Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

23ª edição



Mulheres no esporte: um novo ângulo
Historicamente, a humanidade progrediu ao abolir as formas mais flagrantes de desigualdade de gênero. As significativas vitórias nesse sentido apontam para genuínos direitos que foram sendo conquistados na tentativa de posicionar a mulher na sociedade. Para tanto, devemos recordar que…
Cinema no Campus: uma questão de tempo
O cinema é a arte que permite contar todo o tipo de história em diferentes formatos de produções. Nenhuma arte…
A resistência persiste
No dia 17 de agosto de 2017, descobriu-se pichações de suásticas no Diretório Acadêmico do Direito (DLD). Já em 14…
Em memória
UFSM construirá memorial em homenagem às vítimas do incêndio da Boate Kiss  A tragédia do incêndio na Boate Kiss, ocorrida…
Gerais
23ª edição, Geral
Campus de oração
Um espaço para formação de conhecimento e fé Em várias universidades brasileiras, existem grupos de estudos e de oração que manifestam, dentro do ambiente acadêmico, aquilo que é garantido por…
23ª edição, Geral
Aventure-se com novos idiomas na UFSM
Aprender uma nova língua é um dos requisitos básicos para os estudantes que pretendem se destacar em qualquer área do conhecimento, tanto dentro da academia, como depois de formados, no…
23ª edição, Geral
UFSM Noturna
“Lua de prata no céu/ O brilho das estrelas no chão/ Tenho certeza que não sonhava/ A noite linda continuava/ E a voz tão doce que me falava/ O mundo…
23ª edição, Geral
Alunos surdos na UFSM – Incluir é transformar
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua gestual usada pela maioria dos surdos. Reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil pela lei nº 10.436 de 24 de abril de…
Confira outras matérias desta edição
Inclusão: uma luta diária
Nos últimos anos, ampliaram-se as discussões e as práticas voltadas para a integração de estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino superior, mas muito ainda precisa ser feito. De acordo com o portal de notícias G1, no…
Dez anos de reuni
“Prestei vestibular para Engenharia Acústica em 2008, fui aprovada e desde então me apaixonei pela profissão, que até o momento era desconhecida. O legal do curso é que ele não é novo somente na UFSM, mas também no Brasil. Hoje, trabalho em São…
Agricultura familiar e produtos orgânicos
A agricultura teve seu início há mais ou menos 7.500 anos, na região que hoje se encontra o Egito. Nos primeiros passos de domesticação de animais, eles não eram utilizados para o abate, mas sim para o aproveitamento do leite…
Animais no Campus: Terra de todos
Quem atravessa o arco da UFSM em direção ao campus já começa a vê-los. Talvez eles não sejam os frequentadores mais assíduos das salas de aula, mas com certeza são os mais encontrados nos prédios dos mais diversos cursos. Podem…
Nome social: Um avanço na cidadania
Era o vigésimo sétimo dia do mês de março de 2015 quando, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Conselho Universitário (Consu) aprovou a resolução Nº10/2015, que permitiu a transexuais, transgêneros e travestis o uso do nome social no sistema da instituição.…
A vida universitária após os 60
Uma cadeira de balanço na varanda, o som de pássaros cantando ao redor da casa, uma linha de crochê, uma bengala ou curtir um dia monótono. Essas são as cenas que imaginamos quando pensamos na velhice: dias que são sinônimos de descanso e…
Saúde
A Bengala Psicológica do Universitário
Crises de ansiedade são o estopim de vários fatores que atuam sobre cada indivíduo. No meio acadêmico, essas crises podem surgir com mais intensidade diante de uma maior pressão e estresse da universidade. O tabagismo, que sempre esteve muito presente na vida acadêmica,…
Perfil
Molina: uma vida dedicada ao rádio
Há 35 anos, a figura de baixa estatura, magrinha e de cabelos cinzas se dirige ao prédio da Reitoria no campus da Universidade Federal de Santa Maria. Aperta o botão do nono andar no elevador e sobe mais um lance…
Tecnologia
A UFSM no seu bolso
A tecnologia dos aplicativos chega com força na UFSM  É natural que, em um mundo com cada vez mais tecnologias, o cotidiano dos seres humanos seja facilitado pelas inovações da área. Hoje, existem recursos que auxiliam, por exemplo, na prática esportiva, na…
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-714-2965

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes