Ir para o conteúdo SAI Ir para o menu SAI Ir para a busca no site SAI Ir para o rodapé SAI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Notícias do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – DAAD



 

Programa Winterkurs: candidaturas serão aceitas até 15 de agosto

O programa Winterkurs – Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs receberá candidaturas até 15 de agosto via DAAD Portal. Düsseldorf, Berlim, Duisburg/Essen, Freiburg, Kassel, Colônia e Leipzig são as cidades em que serão realizados os cursos nas primeiras semanas de 2017. Estão aptos a concorrer estudantes de graduação, mestrado e doutorado com conhecimento intermediário de alemão (B1) e ótimo desempenho acadêmico. No caso dos alunos de graduação, é necessário ter concluído pelo menos o quarto semestre até dezembro de 2016. Os demais requisitos e a documentação necessária para realizar a inscrição estão listados nosite do DAAD. A bolsa inclui curso, alojamento, passagem aérea e seguro-saúde. 
Informações sobre pré-requisitos e documentação (em alemão e inglês) 
Informações em português


PostDoc Opportunities Workshop

UA Ruhr, FU Berlin, WWU e TUM realizam seminários sobre pós-doc na Alemanha

O seminário “How to follow your research career at German top universities” sobre oportunidades de pós-doutorado na Alemanha será realizado pelos escritórios da Freie Universität Berlin (FU Berlin), da Technische Universität München (TUM), da Universidade de Münster (WWU) e da Aliança Universitária do Ruhr (UA Ruhr) em São Paulo e no Rio de Janeiro. As instituições integram o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH). As inscrições estão abertas até 4 de setembro nos seguintes links: 

 

20/9: São Paulo – Goethe-Institut (Rua Lisboa, 974, Pinheiros) 
22/9: Rio de Janeiro – Hotel Windsor Florida (Rua Ferreira Viana, 81, Flamengo)

Crise na Europa

Aberta chamada de trabalhos para as Jornadas Europeias

Está aberta a chamada de trabalhos para a 8ª edição das Jornadas Europeias que será realizada de 19 a 21 de setembro pelo Departamento de Direito Internacional e Comparado (DIN) da Faculdade de Direito da USP (FDUSP) e pela Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus (FFLCH-USP) em São Paulo. O tema deste ano será a crise na Europa e da União Europeia em suas muitas facetas: crise econômica e financeira, crise de refugiados, terrorismo e conflitos religiosos, protestos sociais, ascensão do populismo de direita, crises constitucionais na Hungria e na Polônia, crise do modelo social europeu, “Brexit” e crise de identidade. A primeira etapa da submissão de trabalhos ocorrerá até 5 de agosto. Mais informações sobre requisitos, inscrições e outros prazos no link ou pelo e-mail: jornadas.europeias@gmail.com

​Biociência molecular

Que tal participar de uma “Networking Tour” na Alemanha?

O DAAD organiza uma “Postdoctoral Researchers’ Networking Tour” de pós-doutorandos da área de biociência molecular interessados em oportunidades de trabalho na Alemanha (acadêmica e não acadêmica). O financiamento inclui uma prática orientada e programação diversificada para atender às necessidades dos participantes, cobertura dos custos relacionados ao programa na Alemanha (alojamento, viagens dentro da Alemanha e a maioria das refeições) e um subsídio de viagem. As inscrições ocorrem até 15 de julho. A “Networking Tour” será realizada de 25 setembro a 1º outubro de 2016. Informações detalhadas no endereço: www.daad.de/postdocnet.

Programa Helmut Schmidt

DAAD oferece bolsas para mestrado em políticas públicas e boa governança

Até 31 de julho estarão abertas as inscrições ao Programa Helmut Schmidt, antigo Programa PPGG, que tem como foco as áreas de políticas públicas e boa governança. Oito cursos são oferecidos no atual processo seletivo. O principal objetivo do programa é qualificar futuros líderes das áreas de política, direito, economia, administração e afins. Informações sobre os requisitos e o processo seletivo são apresentados no site: https://goo.gl/uGJaD5.

​Programa EPOS

Confira lista de cursos de pós-graduação com bolsas de estudos

Por meio do Programa EPOS, o DAAD oferece bolsas de estudos para 39 cursos de pós-graduação em áreas relacionadas a desenvolvimento sustentável. Pré-requisito básico para uma candidatura ao programa EPOS é ter dois anos de experiência profissional. Cada curso tem um prazo de inscrições diferenciado (tabela com prazos e links dos cursos). Todas as informações sobre os cursos (livreto) e pré-requisitos podem ser obtidas nos sites http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html ou https://goo.gl/0ueT0O.

​Falling Walls Lab São Paulo

Concurso de ideias inovadoras recebe inscrições até 14 de agosto

Estudantes, pesquisadores, profissionais e empreendedores de diversos campos do conhecimento e atuação têm até o dia 14 de agosto para inscrever ideias inovadoras e transformadoras no concurso Falling Walls Lab São Paulo. Realizado pela consultoria A. T. Kearney, juntamente com o DWIH-SP e com a Universidade de São Paulo (USP), por meio do Instituto de Física (IFUSP), o Falling Walls Lab São Paulo é a etapa brasileira da competição global de mesmo nome que, todos os anos, reúne em Berlim 100 finalistas com ideias que podem derrubar muros e transformar o mundo. Mais informações nos sites www.falling-walls.com e dwih.com.br/pt-br/eventos/falling-walls-lab-brasil

Alexander von Humboldt Foundation

German Chancellor Fellowship for tomorrow’s leaders

The Alexander von Humboldt Foundation offers prospective leaders from Brazil, China, India, Russia and the USA the opportunity to conduct a project as guests of the partner of their choice in Germany. With the support of your host you can spend a year concentrating on a project you have chosen yourself and give your career that crucial boost. German Chancellor Fellowships are open to an array of sectors such as politics, economics, media, administration and culture. 
During a four-week preparatory phase in Bonn and Berlin, you will be able to make contact with the other fellows. You will meet them again at various events in the course of the fellowship: Together, you will be invited to attend a reception at the German Chancellery, travel around Germany and visit important public institutions and companies. An intensive German course will help smooth your path into everyday life in Germany. The Chancellor of the Federal Republic of Germany is the patron of this fellowship programme. Submit your application by 15 September
The fellowship begins on 1 October of the following year. 
For additional information and online applications visit: www.humboldt-foundation.de/youngleaders  
German Chancellor Fellowship for Prospective Leaders (video) 
Information in Portuguese 
Testimonial Bundeskanzler-Stipendium

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-402-428

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes