? Por que os fez?

Mas a reportagem não se restringiu a isso. Conversei com alguns usuários do UFSM Digital e do bUFSM para saber sobre o seu uso. Apontando suas reclamações, sua frequência de uso e quais as ferramentas mais utilizadas.

Além disso, conversei com os produtores do bUFSM (Solve IoT Solutions) e do UFSM Digital (Centro de Processamento de Dados) para saber mais sobre o processo de criação, manutenção e buscar algumas respostas de determinadas reclamações.

Reportagem: Juan Grings