Ir para o conteúdo MSRS Ir para o menu MSRS Ir para a busca no site MSRS Ir para o rodapé MSRS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Para a Comunidade/comece por aqui

Você tem vontade de aprender mais sobre solos mas não sabe por onde começar? Este é um espaço que serve como guia inicial para educar pessoas que não estão acostumadas com o assunto. Aqui, você pode começar suas pesquisas e descobrir curiosidades interessantes sobre os solos.

 

 

 

Por que cuidar do solo?

Ao pensar sobre essa questão, é provável que lhe venha à mente a imagem de um cenário rural. É verdade que a geração de produtos primários como alimentos e insumos agrícolas está intrinsicamente ligada à terra, e, portanto, cuidar dela é preservar nossa fonte de alimento. Entretanto, a importância do solo vai além disso: ele sustenta obras de engenharia, preserva a história de civilizações antigas e de espécies extintas e faz parte do ciclo da água.

Quantos tipos de solo existem? Como posso saber a diferença?

Há solos argilosos, arenosos, humosos e calcários. Eles se caracterizam por diferentes composições químicas e texturas, o que dá a cada um uma utilidade especial. Às vezes, é possível identificar o tipo de solo olhando para ele, por exemplo: os solos humosos têm mais matéria orgânica que os demais (tendem a ser mais escuros), os argilosos são mais avermelhados e finos, os calcários são mais esbranquiçados. Caso queira conhecer exemplos e se aprofundar no assunto, agende uma visita no MSRS. (add link)

 

Como se forma o solo?

Ao longo do tempo, as rochas vão se desgastando num processo que envolve o clima, os organismos, e o relevo. Para se formar um centímetro de solo, podem ser necessários centenas de anos, dependendo do ecossistema em que a rocha mãe se encontra.