Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Oportunidades na Alemanha



O Serviço de Intercâmbio Acadêmico da Alemanha (DAAD) oferece diversas oportunidades de intercâmbio na Alemanha. 

As informações seguem abaixo:

DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst

Participe do 3º DAAD de Portas Abertas!

O DAAD abrirá sua casa no Rio de Janeiro para receber estudantes, professores, pesquisadores e interessados em realizar intercâmbio acadêmico na Alemanha. A terceira edição do DAAD de Portas Abertas será realizada no dia 31 de março de 2016, das 14h às 17h, no escritório regional localizado na Rua Alfredo Gomes, 37, em Botafogo, Rio de Janeiro. Já estão confirmadas as presenças de representantes do Goethe-Institut, da Universidade Técnica de Munique (TUM), da Aliança das Universidades da Região Metropolitana do Ruhr (UA Ruhr) e do Consulado Alemão no Rio de Janeiro. A entrada é gratuita. Haverá palestras. A programação será divulgada nas próximas semanas no site www.daad.org.br. Inscrições no link: http://goo.gl/forms/tMCCIYE4Tm

Saiba mais »

Study in Europe Road Show ​

Oito cidades brasileiras receberão em abril representantes de instituições europeias

Programe-se para participar do Study in Europe Road Show de 4 a 15 de abril de 2016, em oito cidades brasileiras. Estarão presentes representantes de instituições da Alemanha, França, Holanda, Suíça e outros países europeus, que farão palestras e atendimento ao público nas seguintes universidades brasileiras:  
04/04 UNESP, em Bauru (SP) / 06/04 UFRGS, em Porto Alegre (RS) 
07/04 UFPR, em Curitiba (PR) / 08/04 UFRJ, no Rio de Janeiro (RJ) 
11/04 UFMG, em Belo Horizonte (MG) / 12/04 UnB, em Brasília (DF) 
14/04 UFPE, em Recife (PE) / 15/04 UFC, em Fortaleza (CE) 
As feiras serão das 11h às 15h. Acesso gratuito. Mais informações, em breve, no site www.daad.org.br

Saiba mais »

Em São Paulo

TUM e FU Berlin realizam workshop sobre estudos de doutorado na Alemanha

A Freie Universität Berlin (FU Berlin) e Technische Universität München (TUM) realizarão no dia 12 de abril de 2016, das 8h30 às 12h30, o workshop Opportunities for Doctoral Studies at two German Universities of Excellence no Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) em São Paulo – Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo, Chácara Santo Antônio. Esta será a quarta vez que as duas universidades organizarão este seminário voltado a interessados em realizar o doutorado na Alemanha. Mais informações e formulário de inscrição: bitly.com/PhD_2016

Saiba mais »

Chamada de propostas

DAAD apoiará a criação de Centro de Estudos Alemães e Europeus no Brasil

O DAAD, com recursos do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, planeja apoiar a fundação de um Centro de Estudos Alemães e Europeus no Brasil em cooperação com uma universidade brasileira de destaque. A chamada para seleção da instituição parceira no Brasil será publicada ainda neste mês no site do DAAD.

Saiba mais »

​International Media Studies

Bolsas de estudos na área de comunicação

A Deutsche Welle receberá até 31 de março de 2016 candidaturas dos interessados em realizar o Masterprogramm „International Media Studies” (IMS), curso de mestrado oferecido em parceria com a Universidade de Bonn e a Universidade Bonn-Rhein-Sieg. O programa bilíngue, em alemão e inglês, compreende temas como mídia e desenvolvimento, jornalismo, ciência da comunicação e meios de comunicação. O DAAD oferece bolsas de estudos para o curso IMS por meio do programa EPOS. Os detalhes sobre a candidatura estão disponíveis em: http://goo.gl/6HhXvl.

Saiba mais »

​Doutorado na Alemanha

Lançamento de novo edital estimado para abril

DAAD e CNPq preparam novo edital para a seleção de brasileiros interessados em realizar doutorado integral, doutorado-sanduíche ou duplo doutorado em instituição de ensino superior ou centro de pesquisa na Alemanha. A previsão é de que o edital seja lançado em abril de 2016. As informações sobre o processo de seleção serão publicadas no sitehttp://www.daad.org.br/pt/18314/index.html
 

Saiba mais »

Financiamento

BMBF apoia parcerias internacionais para inovações sustentáveis

O Ministério Federal da Educação e Pesquisa (BMBF) apoia projetos internacionais de pesquisa e desenvolvimento de empresas industriais e comerciais, escolas superiores e instituições de pesquisa extrauniversitárias, instituições municipais e estaduais, assim como associações sediadas na Alemanha por meio do programa CLIENT II – Parcerias internacionais para inovações sustentáveis. Em nível brasileiro, o tema financiado é eficiência de matérias-primas e tecnologias sustentáveis de matérias-primas. 
Mais informações http://www.daad.org.br/pt/27463/index.html

Saiba mais »

​Estudos europeus

Cátedra Martius em novo endereço na web

A Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus tem novo endereço na web: http://goo.gl/B7frHA. Criada na Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o DAAD, a Cátedra promove estudos relacionados à Alemanha e à União Europeia. Selecionada pelo DAAD e aprovada pela USP, a professora coordenadora está à disposição para orientar estudos e pesquisas na área, bem como informar e aconselhar alunos e pesquisadores (principalmente no campo das ciências sociais) sobre estudos na Alemanha, programas de bolsa e cooperação em pesquisas.

Saiba mais »

Em Pelotas/RS

Museu de História Natural iniciou-se com a coleção de descendente de alemães

Descendente de alemães, Carlos Ritter nasceu em São Leopoldo, mas foi em Pelotas que se tornou um importante e renomado empresário. Em 1876, Ritter fundou a Cervejaria Ritter, porém foi por seu interesse pela natureza que recebeu uma bela homenagem da Universidade Federal de Pelotas: a instituição batizou o Museu de História Natural com o nome do naturalista autodidata. A história foi relembrada ao DAAD por seu ex-bolsista, o médico veterinário Althen Teixeira Filho. 
“Carlos Ritter foi um naturalista diletante e autodidata, coletava e preparava todo tipo de animal, desde invertebrados até vertebrados, utilizando técnicas antigas de taxidermia”, descreve César J. Drehmer, diretor do museu. Após falecimento de Ritter, a família doou à então Escola de Agronomia Eliseu Maciel (depois UFPel) um imenso acervo. 
O museu, que serve de apoio a cursos de graduação da UFPel e recebe alunos de escolas da cidade, tem acervos ornitológico, entomológico, mastozoológico, herpetológico, paleontológico, entre outros. Para saber mais: http://wp.ufpel.edu.br/carlosritter/

Saiba mais »

PUBLICIDADE

 

Kempten University of Applied Sciences

MBA International Business Management & Leadership

Our MBA programme helps you make a career stride either internationally or in one of Germany’s world market leading companies. 
  
Overview: 

  • International EPAS accreditation by the European Foundation for Management Education (EFMD)
  • Full-time (one year)
  • Tracks: General Management, Human Resources Management, Logistics Management, Sales Management
  • Language: English
  • Target group: Engineers and IT specialists
  • After graduation: degree holders obtain a one year work permit in Germany.
  • Start: March and September
  • Fees: € 16,900 (no scholarships available)

More information at http://www.hochschule-kempten.de/weiterbildung/mba.html

Saiba mais »

 

PUBLICIDADE

 

Berlin Summer University of the Arts

Short Courses for artists and entrepreneurs

June 6th – October 7th, 20156 

The Berlin Summer University of the Arts offers this year several courses and lectures covering topics from Music, Fine Arts, Performance to Design and Creative Entrepreneurship. Whether you’re interested in artistic dialogue, want to explore new fields in your artistic career or need assistance in bringing your ideas to fruition – Lecturers with international backgrounds will give you the perfect toolkit to bring your ideas to life or develop a business concept. 

Contact:         
Stephanie Schwarz at summer-courses@udk-berlin.de 
www.summer-university.udk-berlin.de 
www.facebook.com/UDKsummercourses 
 

Saiba mais »

 

PUBLICIDADE

 

​University of Kaiserslautern

The top-ranked International Graduate Programs

The TU Kaiserslautern is a top-ranked German research-oriented university (Place 10 of all German universities, Place 5 for Departments, Wirtschaftswoche, June 2014) for science, technology, and industry. Our University offers high-quality graduate education and (post)doctoral research training in innovative fields of economic relevance, many of them as English-taught programs. Our features: 

  • International study environment highly affiliated to industry and research
  • “Science Alliance Kaiserslautern”, network of high-profile science institutions on & nearby campus
  • “University of Teaching Excellence ” award for outstanding student-teacher ratio
  • 16 International Graduate Programs
  • Doctoral research positions are available in all 12 departments & disciplines of TU Kaiserslautern

 Further details for program specific variations: 
    www.uni-kl.de/en/international/master/prospective-students/application-admission/ 
  
Contact: 
TU Kaiserslautern 
E-Mail:  info@isgs.uni-kl.de    
Department of International Affairs: ISGS 
Homepage: www.uni-kl.de/en/international 
Gottlieb-Daimler-Straße 47 
67663 Kaiserslautern, Germany

Saiba mais »

 

PUBLICIDADE

 

Universität Kassel

Online M.Sc. Wind Energy Systems

The Online M.Sc. Wind Energy Systems is a part-time 100% distance learning program. Students will engage in the technology and engineering of wind power plants. The teaching language is English. The program is designed for students who would like to combine study and work. 
Start of the next study batch: Oct. 2016 
Application deadline

  • Applicants with a German BA Certificate: 15.07.2016
  • Applicants with a non-German BA certificate: 01.06.2016

Info: www.uni-kassel.de/wes

Saiba mais »

 

PUBLICIDADE

 

NIT / TUHH

Double Master’s Degree Program in Engineering and Technology Management

The Double Degree Master’s Program in Hamburg, Germany, is designed for ambitious young engineers who strive to become responsible technology managers in a globalized world. You enroll in an MSc program in engineering at Hamburg University of Technology and in NIT’s MBA/MA program in Technology Management at the same time. Scholarships and accommodation available! 

Application Deadlines:  
NIT + International Master Program at TUHH:     March 31, 2016 
NIT + German Master Program at TUHH:                       July 15, 2016 

Helpful links:


Publicações Recentes