Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI

Notícias do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – DAAD

Programa Winterkurs receberá inscrições de 1º de julho a 15 de agosto

O programa Winterkurs – Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs receberá candidaturas entre 1º de julho e 15 de agosto no DAAD Portal. Estarão aptos a concorrer os estudantes de mestrado, doutorado e de graduação com conhecimento intermediário de alemão (B1) e excelente coeficiente de rendimento acadêmico. No caso dos alunos de graduação, é necessário ter cursado pelo menos o quarto semestre até dezembro de 2016. Os demais requisitos e a documentação necessária para realizar a inscrição estão listados no site do DAAD. A bolsa inclui o curso, alojamento, passagem aérea e seguro-saúde. Os cursos são oferecidos em diferentes cidades alemãs durante as primeiras seis semanas de 2017.

RWTH Aachen University

Participe do webinar sobre “master” em engenharia e curso de verão em inglês

Se você está interessado em realizar um master em engenharia ou cursos nas férias (Summer Schools) em inglês, não deixe de assistir ao webinar da RWTH Aachen, às 12h de 16 de junho. A Universidade RWTH Aachen é uma das instituições líderes da Europa em ciência e pesquisa, com 260 institutos em nove faculdades. Durante a sessão informativa on-line, representantes da universidade informarão sobre as modalidades e pré-requisitos para se tornar um estudante na RWTH Aachen. Inscreva-se gratuitamente no endereço: https://attendee.gotowebinar.com/register/3054172097558192644

Deutschland im Sport – Sport in Deutschland

Inscreva seu vídeo e concorra a um curso de alemão na Alemanha

O DAAD recebe até 20 de junho candidaturas ao concurso de vídeos “Deutschland im Sport – Sport in Deutschland”, que premiará os autores dos três melhores vídeos com bolsas de estudos ao programa Winterkurs. O concurso é aberto a brasileiros e a estrangeiros com visto permanente no Brasil – exceto alemães – que tenham no mínimo 18 anos, estejam matriculados em uma instituição de nível superior e comprovem conhecimentos de alemão em nível B1 (por meio de teste OnDaF). Confira o regulamento em português e em alemão.

Programa Helmut Schmidt

DAAD oferece bolsas para mestrado em políticas públicas e boa governança

Até 31 de julho estarão abertas as inscrições ao Programa Helmut Schmidt, antigo Programa PPGG, que tem como foco as áreas de políticas públicas e boa governança. Oito cursos são oferecidos no atual processo seletivo. O principal objetivo do programa é qualificar futuros líderes das áreas de política, direito, economia, administração e afins. Informações sobre os requisitos e o processo seletivo são apresentados no site: https://goo.gl/uGJaD5.

​Programa EPOS

Confira lista de cursos de pós-graduação com bolsas de estudos

Por meio do Programa EPOS, o DAAD oferece bolsas de estudos para 39 cursos de pós-graduação em áreas relacionadas a desenvolvimento sustentável. Pré-requisito básico para uma candidatura ao programa EPOS é ter dois anos de experiência profissional. Cada curso tem um prazo de inscrições diferenciado (tabela com prazos e links dos cursos). Todas as informações sobre os cursos (livreto) e pré-requisitos podem ser obtidas nos sites http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html ou https://goo.gl/0ueT0O.

​Biociência molecular

Que tal participar de uma “Networking Tour” na Alemanha?

O DAAD oferece a “Postdoctoral Researchers’ Networking Tour” a pós-doutorandos da área de biociência molecular interessados em oportunidades de trabalho na Alemanha (acadêmica e não acadêmica). O financiamento inclui uma prática orientada e programação diversificada para atender às necessidades dos participantes, cobertura dos custos relacionados ao programa na Alemanha (alojamento, viagens dentro da Alemanha e a maioria das refeições) e um subsídio de viagem. As inscrições ocorrem até 15 de julho. A “Networking Tour” será realizada de 25 setembro a 1º outubro de 2016. Informações detalhadas no endereço: www.daad.de/postdocnet.

​Falling Walls Lab São Paulo

Concurso de ideias inovadoras recebe candidaturas até 14 de agosto

Estudantes, pesquisadores, profissionais e empreendedores de diversos campos do conhecimento e atuação têm até o dia 14 de agosto para inscrever ideias inovadoras e transformadoras no concurso Falling Walls Lab São Paulo. Realizado pela consultoria A. T. Kearney, juntamente com o DWIH-SP e com a Universidade de São Paulo (USP), por meio do Instituto de Física (IFUSP), o Falling Walls Lab São Paulo é a etapa brasileira da competição global de mesmo nome que, todos os anos, reúne em Berlim 100 finalistas com ideias que podem derrubar muros e transformar o mundo. Mais informações nos sites www.falling-walls.com e dwih.com.br/pt-br/eventos/falling-walls-lab-brasil