Ir para o conteúdo .TXT Ir para o menu .TXT Ir para a busca no site .TXT Ir para o rodapé .TXT
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

MÚSICA COMO EXPRESSÃO E CRESCIMENTO



O desenvolvimento musical na formação e integração da comunidade

A música tem um papel importante na sociedade. Por meio dela, pode-se desenvolver habilidades motoras, cognitivas e de interação social, que interferem nos afetos e impulsos humanos. Segundo o  projeto do Governo Federal “A música na Escola”, de 2012, o som, além de ser processado pelo cérebro, pode alterar a frequência cardíaca e o ritmo respiratório. Mais do que mexer com as reações no organismo, ele tem o poder de modificar estruturalmente o cérebro – o treino musical aumenta o tamanho e a conectividade das áreas cerebrais. Entretanto, atualmente, mesmo com todas as comprovações dos benefícios da música, a legislação que torna obrigatória sua manifestação nas escolas públicas e privadas do país, ainda não permite que esses privilégios sejam alcançados por todos os alunos. 

Como forma de facilitar o acesso à cultura, o programa e o Curso de Extensão em Música da UFSM (Cemus), coordenados por Lucius Batista Mota, visam integrar a comunidade de Santa Maria e região, desde crianças até adultos, para que tenham uma formação musical. Outro objetivo é oferecer aos alunos do Departamento, a chance de vivenciar a docência. As aulas, que acontecem na Antiga Reitoria, no Centro de Santa Maria, têm suas metodologias focadas nas necessidades e nos propósitos dos alunos, para que a música se encontre com as histórias de vida de cada um. 

Para a Doutoranda em Educação, Marília Lopes Heman, aluna do CEMUS, os professores da extensão estão preparados para acolher os interesses dos participantes, que divergem de acordo com suas bagagens. Assim, buscam construir uma dimensão afetiva dos aulistas com a música e tratá-la como um elemento essencial do cotidiano  Outro aspecto é que os universitários possam ministrar aulas, ainda antes da conclusão acadêmica, além de adquirirem experiências, tanto na parte teórica quanto na prática. Característica importante, como destaca o professor de Língua Portuguesa do Colégio Militar, Lucélio Jantuta, que faz parte do programa: “Então, eu preferi que fosse aqui para aproveitar essa oportunidade que a universidade nos proporciona de participar de um projeto que ela direciona à comunidade, somado à qualidade dos alunos oriundos dela”. 

Oportunidades como esta, citada por Lucélio, são possíveis graças ao investimento em projetos de extensão disponibilizados pela UFSM. Na comunidade, o CEMUS atua há mais de 30 anos. Com o passar do tempo, mudou de nome mas não deixou de agir como elo entre a sociedade e a cultura, e ajuda as pessoas a se desenvolverem nessa área. Além disso, atua como facilitador de transformações sociais, ao oferecer aos acadêmicos a oportunidade de dar aulas e, aos que desejam ingressar na graduação, um curso preparatório para o vestibular, como é o caso da Oficina Preparatória para o Teste de Conhecimento Específico em Música da UFSM. 

O estudante de Música e professor do Programa, João Guilherme Tavares Friess, conta que durante a pandemia trabalhou com três alunos que se preparavam para o processo seletivo e, mesmo com as limitações das aulas online, todos conseguiram ingressar na UFSM. Esses resultados provam que o Projeto se mostra comprometido com os propósitos de quem participa. Ao longo de suas três décadas de funcionamento, o Cemus possibilita que o progresso das turmas e dos docentes avance, e que a cultura possa abranger uma maior parcela da sociedade. – Até aqui

“E isso tudo é muito de pertencimento, de estar lá sendo quem você é, e estar aprendendo, apesar das dificuldades.” – Marília Lopes Heman , aluna de violão. 

Ao tratar a música como ferramenta de liberdade e acolhimento, sua relevância alcança sentimentos que podem ser sentidos apenas na musicalidade. Dessa forma, ao passo que o Curso de Extensão contribui para que pessoas das mais variadas idades tenham a oportunidade de iniciar um novo hobby ou habilidade, também cria novos jeitos de expressão e comunicação. Seja para a Oficina Preparatória, para otimizar a relação delas com os instrumentos ou para descobrir novos hobbies. O Cemus é a prova da importância da Instituição pensar em sua comunidade, e faz com que a universidade vá além da sala de aula, cumprindo sua função social.

O Programa de Extensão em Música está disponível no site da UFSM, e pode ser contatado pelo email cemus@ufsm.br ou telefone (55) 99976-0302.

O Programa de Extensão em Música está disponível em: Cursos de Extensão – Música (ufsm.br), para mais informações.

Andreina Possan e Elisa Bedin

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-714-3662

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes