Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT

EDITORIAL

REOCUPAR

Esta é a 27ª edição da revista .TXT. Depois de dois anos sem o contato físico das relações interpessoais, voltamos para uma edição produzida presencialmente  o que, por um tempo, foi apenas um sonho. Ao retornarmos ao Campus, sentimos os ares de renovação. Por conta disso, neste ano, procuramos destacar projetos que, mesmo com as perdas durante a pandemia, continuaram a prestar serviços à comunidade, exaltando novamente a UFSM em sua melhor forma, de casa cheia.

Em 2022, os temas têm como enfoque a situação dos setores da Universidade e dos estudantes na volta ao ensino presencial. A Casa do Estudante ganha uma referência significativa de um verso do poema “Casa Nova Casa Velha”, de Ricardo Sá, por ser um verdadeiro lar para estudantes. Sobre inclusão e ensino, a edição exibe uma entrevista com a “Aluna de Ouro”, e mostra a importância do esporte inclusivo em ambientes educacionais.

Além disso, a saúde mental dos estudantes durante o processo de adaptação ao retorno das aulas presenciais também foi abordada. Questões como a qualidade do atendimento psicológico aos universitários, a fobia social e o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ganharam evidência nesta edição. A revista revela, inclusive, a vulnerabilidade das mulheres na maternidade, tanto na dor de um luto perinatal, quanto na dificuldade em manter seus filhos e continuar sua vida acadêmica. Outro assunto em pauta é a pobreza menstrual, observada por um viés socioeconômico na UFSM.

Assim como os ônibus que percorrem a cidade de Santa Maria, a .TXT observou os trajetos e os caminhos, em uma reportagem que envolve os desafios do transporte coletivo na volta às salas de aula. Mais um ponto sensível e relevante abordado na revista é o abandono animal. Com projetos como o Zelo, mostramos a luta dentro da Universidade e o que pode ser feito para combatê-lo. No que se refere à Comunidade, também são retratados os benefícios dos brechós à assistência social e ao meio ambiente.

O retorno ao presencial permitiu a volta de práticas esportivas como rugby, futsal e vôlei, proporcionando saúde e entretenimento aos estudantes. Falando em entretenimento, foram abordadas na edição a importância da música como expressão e crescimento, além da reivindicação feita por alunos de Artes e Letras devido à inadequação de seus espaços de ensino, como o teatro Caixa Preta.

A partir de toda a apuração jornalística em torno das reportagens construídas, podemos ter a revista .TXT novamente em nossas mãos e, consequentemente, em circulação. Bem-vindos à 27ª edição!

Clarisse Amaral, Elisa Bedin, Gabriela Wohlenberg e Nicole Pasch

EDITORIAL EDIÇÃO ESPECIAL

ACOLHIMENTO

Após mais de dois longos anos sem a convivência diária, finalmente conseguimos voltar a ocupar os espaços da Universidade, do prédio 21 e da Sala de Redação. O retorno foi comemorado pelos alunos do terceiro semestre de Jornalismo que ainda não haviam tido a oportunidade de se encontrar fora das telas do ensino remoto. Não foram precisas muitas aulas para que logo a incerteza e o medo pela retomada das atividades presenciais desse lugar à esperança, ao acolhimento e à partilha de ideias.

O principal desafio desta edição especial – que abrange produção de três anos – foi agregar algumas reportagens publicadas apenas no site da revista, durante os anos de 2020 e 2021, em função do ensino remoto. A  27ª edição, que está ampliada no site e que pode ser lida por meio de QRCodes, é especial por representar a retomada da revista impressa. Assim, desenvolvemos um selo com os anos – 2020 e 2021 – para identificar que se trata de matérias produzidas durante o período pandêmico.

A ideia da Capa – em que se faz uma releitura da obra “Operários”, produzida em 1933 por Tarsila do Amaral – foi concebida por mentes criativas e inquietas, num momento frutífero em que poder estar próximos e olhar no olho dos/as colegas faz toda a diferença. A arte produzida ganhou vida nas mãos habilidosas e persistentes de Andressa Gonçalves, colega de Publicidade e Propaganda que soube expressar com tamanho detalhamento rostos que representam a diversidade da UFSM e a coletividade que nos une numa universidade pública.

Esta é uma edição especial impressa da .TXT, que busca o resgate de reportagens produzidas nos dois anos anteriores, unidas com as reportagens atuais, com o objetivo de trazer diferentes relatos da Universidade: abordando as incertezas, trazendo esperança e agora contextualizando a retomada da vida no campus. A .TXT persistiu e agora volta a circular pelos diversos ambientes da UFSM para mostrar sua relevância junto à comunidade. Boa leitura!

Viviane Borelli, Karohelen Dias, Milene Aparecida Eichelberger