Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

VOLEIBOL RETOMA AS ATIVIDADES NA UFSM



Voltar a sentir o toque da bola, a emoção de estar dentro de quadra e traçar novos objetivos, são alguns dos sentimentos que marcaram a retomada das atividades da equipe masculina e feminina de voleibol da Universidade.  Com as práticas suspensas desde março de 2020, em razão da Pandemia de Covid-19, os times retomaram os treinos em março de 2022, logo no início do semestre acadêmico. 

Foto em sentido horizontal, colorida, com uma bola de voleibol  em destaque, dentro de uma quadra esportiva. A bola tem cores amarelo e azul. Ao fundo, com uma imagem desfocada, está a quadra de vôlei na cor laranja e as extremidades na cor azul, a rede de vôlei transparente com bordas brancas e oito atletas, todas mulheres que estão em pé, dos dois lados da quadra. 
Na lateral esquerda da imagem, um homem, com roupas pretas e uma touca amarela, em cima de um caixote marrom e segura uma bola de vôlei próxima a rede. Ao fundo o teto com estrutura de metal escura e iluminação em 19 lâmpadas circulares.

O comandante da equipe feminina e professor do Centro de Educação Física (CEFD), Lorenzo Laporta, salienta que após um período conturbado como foi a pandemia, poder voltar às atividades têm sido muito gratificante. Além de trabalharem aspectos técnicos e táticos que são extremamente necessários dentro de quadra, o coletivo e o social se tornam muito importantes nesse momento, pois os times voltam a estarem juntos. 

Apesar do tempo fora das quadras e com times reformulados, ambos têm conseguido evoluir muito bem e trazer bons resultados para a Universidade. Nos dias 11 e 12 de Junho, na cidade de Novo Hamburgo, os grupos disputaram os Jogos Universitários Gaúchos (JUG’s). A equipe masculina conquistou o vice-campeonato e a feminina ficou em 4º lugar. 

Foto em sentido horizontal, colorida, em plano geral aberto, dentro de um ginásio, bem iluminado, onde aparece uma quadra de voleibol nas cores laranja e as extremidades na cor azul, a rede de vôlei transparente com bordas brancas e oito atletas, todos homens que estão em pé dos dois lados da quadra. 
Ao fundo o teto com estrutura de metal escura e iluminação em 21 lâmpadas circulares.

O estudante de Educação Física e responsável técnico da equipe masculina, Lucian Carvalho, relata com expectativa os próximos objetivos para 2022: “Temos como meta a participação e conquista do Campeonato Citadino da cidade, além de buscar competições de um nível próximo ao do JUG’s, para nos prepararmos para o ano que vem e irmos com tudo. Os guris estão preparados e motivados para isso.” 

A troca de experiências que o esporte proporciona sempre vem a somar na vida dos esportistas. Estudante do último semestre de Educação Física, o atleta da equipe masculina, Gabriel Endler, este ano teve a oportunidade de representar a Universidade nos Jogos Universitários Brasileiros de Praia (JUB’s), que ocorreram no  estado do Ceará, pela modalidade de vôlei de praia. 

Gabriel explica que o voleibol trouxe e continua trazendo momentos que são importantes, tanto para o seu crescimento pessoal quanto profissional. “O JUB’s foi meu primeiro campeonato pós-pandemia e foi muito emocionante poder voltar a competir. Mas, além disso, no JUB’s eu pude visualizar e me atentar para coisas que antes, como atleta, eu não dava atenção e que agora, com outro olhar, são coisas que serão extremamente necessárias para a minha vida profissional.”

Foto em sentido horizontal, colorida, dentro de uma quadra esportiva. Em destaque estão duas atletas em movimento que executam o bloqueio. A atleta da direita tem pele clara, cabelos presos e veste um casaco cinza, shorts azul marinho, joelheiras brancas que estão na altura dos tornozelos e calça um tênis na cor branca. A atleta da esquerda tem pele clara, cabelos presos e veste uma camisa vermelha, shorts preto, joelheira preta e calça um tênis na cor nude. 
A quadra de vôlei tem a cor laranja e as extremidades na cor azul, a rede de vôlei é transparente com bordas brancas e sete atletas, todas mulheres que estão em pé, dos dois lados da quadra. 
Na lateral esquerda da imagem, um homem, com roupas pretas e uma touca amarela, em cima de um caixote marrom e segura uma bola de vôlei próxima a rede.

O apoio da família 

O incentivo da família é significativo para os atletas. Motivar e apoiar são os principais pilares para conseguir construir um bom desempenho. A professora municipal de Educação Infantil e mãe de atleta, Clarice Kober, explica a importância do apoio da família: “Competições exigem treinamento e responsabilidade na participação e a família, por sua vez, tem papel fundamental nessa questão, tratando sobre esses aspectos com leveza e naturalidade”. 

Motivados e participando assiduamente dos treinamentos, atletas e comissão técnica estão animados com o retorno. A evolução dentro de quadra é um processo contínuo. A cada dia eles aprimoram suas habilidades, atingem seus objetivos e começam a almejar novos, principalmente quando se trata de um esporte coletivo como o voleibol, onde o grupo  se esforça e trabalha como um todo. As equipes seguem com treinos em ritmo intenso e com muitas expectativas para as próximas competições que estão por vir. 

Foto em sentido horizontal, colorida, com um círculo formado pelas atletas e comissão técnica em destaque, dentro de uma quadra esportiva. Ao fundo, está a quadra de vôlei na cor laranja e as extremidades na cor azul, a rede de vôlei transparente com bordas brancas e dez atletas, todas mulheres que estão em pé, assim como dois homens, que também estão em pé.
Foto em sentido horizontal, colorida, em plano geral aberto, dentro de um ginásio, bem iluminado, onde aparece uma quadra de voleibol nas cores laranja e as extremidades na cor azul, a rede de vôlei transparente com bordas brancas e sete atletas ao fundo da imagem e quatro na frente, todos homens que estão em pé dos dois lados da quadra. 
Ao fundo o teto com estrutura de metal escura e iluminação em 18 lâmpadas circulares.

Reportagem: Mariana Rodrigues de Souza

Fotografia: Gabriel Escobar e Julia Petenon

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-714-3690

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes