Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aventure-se com novos idiomas na UFSM



Aprender uma nova língua é um dos requisitos básicos para os estudantes que pretendem se destacar em qualquer área do conhecimento, tanto dentro da academia, como depois de formados, no mercado de trabalho.

A UFSM conta com diversos laboratórios de língua estrangeira que oferecem aulas de idiomas, os quais suprem a necessidade dos estudantes da universidade de aprender um novo idioma, além de proporcionar para os alunos de licenciatura a oportunidade de dar aulas e aprender na prática a profissão. Ou seja, aluno e professor aprendem em conjunto.

Atualmente o programa que mais oferece vagas é o Idioma sem Fronteiras (ISF), onde é possível aprender alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês nas modalidades presenciais e a distância. Segundo o coordenador pedagógico do ISF, Dionei Mathias, cada instituição escolhe quais cursos vão ser ofertados, de acordo com a disponibilidade de recursos humanos e financeiros.

Dionei, que lecionou Alemão através do programa, ressalta que um dos objetivos do Idioma Sem Fronteiras é a internacionalização do Ensino Superior Brasileiro e a melhor qualificação dos estudantes de licenciatura, por meio de práticas em sala de aula. O curso é elaborado através de uma parceria internacional com o país que tem a língua como oficial.

Segundo o aluno de Jornalismo Luan Romero, que fez alemão básico pelo ISF, a disponibilidade de horários é boa, bem como o material disponibilizado. Ele conta que o tempo do curso é razoável, com carga horária suficiente para treinar e fixar o vocabulário, mas não para identificar situações do dia a dia com a língua.

Já na opinião da estudante de Engenharia Sanitária e Ambiental Bruna Schöninger, o horário do curso presencial de alemão não era condizente com o os turnos disponíveis dos alunos, por ser em uma terça à tarde. Segundo ela, o material era muito bom, porém foi elaborado pelo próprio professor, já que os oficiais do ISF demoraram a chegar.

O curso de alemão do Idiomas Sem Fronteiras conta com uma plataforma online, chamada DUO. Ela é totalmente em alemão, uma vez que é desenvolvida

por meio dessa parceria com a Alemanha. Além de um chat para ter aulas e tirar dúvidas com professores nativos, ela conta também com um banco de questões para o aluno praticar o idioma.

Para Bruna, o suporte online é bom e conta com tutores atenciosos. Porém, a plataforma de estudos online dificulta o aprendizado,já que não possui um bom visual e conta com muitos exercícios para cumprir, tornando o curso pesado quando combinado com a graduação.

Ela fez o primeiro nível do curso presencialmente e o segundo online. Para a estudante,durante o período presencial do curso, grandes avanços foram atingidos no aprendizado. Porém,na plataforma onlineos resultados não são os mesmos. Ela não vê grandes avanços nos estudos, já que a presença do professor faz muita falta.

Outro lugar para aprender idiomas é no laboratório Entrelínguas. Ele faz parte do Departamento de Língua Estrangeira da UFSM, que dispõe de aulas de espanhol e português para estrangeiros. O curso, diferentemente do ISF-que é gratuito – cobra um valor pelas aulas, tanto para alunos que possuembenefício socioeconômico (com um valor reduzido, de R$100,00 por R$40,00 mensais) quanto para os que não tem. Os professores são bolsistas da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia, a AGITTEC da UFSM, e o material didático é criado por eles mesmos.

“A experiência é muito enriquecedora, porque além de exercitar e ganhar experiência na profissão eu aprendo a criar material didático, preparar minhas aulas e aprendo a conduzir uma aula para diferentes tipos de alunos. É ótimo ter essa experiência de colocar em prática tudo o que eu aprendi nesses anos de graduação.” Relata a aluna Rafaela Moser, do oitavo semestre de Letras – Espanhol, que já trabalha no Laboratório Entrelínguas há 2 anos.

paola

De acordo com a estudante de Jornalismo Luciana Turcatto, os horários são bem flexíveis para os alunos, já que eles dispõem de várias turmas, chegando a duas ou três do mesmo nível. As aulas são semanais, com duração de uma hora e meia, para evitar que se tornem cansativas. Segundo ela, os materiais eram bem didáticos e a dinâmica da aula permitia que o aprendizadopudesse ser aplicado em situações diárias, como ir ao médico ou a um restaurante. O curso não possui

assistência online, mas as professoras são acessíveis para esclarecer dúvidas através das redes sociais. Cada nível possui uma duração de três meses. “O curso foi muito importante, pois hoje consigo me comunicar, consigo ler, escrever e falar, ao menos o mínimo para se fazer entender”, relata.

Diversas turmas de idiomas são abertas todos os semestres. Para ingressar, basta ficar atento no site institucional da UFSM, onde os editais de seleção são disponibilizados para quem tiver interesse numa formação mais completa. Existem opções pagas e gratuitas.

Além do Idioma Sem Fronteiras e do Entrelínguas existem na UFSM os laboratórios: CELS/LINC (fone: 3220 8984/6183), LABIN (fone: 3220 8410), LABLER (fone: 3220 8089), as turmas e os editais de ingresso podem ser consultadas pelo site . E o PROLETRAS (fone: 3220 6184) pode ser consultado também pelo e-mail proletrasufsm@gmail.com.  Todos eles possuem turmas conforme a demanda de alunos.

 BASTIDORES

A ideia de escrever sobre as oportunidades de aprender um novo idioma dentro da UFSM surge da necessidade de conhecimento de idiomas, como o inglês e o espanhol,  para inserção no mercado de trabalho e também para melhora do desempenho acadêmico, uma vez que muitos artigos e livros não possuem tradução para o português.

Decidido o tema que pretendíamos explorar, realizamos uma enquete online a fim de descobrir a opinião dos estudantes que fazem parte de alguma turma de idioma e entrevistamos aqueles que estavam satisfeitos e insatisfeitos com as aulas.

Após ouvir dos alunos como a construção do conhecimento de um novo idioma acontece em laboratórios como o “Entrelinguas” e o “Idioma Sem Fronteiras”, conversamos com coordenador pedagógico do curso de Alemão do ISF que, de modo muito receptivo, nos recebeu em sua sala de aula e nos ajudou a entender como ingressar e qual os objetivos do programa.

Nossa matéria cumpre seu objetivo ao transmitir para os estudantes como aprender um novo idioma dentro da universidade de um modo gratuito ou com o um valor acessível.

Reportagem: Paola Jung e Iuri Simon

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-714-2623

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes