Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Assistentes brasileiros de língua portuguesa na França – Ano letivo 2016-2017



Programa
Este programa está aberto a todos os estudantes brasileiros, de 20 a 30 anos de idade, matriculados no mínimo em último ano da graduação no momento de sua candidatura. Os estudantes devem estar matriculados numa universidade brasileira em letras, línguas estrangeiras ou qualquer outro curso e devem ter um bom conhecimento da língua francesa (nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).

O objetivo geral do programa é oferecer a oportunidade a estudantes brasileiros de se familiarizarem com a língua e a civilização francesas, levando às escolas e aos estabelecimentos franceses a autenticidade de sua língua e a riqueza de sua cultura. Desta forma, apenas falantes de língua materna brasileira, que estudem no Brasil, de onde são cidadãos de pleno direito, poderão ser selecionados para este programa. 
Durante sua permanência na França, os assistentes brasileiros, que beneficiarão do status de funcionários temporários do Estado francês, terão a possibilidade de se inscrever numa universidade, desde que a atividade e o curso escolhido não tragam prejuízo à sua função de assistente na escola ou no estabelecimento para onde tiverem sido designados.

Inscrições
Os formulários de inscrição podem ser consultados e retirados do sítio do CIEP, a partir de meados do mês de outubro, nos seguintes endereços:
http://www.ambafrance-br.org/plugins-dist/mae/img/skin/pictos.png) 100% -4599px no-repeat;”>http://www.ciep.fr/assistants-etrangers-france e
http://www.ambafrance-br.org/plugins-dist/mae/img/skin/pictos.png) 100% -4599px no-repeat;”>http://www.ciep.fr/sites/default/files/dossier-inscription-assistant-etranger.pdf

Os candidatos podem indicar a cidade de sua preferência no âmbito das academias escolares participantes do programa tanto na França metropolitana quanto na França ultramarina. Mas são as instituições responsáveis pelo programa que se mantêm soberanas quanto às decisões sobre os locais para onde serão selecionados os candidatos, em função das vagas e do perfil de cada um.

Os candidatos deverão enviar o seu dossiê logo que seja publicado o edital de candidatura para evitar eventuais atrasos postais ou problemas técnicos de correio eletrônico. Os prazos são rigorosos e a data fixada é aquela de recepção pelo destinatário (embaixada ou consulados). Nenhuma exceção será concedida.

Calendário de seleção
Os dossiês deverão ser recepcionados pelos diferentes serviços de cooperação e ação cultural segundo a região de origem do candidato no mais tardar até quarta-feira, dia 02 de dezembro de 2015 (cf. lista abaixo).

1ª etapa: de 03 de dezembro a 11 de dezembro de 2015
Os candidatos selecionados serão chamados para uma entrevista (presencial ou por telefone) e serão informados sobre sua classificação regional.

2ª etapa: 19 de janeiro de 2016
Os candidatos receberão sua classificação nacional.

3ª etapa (abril/maio de 2016)
A Embaixada comunica aos estudantes selecionados sua designação na França metropolitana ou em um de seus departamentos ultramarinos.

Número de vagas
O Ministério da Educação Nacional francês determina, todos os anos, por volta do mês de março, o número de vagas para assistentes de língua estrangeira atribuídos a cada país. A título de informação, em 2015, 18 vagas para assistentes de português foram atribuídas para o Brasil.

Nomeação e remuneração
Nomeados para atuarem em estabelecimentos escolares, os assistentes ali permanecerão por um período de 7 meses, de 1° de outubro de 2016 a 30 de abril de 2017, onde efetuarão um total 12 horas semanais. Atualmente, o salário mensal líquido é de cerca de 794 euros.

A quem enviar seu dossiê de candidatura?
Envio postal ou entrega do dossiê em 2 vias aos seguintes responsáveis:

 

>>Estudantes de SP, PR, SC, RS, MS
Envio postal do dossiê de candidatura:
Adido de Cooperação para o Francês: Jean-Luc Puyau
Consulado Geral da França em São Paulo
Av. Paulista, 1842 – 14° andar – 01310-200 – SÃO PAULO / SP

Pedido de informações: 
Assistente: Ivone Figueiredo
Tel.: (55-11) 3371-5430 / 3371-5400
jean-luc.puyau@diplomatie.gouv.fr
ivone.figueiredo@diplomatie.gouv.fr

-Dossiê de candidatura

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-402-217

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes