Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Caminhos do DTG Noel Guarany frente à pandemia



Como funcionou o Departamento de Tradições Gaúchas da UFSM durante o isolamento e como se encontra atualmente

O Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Noel Guarany é vinculado à UFSM como um Programa de Extensão. Fundado em 22 de outubro de 2005, foi criado com o objetivo de integrar acadêmicos que já possuíam o costume de frequentar o ambiente tradicionalista em suas cidades de origem. O que começou voltado aos estudantes do Centro de Ciências Rurais (CCR), logo tomou proporções maiores, reunindo alunos de diferentes centros. Em 2008, o DTG filiou-se efetivamente ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) como Entidade Plena Estudantil. 

O MTG é um organismo social de natureza nativista, cívica, cultural, literária, artística e folclórica” – https://www.mtg.org.br/o-que-e-mtg/

QUADRO COM AS FORMAÇÕES:

Vinculada à Universidade e tendo filiação ao MTG, sua organização interna se diferencia dos demais Centros de Tradições Gaúchas (CTG). O DTG Noel Guarany, se estrutura da seguinte forma  na atual gestão:

Coordenador do programa: Luciano Zucuni Pes

Patrão: Eduardo Barasuol

Conselho Diretor: Verônica  Lorenset Padoin, Junior de Souza e Eduardo Barasoul

Conselho Adjunto: Gabriela Sarturi Rigão e Mauri Arenhardt

Departamentos: Artístico, Campeiro, Esportes, Jovem, Cultural e Comunicação.

Prendas: Júlia S. Coletto e Maria Cecília Gabbi 

Peão: Anderson Petry 

volta para o texto 

A chama tradicionalista é abalada:

No período entre 2019 e 2020, anterior à pandemia, o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Noel Guarany contava com um quadro de mais de 60 membros ativos, composto por acadêmicos da Universidade e cidadãos da comunidade externa, controle realizado através da Ficha de Sócios. Esse período contou com um dos maiores números de participantes na sua história. 

Segundo o Patrão Eduardo Barasuol, pelo fato do Noel Guarany ser formado, em maioria, por estudantes, o fluxo interno é bem elevado. Alguns participam por poucos meses, outros permanecem durante todo o período de formação, o que gera uma grande movimentação dos membros ativos. 

No dia 16 de Março de 2020, o DTG Noel Guarany publicou oficialmente uma nota informando que as atividades presenciais seriam suspensas devido à pandemia do COVID-19. Por ser vinculado à Universidade, o DTG seguiu todas as recomendações da instituição, incluindo o calendário de pausa e retorno em decorrência do cenário mundial recém vivenciado. O Movimento Tradicionalista Gaúcho, em nível nacional, também lançou orientações, as quais foram seguidas e, durante o período de isolamento, os membros retornaram, majoritariamente, para suas cidades de origem. 

Mantendo a chama do movimento acesa:  

As mídias sociais que já eram de certa forma utilizadas, ganharam maior atenção, e passaram a ser o principal meio para manter os integrantes ativos no meio tradicionalista gaúcho. 

Encontros e eventos remotos foram organizados, a fim de preservar o mínimo de vínculo possível entre os participantes do DTG e também para que o Noel Guarany chegasse ao seu público externo. O DTG precisou se reestruturar e recorrer à criatividade. Uma das ideias foi readaptar as trendings que circulavam nas mídias sociais, como Instagram e Tik Tok, trazendo para o meio tradicionalista. Em 2021 ocorreu uma gincana virtual, na qual as atividades eram enviadas e os participantes encaminhavam vídeos realizando as tarefas. 

Outra atividade que marcou o período foi o 1º VirtuArtchÊ, um rodeio artístico cultural online, idealizado pelo DTG Noel Guarany em Maio de 2021. O sucesso do evento foi tanto que, em outubro do mesmo ano, foi lançada a sua segunda edição, que contou com o apoio da Prefeitura de Santa Maria, por intermédio da Secretaria da Cultura, com premiações em dinheiro, que totalizaram mais de 15 mil reais por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria. 

O Evento contou com categorias individuais e duplas, e respeitou todos os protocolos de segurança contra a COVID-19. Os competidores enviaram vídeos dentro da categoria selecionada durante a inscrição, e a avaliação ocorria remotamente. O resultado era publicado através de uma Live na conta do DTG Noel Guarany no Instagram.

1ª Edição:

Dança de Par

Declamação

Solista Vocal

Danças Gaúchas de Salão

Chula

2º Edição: 

Danças Tradicionais Estilo ENART

Danças Tradicionais Estilo FEGADAN

Danças Gaúchas de Salão

Chula

Declamação

Solista Vocal

Ambas edições contam com as categorias Mirim, Juvenil, Adulta e Veterana. Organizadas de acordo com a idade.

Uma ilustração de um celular e em sua tela está escrito 1º VirtuaArtchê, com a logo do youtube em amarelo acima do texto. Na parte inferior uma barra amarela enfeitada com um ramo de folhas e a logo do DTG Noel Gurany.

As diferenças de um rodeio presencial para o virtual foram sentidas tanto pelos organizadores quanto pelos participantes. As preocupações da organização do evento em como manter o isolamento e fazer todo o processo de inscrição, participação e avaliação de forma totalmente remota marcaram o VirtuArTchê. Já para os competidores, a estranheza em gravar vídeos de si, a falta do público na torcida e no acompanhamento da sua performance foram alguns dos pontos sentidos. Apesar do sucesso do evento, não há interesse em continuar com os rodeios artísticos virtuais, pois no meio tradicionalista gaúcho, a mágica do presencial não pode ser substituída por nenhum outro meio.

Os dançarinos retornam ao tablado:

A água fervendo para o mate, o som da música tradicionalista tocando pelo salão e sapateado enfim retornaram à sede.

O primeiro encontro presencial do DTG Noel Guarany, pós-pandemia, ocorreu em 20 de abril de 2022. O número de participantes foi reduzido, muitos dos membros que retornaram para suas cidades de origem ou terminaram sua formação ou então decidiram permanecer em seus locais devido às oportunidades de trabalho. Mesmo assim, novos integrantes estão chegando ao DTG Noel Guarany e as expectativas são positivas quanto ao crescimento da entidade. 

Para Verônica L. Padoin a palavra-chave desse momento é “vida”. Poder ver o retorno do movimento ao campus da Universidade, ver os membros dançando novamente, trouxe a esperança de que ainda há vida após o caos passado durante a pandemia. A vida retornou ao meio tradicionalista gaúcho.

Foto em um ginásio, no centro os dançarinos estão aos pares em fila formando um semicírculo. O chão é de tablado de madeira marrom, e ao fundo a plateia.

Ainda há um caminho a ser percorrido para se reestruturar e organizar as atividades presenciais. Com os novos participantes, é necessário um período de adaptação, para criar laços entre o grupo, principalmente no departamento artístico, responsável por participar das competições em rodeios artísticos com as danças de salão gaúchas, declamação, canto, entre outras modalidades.

Se você tem interesse em participar do DTG Noel Guarany basta comparecer aos ensaios e solicitar aos responsáveis o seu ingresso no grupo. Lembrando que as porteiras do Noel estão abertas à toda comunidade de Santa Maria, sejam os interessados ligados à Universidade ou não. Para mais informações acesse https://www.instagram.com/dtgnoelguaranyufsm/.

Texto: Chrisiele Nunes K.

Fotos: Chrisiele Nunes K.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-714-3654

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes